72 Horas de Jornalismo começa hoje com a etapa “Observar”

03/10/2017 - 9:00 - Graduação

Fonte: Michele Moraes e Ellen Prudente

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Graduação

Começa nesta terça-feira (3) o “72 Horas de Jornalismo”, evento promovido pela coordenação do curso de Jornalismo da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). A proposta é pioneira no país e, nesta sétima edição, os acadêmicos da área estarão envolvidos em três etapas “Observar, Fazer e Pensar”.

Nesse primeiro dia, divididos em grupos, os alunos farão visitas à vários veículos de comunicação com o intuito de observar como as matérias são produzidas e vivenciar um pouco da realidade tanto do jornalismo diário como das assessorias de imprensa.

Entre os veículos que irão receber os acadêmicos estão os jornais impressos Correio do Estado e O Estado; os sites de notícias Campo Grande News, Midiamax e Top Mídia News; na área de rádiojornalismo a Blink 102, Mega 94, FM Educativa UCDB 91,5 e FM Cidade; as emissoras de televisão SBT, TVi Band, TV Morena, Sistema Brasileiro do Agronegócio (SBA) e TV Record e as equipes de assessoria de imprensa da Câmara Municipal de Campo Grande, Santa Casa e Contexto Mídia.

Já amanhã no segundo dia de evento (4), com orientação dos professores, os participantes produzem um produto de acordo com o veículo de comunicação que visitaram no dia anterior. Quem esteve nas redações dos jornais impressos, por exemplo, produzirá um jornal e assim por diante. Além do impresso, no Laboratório de Comunicação (Labcom) da UCDB serão feitos também programas de rádio, de televisão e produção de conteúdo para internet.

Para finalizar o 72 Horas de Jornalismo, a etapa pensar, na quinta-feira (5), traz profissionais da área para bater um papo com os acadêmicos sobre a profissão. A proposta do evento é mostrar aos alunos o que o jornalista faz, de fato, além de proporcionar a troca de experiências, já que mais do que visitar o ambiente de trabalho, eles têm a oportunidade de experimentar processos ainda na graduação.

“O evento é importante para aproximar os acadêmicos do mercado de trabalho, para conhecer a realidade regional e a rotina do profissional de cada área”, explicou a coordenadora do curso de Jornalismo, Inara Silva. Ao todo, 200 acadêmicos inscreveram-se para participar do evento, que inclui 36 oficinas. Além de acadêmicos de Jornalismo participam também alunos de Publicidade e Propaganda da Católica.

Toda a produção, realizada no período do evento, faz parte do projeto de extensão: Jornalismo Laboratorial Em Foco – produção de conteúdo jornalístico impresso, sonoro e audiovisual. Desta forma, o 72 Horas de Jornalismo configura-se como uma iniciativa que alia a extensão universitária, o ensino, a prática profissional e o contato com a comunidade.

Texto sob supervisão de Natalie Malulei.