10/05/2017 - 8:00 - Graduação
Fonte: Natalie Malulei
Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Graduação
A partir das 19h desta quarta-feira (10), a XI Feira de Negócios traz seis convidados para falar sobre empreendedorismo na Vitrine Empresarial — espaço montado entre os estandes no piso inferior do bloco B para troca de experiências sobre gestão. Entre os palestrantes estão empreendedores incubados na Agência de Inovação e Empreendedorismo da Universidade Católica Dom Bosco (S-Inova) e empresários que vão expor ao público formas de gerenciar um negócio e relatar as vivências que tiveram na área.
“Cada palestrante vai ter em torno de 20 minutos para falar e, até quinta-feira (11), último dia de evento, vamos receber 12 convidados. A intenção é fazer com que os acadêmicos entendam que a vida empresarial, muitas vezes é diferente do que nós vemos na sala de aula e saibam contornar certas situações que podem aparecer”, explicou um dos organizadores do evento, o professor Ivanir Casagranda.
Primeira palestra realizada pela Feira de Negócios foi na noite desta terça-feira (9), na abertura oficial do evento promovido pelos cursos de Administração e Ciências Contábeis da UCDB. No anfiteatro do bloco B da Católica, o presidente da Federação da Indústria de Mato Grosso do Sul (Fiems), Sérgio Longen, falou sobre o tema: “Trabalhadores com curso superior na indústria de Mato Grosso do Sul e o futuro do emprego com o avanço da indústria 4.0”.
Apesar da crise enfrentada pelo Brasil, Longen apontou que este cenário aos poucos deixa o país, pois os indicadores são positivos: “Com o controle da inflação, percebe-se que o brasileiro voltou a consumir, o que passou a gerar mais empregos. No setor da indústria, por exemplo, cerca de 2.500 trabalhadores foram contratados no primeiro trimestre aqui em Mato Grosso do Sul”.
Presidente da Fiems expôs, também, que o número de pessoas com ensino superior contratadas pela indústria subiu. Atualmente, são 8.200 trabalhadores no Estado, o que corresponde a 6% do número do total de empregados na área. Outro assunto abordado foi a indústria 4.0 e a necessidade do profissional se adequar à essa realidade: “Este conceito nasceu na Alemanha e trata-se de uma evolução industrial, na qual novas tecnologias têm sido criadas para mecanizar processos não só manuais, já que agora muitas máquinas possuem a capacidade de coordenar outras e optar por cancelar ou não tarefas, por isso, o profissional tem que se especializar cada vez mais”.
Durante a abertura do evento, a administradora egressa da Católica Ligia Ozumi realizou uma dinâmica com os acadêmicos envolvendo origamis de tsurus — ave sagrada do Japão que representa saúde, da boa sorte, felicidade e longevidade. Ela promove a campanha “1000 Tsurus por um desejo”, com apoio de voluntários faz as dobraduras e pretende distribuir em agosto nas cidades japonesas Hiroshima e a Nagasaki, vítimas da bomba atômica.
Exposição de produtos
Esta edição da Feira de Negócios segue até quinta-feira (11). A estrutura foi montada no bloco B do campus Tamandaré e é aberta para visitação, de manhã, a partir das 7h, e à noite, a partir das 19h. Ao todo são 32 estandes com mais diversos tipos de produtos expostos para a venda como bijouterias, roupas e sapatos. Um dos estandes, também se especializou na culinária oriental e montou um restaurante de comida japonesa.
Programação
Nesta quarta-feira (10) à noite, estão previstas seis discussões na Vitrine de Negócios. Lucas Aguirre, sócio proprietário da empresa Eng Soluções Tecnológicas, incubada na S-Inova, vai expor as experiências adquiridas em relação ao empreendedorismo. Outras palestras serão: representante do Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras no Mato Grosso do Sul (OCB/MS) falará sobre cooperativismo; a proprietária do laboratório de análises clínicas LabDoc, Leizinara Lopes, abordará o tema “Diagnóstico, Orientação e Capacitação”; o acadêmico de Administração Igor Suzukawa vai expor a vivência empreendedora adquirida na edição anterior da Feira de Negócios, quando montou um restaurante de sushi. Os empresários Roberto Patzlaff, do Instituto Humanos e o casal Synara Miranda e Edson Miranda, da Brownie Boutique Brasil, também vão falar sobre as experiências que possuem no ramo de negócios.
Já no dia 11 de maio, último dia de evento, mais uma rodada de palestras será realizada no período noturno, na Vitrine de Negócios, e envolverá outros seis profissionais: Edson de Souza Lima Júnior , responsável pela empresa Full Charge Soluções em Energia Ltda; Eloir Trindade do Conselho Regional de Contabilidade de MS (CRC/MS); Ana Helena Sampaio Mattos, proprietária da Anna Mattos Cosméticos; representante da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (Famasul); Josimara Rondon, responsável pela empresa Zymbro Biofábrica e Pesquisa; e, por fim, o assessor de investimentos Eliseu Nantes falará sobre previdência privada e planejamento financeiro. Mais informações a respeito da Feira de Negócios podem ser obtidas por meio do número (67) 3312-3823.
“Onde você estava?” é uma produção da UCDB com apoio do Governo do Estado de MS; pré-estreia será na próxima terça-feira (18)
Prova é on-line e gratuita