Cursos de Veterinária e Zootecnia da UCDB promovem mostra de produtos

03/11/2022 - 7:01 - Graduação

Fonte: Gilmar Hernandes

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Graduação

Acadêmicos dos 6º semestres dos cursos de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade Católica Dom Bosco promoveram na terça-feira (1º), no térreo do Pátio UCDB, a 3ª edição da Mostra de Produtos (processados) e Degustação. A ação faz parte do processo de avaliação dos alunos dentro da disciplina ‘Tecnologia de produtos de origem animal’, ministrada pela professora Milena Wolff Ferreira, e integrada com a disciplina ‘Certificação e Rastreabilidade’, ministrada pelas professoras Daniele Bier e Aline Rosa. 

“Os acadêmicos conhecem todo o processo de uma indústria alimentícia na teoria, e nesta atividade precisam colocar na prática o que aprenderam em sala de aula, como produzir um alimento de origem animal, desenvolver a embalagem, cuidar do marketing e também do atendimento. No futuro, eles podem atuar na indústria de produtos de origem animal”, destaca a professora Milena.

“Foi um trabalho bem desafiador, pois estamos acostumados com a lida no campo, mas precisamos conhecer outras áreas em que o profissional atua, como na indústria”, ressaltou a acadêmica do 6º semestre de Medicina Veterinária Melissa Bueno. Ela e as amigas preparam queijo brie.

A acadêmica do 6º semestre de Medicina Veterinária Paula de Oliveira conta que o mais difícil da atividade foi encontrar o leite de búfala para fazer o iogurte, pois foi preciso viajar quase 100 quilômetros. “É um trabalho bem diferente o da indústria, mas eu não abro mão de trabalhar no campo”, ressalta.

“É uma experiência muito boa atuar na produção alimentícia. Foi um trabalho bastante corrido, pois precisamos definir o que fazer, esperar o tempo para aprontar já que ficou um mês para curar o produto, além de cuidar da propaganda, mas valeu a pena o resultado”, destacou o acadêmica do 6º semestre de Medicina Veterinária Tamilly Sampaio, que junto com mais três colegas produziu salame defumado com carne bovina e suína. 

“Optamos por fazer uma combinação bastante aceita no Brasil, que é o queijo com goiabada. Essa atividade foi muito importante, pois aprendemos sobre vários tipos de produtos derivados dos animais e pudemos escolher um para fazer, o que para nossa formação é essencial”, opinou a acadêmica do 6º semestre de Medicina Veterinária Renata Yara Rodrigues. 

Os produtos apresentados foram salames (com carne suína e bovina, 100% suína e de cordeiro), mussarelas (banhada no vinho, temperada e de búfala), requeijões (cremoso temperado, com doce de leite e com goiabada), queijo brie, iogurtes com leite de búfala, ovos de codorna com especiarias, carne seca no estilo americano, hambúrguer bovino defumado com toque de alho e pancetta artesanal suína.

“O que eu mais gostei foi o queijo brie, embora também tenha gostado da mussarela trançada e banhada no vinho e de uma mussarela temperada. Falei para os acadêmicos que fizeram para começarem a produzir para vender. Eu compraria”, disse a acadêmica do 2º semestre de Medicina Veterinária Isabella Maia.

E para quem avaliou o trabalho também foi uma surpresa o resultado. “De forma geral eu gostei bastante da criatividade, do sentimento de empreendedorismo que eles tiveram, pois mostraram uma visão de mercado, com apresentações lindíssimas e sabores acima da média. Gostei bastante e me surpreendi”, destacou uma das professoras que avaliaram a atividade, Magyda Arabia A. D. Moussa.

O evento reuniu o Reitor da Católica, Pe. José Marinoni, os pró-reitores Pe. Idenilson Lemes da Conceição (Pastoral e Assuntos Comunitários), Ir. Raffaele Lochi (Administração), Rúbia Renata Marques (Graduação e Extensão) e Cristiano Marcelo Espínola Carvalho (Pesquisa e pós-graduação), além de docentes, colaboradores administrativos e acadêmicos de outros cursos.