Indique a um amigo

Liga Acadêmica de Pequenos Animais é criada por alunos da UCDB para difundir conhecimentos sobre a área

21/05/2020 - 9:00 - Graduação

Fonte: Natalie Malulei

Da esquerda para a direita: Leonardo Esquivel, Raíssa Valadares, Joyce Katiuccia Medeiros, Sandra Urhy e Guilherme Ribeiro (Foto: Acervo pessoal - registro feito na primeira palestra realizada pela Liga Acadêmica de Pequenos Animais)

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Graduação

Alunos de Medicina Veterinária da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) criaram, neste ano, a Liga Acadêmica de Pequenos Animais, um grupo voltado para difundir conhecimentos sobre a área e aproximar os acadêmicos do mercado de trabalho. “A área de pequenos animais é um dos grandes campos de atuação existentes na profissão que escolhemos e, atualmente, percebemos que a exigência profissional é muito grande pelo fato de a medicina veterinária ter atingido o nível da medicina humana, ou seja, existem os clínicos gerais, mas há profissionais especializados como oncologistas, oftalmologistas e neurologistas, por exemplo, e temos que nos preparar para ingressar nessa realidade de mercado”, esclareceu Guilherme Ribeiro Capibaribe Barbosa, acadêmico do 7º semestre e um dos diretores da Liga.

Diante desse cenário, Guilherme e outros três acadêmicos que compõem a diretoria do grupo —  Sandra Urhy, Leonardo dos Santos Esquivel e Nathalia Queiroz — organizam palestras e minicursos referentes às especialidades da área de pequenos animais, além de disponibilizarem informações científicas e novos estudos por meio das redes sociais. Todas as atividades são supervisionadas pela docente Joyce Katiuccia Medeiros Ramos Carvalho, responsável pela disciplina “Clínica médica e terapêutica de pequenos animais”.

A primeira palestra realizada pela Liga foi no começo do ano, antes do início da pandemia do novo coronavírus ter sido decretada pela Organização Mundial da Saúde (OMS). No campus Tamandaré, a egressa da UCDB Raíssa Valadares conversou com os alunos sobre “Obesidade animal, do diagnóstico ao tratamento”. Após este evento, a Liga passou a promover lives no Instagram para evitar aglomerações e permitir que os acadêmicos pudessem conversar com os profissionais sem precisar sair de casa. Nesta segunda edição, a médica veterinária convidada foi Laís Roseto que falou sobre “Dermatologia para diagnósticos e tratamentos de atopia”.

“Percebemos um grande envolvimento dos acadêmicos com a nossa iniciativa. Como há muitos alunos que se interessam pela área de pequenos animais, tem bastante gente interessada, na nossa primeira palestra, por exemplo, divulgamos uma semana antes do evento e conseguimos lotar uma sala”, comemorou Leonardo.

Live “Decisões na vida acadêmica e profissional”

Na noite desta quinta-feira (21), a Liga Acadêmica de Pequenos Animais promove mais uma live no Instagram (@alsa.ucdb). Às 20h (horário local), o professor da UCDB Luciano Barros fala sobre “Decisões na vida acadêmica e profissional”. O docente é médico veterinário especialista em ortopedia e, na Católica, ministra disciplinas como “Técnicas cirúrgicas” e “Práticas hospitalares”. “Essa live vem para falar sobre as decisões que precisamos tomar durante a graduação e também depois de formados. Além de abrir a cabeça dos acadêmicos para a realidade do mercado de trabalho”, pontuou Leonardo.

Mais informações sobre a Liga Acadêmica de Pequenos Animais podem ser obtidas por meio do e-mail alsaucdb@gmail.com ou pelo número (67) 99133-4651.

Notícias


22/05/2020 - 07:00 - Pastoral

Paróquia realiza cortejo automotivo e missa no estilo drive-thru em festa da padroeira

Concentração será em frente a entrada principal da UCDB, na avenida Tamandaré


20/05/2020 - 11:00 - Graduação

Curso de Medicina Veterinária realiza ciclo de palestras on-line

Duas palestras serão nesta quarta-feira e outra na quinta-feira


20/05/2020 - 09:00 - UCDB

A pandemia de fake news é tema de live promovida pela UCDB nesta quinta-feira

Professor da Católica Dr. Oswaldo Ribeiro e duas jornalistas convidadas abordam o assunto