Labdoc recebe visita técnica de acadêmicos de Ciências Biológicas

12/04/2024 - 7:17 - Graduação

Fonte: Silvia Tada

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Graduação

 

 

Sediado dentro do Hospital Veterinário da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), o Labdoc é uma empresa de serviços de diagnósticos laboratoriais. Como parte da disciplina de Parasitologia aplicada à Biologia, ministrada pela professora Luciana Mendes Valério, acadêmicos do 5º semestre de Ciências Biológicas foram até o local ver de perto o trabalho desenvolvido.

“O Labdoc é uma empresa que foi incubada pela Agência de Inovação e Empreendedorismo da UCDB (S-Inova), então a médica veterinária Leizinara Lopes destacou essa questão do empreendedorismo, ressaltando que os alunos podem partir para essa área. Ela falou, também, da possibilidade de estágio. Na apresentação técnica, o enfoque principal era parasitologia: quais análises parasitológicas eles podem realizar, incluindo de sangue, de fezes e outras formas de identificar”, detalhou a professora Luciana.

Os acadêmicos conheceram os métodos para análise de parasitos de animais, tanto os presentes no sangue, quanto os enteroparasitos (intestinais). “A visita técnica acabou apresentando várias técnicas, vários métodos que eles utilizam para identificar a presença do parasito no animal. Eles atendem cães, gatos, equinos, então eles fazem uma grande quantidade de exames”, completou a docente.

Leizinara é egressa de Medicina Veterinária da UCDB. Fez mestrado e doutorado na Unesp em Botucatu, voltou e iniciou o Labdoc com a ajuda da UCDB.

A acadêmica Drielle de Carvalho Petuco destacou os pontos altos da visita: “Achei muito interessante e esclarecedor essa visita técnica, porque pudemos entender de perto como funcionam alguns exames parasitários dos animais, especificamente os exames de sangue, e como é o funcionamento de um laboratório de análises. O que me chamou mais atenção foi o cuidado com que os exames são feitos: tudo é repetido duas vezes para que o laudo seja correto. Esse tipo de visita ajuda muito a entender que o biólogo pode atuar em mais áreas do que imaginamos. Assim, faz com que nós, alunos, tenhamos uma visão mais ampla das oportunidades que podemos buscar”. A acadêmica falou sobre um assunto que não é muito difundido na sociedade: o banco de sangue animal. “Como poucas pessoas conhecem, não tem muitas doações e, dessa forma, o estoque fica baixo”.

 

 
Clique na foto principal e navegue pela galeria de fotos