Curso de Administração da Católica traça perfil de futuros universitários

14/11/2023 - 14:51 - Graduação

Fonte: Silvia Tada

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Graduação

 

Aprender de maneira prática em um evento real. Esse foi o grande desafio proposto para acadêmicos de Administração da Universidade Católica Dom Bosco que aplicaram pesquisa para entender o perfil dos participantes do País UCDB — evento institucional que recebe estudantes do ensino médio para um dia de imersão no mundo universitário. Os resultados obtidos foram apresentados na manhã de hoje (14) para o Conselho de Reitoria.

Os responsáveis pelo levantamento foram os acadêmicos do 6º semestre Alexandre Colilia, Ana Luiza Baldasso, Gabriel Vaz e Gabrielly Paiva, orientados pelo coordenador do curso, Leandro Tortosa. As atividades englobaram duas disciplinas: Gestão de Projetos e Gestão Financeira e Orçamentária.

“Utilizamos as ferramentas de Business Intelligence [Inteligência de Negócios]. Estudamos as informações que gostaríamos de obter e, em seguida, elaboramos um questionário com a ferramenta Google Forms; calculamos estatisticamente a amostragem ideal estabelecendo um nível de confiança de 95% e a margem de erro de 5%, com base no total de inscritos no País e, no dia do evento, aplicamos os questionários nos locais das experiências, estimulando que os alunos respondessem a pesquisa. Dessa forma, em tempo real, à medida em que os questionários eram preenchidos, acompanhamos o cumprimento da meta e verificamos os primeiros gráficos com as respostas”, detalhou o docente.

Ainda segundo Tortosa, os resultados permitiram conhecer mais a fundo o perfil dos futuros acadêmicos da UCDB, além de ter sido um exercício válido para os acadêmicos, que aplicaram o conhecimento que vêm adquirindo durante o curso para análise dos resultados e sugestões de possíveis decisões a partir da leitura dos dados.