Alteridade é discutida com acadêmicos do curso de Comunicação Social

28/07/2017 - 11:00 - Graduação

Fonte: Gilmar Hernandes

Professor de Filosofia, Mestre Gillianno Mazzetto, doutorando em Psicologia durante palestra com acadêmicos

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Graduação

Acadêmicos do 4º semestre  do curso de Comunicação Social da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) participaram nesta quinta-feira (27) de palestra com o tema “alteridade”, termo bastante utilizado pela filosofia e pela antropologia, cujo significado é um substantivo feminino que expressa a qualidade ou estado do que é outro ou do que é diferente.

O professor de Filosofia, Mestre Gillianno Mazzetto, doutorando em Psicologia, destacou que as vezes as pessoas idealizam modelos, mas se esquecem que príncipes e nobres também vão morrer, citando a frase do pensador Jean-Paul Sartre ‘O importante não é aquilo que fazem de nós, mas o que nós mesmos fazemos do que os outros fizeram de nós’. “Nós não passamos de pessoas normais e é a normalidade que nos leva a descoberta do outro”, explica.

Ele também destacou que muitos se intitulam que não são modelos de beleza, que existem pessoas mais inteligentes ou que gostariam de ter nascido em um palácio. “O humanista e filósofo francês, Michel de Montaigne, vem e diz que aqueles aos quais você acha modelo tem os mesmos problemas             que os seus; é preciso transformar conhecimento em sabedoria, utilizando aquilo que foi aprendido; e ter somente o poder que te é necessário para ser feliz, pois de que adianta ser reconhecido nacionalmente, se você não consegue resolver os próprios problemas”, conclui.

A atividade integra a disciplina do curso “Princípios Éticos e Morais da Comunicação”, ministrada pelo professor Tiago Muller. “O tema envolve questões interdisciplinares. Entender e aceitar o outro como ele é, faz parte da formação”, explica.