Cinco palestras serão promovidas pela Savet nesta quinta-feira (28)

28/09/2017 - 7:30 - Graduação

Fonte: Michele Moraes

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Graduação

“Fisioterapia em Equinos” e “Uso das Tecnologias de Diagnóstico por Imagem na Clínica de Pequenos Animais” serão os temas a serem abordados na manhã desta quinta-feira (28) durante a IV Semana Acadêmica de Medicina Veterinária (Savet). Os assuntos serão expostos no anfiteatro do bloco C do campus Tamandaré, a partir das 8h, pela mestra em ciências Dayane Amorim de Oliveira Araújo e pelo médico veterinário Vitor Molina Gois.

Na parte de tarde ainda teremos mais três palestras com os temas “Fixadores Esqueléticos Externos” ministrada pelo PHD Eric Schimidt Rondon; “One Health - A Inserção do Médico Veterinário no Conceito de Saúde Única” pela Dra. Juliana Galhardo e “Preparação do Cavalo Atleta” pelo Dr. José Henrique Fernandes Borges. Confira a programação completa aqui.

A Savet começou na segunda-feira (25) e promove, ao todo, 19 palestras.  Nesta quarta-feira (27), o primeiro assunto a ser abordado foi “Bem-Estar de Animais de Laboratório” ministrado pela Dra. Maria Araújo Teixeira. A doutora pontuou os cuidados que um veterinário, um pesquisador e até mesmo os donos de bichinhos de estimação, devem tomar em relação aos animais em cativeiro.

O tédio foi um exemplo que a especialista enfatizou durante a palestra: “Muitos pesquisadores vão de um extremo ao outro: ou tratam o animal como bicho de estimação ou com muita falta de cuidado. Mas não é assim que deve ser, deve-se ter um equilíbrio. Por exemplo, um rato de laboratório não terá brinquedos como um animal de estimação, mas não podemos deixá-lo completamente no tédio, pois isso afetará os resultados dos estudos. Deixar o animal “caçar” a própria comida, simulando uma situação real, é uma boa forma de evitar essa situação sem afetar a pesquisa”.

Maria Araújo também deu dicas de como notar dor e desconforto do animal de laboratório. Ela esclareceu que o comportamento anormal na postura ou no andar, medo ou susto repentino, agressividade inesperada, automutilação, autolimpeza diminuída, isolamento, e perda de peso podem ser sinais de que o animal não está bem.

Na mesma data também foram ministradas outras quatro palestras. O Me. Roberto Andrés Navarrete Ampuero falou sobre a “Cardiologia em Equinos de Esporte”; a médica veterinária e zootecnista Amanda Yamile Lotfe Galán abordou a “Clínica e Manejo de Aves Selvagens”; o Me. Renato Rosa Ribeiro expôs técnicas de inseminação artificial em fêmeas Suínas e a médica veterinária Renê Miranda Alves  esclareceu como funciona o sistema de produção em bovinos de corte.

Com o objetivo de integrar acadêmicos e profissionais da área e promover a troca de experiências, a Savet segue até sexta-feira (29). Além de palestras, o congresso irá promover minicursos que ainda estão com inscrições abertas. Interessados podem se inscrever no site da UCDB. Para obter mais informações sobre a Semana Acadêmica de Medicina Veterinária, entre em contato com a coordenação do curso por meio do número (67) 3312-3688.

Texto sob supervisão de Natalie Malulei.