Conferência on-line faz preparatório para a Conape 2022

21/09/2021 - 8:42 - Graduação

Fonte: Gilmar Hernandes

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Graduação

‘A educação superior e a construção de um projeto de nação soberana em defesa da democracia e do Estado de direito’ é o tema da conferência on-line que será realizada na próxima sexta-feira (24), às 18 horas, com transmissão pelo canal oficial da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) no YouTube. A Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) é uma das organizadoras do evento, que ocorre em preparação para a Conferência Nacional Popular de Educação (Conape) 2022 no Centenário de Paulo Freire, que acontecerá em Natal, no Rio Grande do Norte. 

O tema será mediado pela professora Regina Tereza Cestari de Oliveira (UCDB), sendo que o palestrante é o professor Romualdo Portela de Oliveira. Ele possui graduação em Matemática-Licenciatura (IME-USP, 1982), mestrado (FEUSP - 1990), doutorado (FEUSP - 1995). Atualmente é professor titular aposentado no Departamento de Administração Escolar e Economia da Educação, da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, Diretor de Pesquisa e Avaliação do Cenpec - Centro de estudos e pesquisas em educação e ação comunitária e Presidente da Anpae - Associação Nacional de Política e Administração da Educação.

‘Reconstruir o país: a retomada do Estado democrático de direito e a defesa da educação pública e popular, com gestão pública, gratuita, democrática, laica, inclusiva e de qualidade social para todos/as’ será o tema da etapa nacional, cujo lema será “Educação pública e popular se constrói com Democracia e Participação Social: nenhum direito a menos e em defesa do legado de Paulo Freire”.

O objetivo geral da CONAPE 2022 é mobilizar todos os setores e segmentos da educação nacional dedicados à defesa do Estado democrático de direito, da CF de 1988, do PNE e de um projeto de Estado que garanta educação pública, com a mais ampla abrangência, de gestão pública, gratuita, inclusiva, laica, democrática e de qualidade social para todas e todos, para consolidar uma plataforma comum de lutas pela educação no país.