Projetos e laboratórios de extensão da UCDB são apresentados para a comunidade acadêmica

15/09/2022 - 7:52 - Extensão

Fonte: Gilmar Hernandes

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Extensão

A Universidade Católica Dom Bosco realizou ontem (14) a edição Extensão do País UCDB, tanto no período da manhã, quanto da noite. O evento reuniu, no mezanino do Pátio UCDB, todos os projetos e laboratórios de extensão da Católica, apresentando para toda a comunidade acadêmica o trabalho que é feito junto à sociedade campo-grandense.

“A importância desse evento é de estarmos promovendo a integração dos projetos e laboratórios que são aquelas atividades e trabalhos desenvolvidos com a comunidade através da produção do conhecimento da sala de aula”, destacou a coordenadora dos Programas e Projetos de Extensão da UCDB, Edmara Martins

Para a professora Ana Karina Modolo, que coordena o Projeto Crescer Bem, o evento ajuda a divulgar as atividades que a Católica oferece à população e aos acadêmicos. “O nosso projeto trabalha com a importância da água, do descarte correto de medicamentos, então não trabalha somente com alimentação. É um projeto multidisciplinar, envolvendo diversos cursos”, enfatizou

A acadêmica de Psicologia do 4º semestre, Edymila Lima Moraes, que é extensionista do Crescer Bem, conta sobre o aprendizado adquirido por meio do projeto. “Nós vamos até os locais atender comunidades carentes e ensinamos o aproveitamento total dos alimentos, como o aproveitamento total da melancia, como a casca para fazer doce e a polpa para comer ou fazer suco e geladinho. Existem várias crianças e adultos com distúrbios alimentares, então isso agrega bastante para o meu conhecimento como profissional”, explica.

Tassiana Drumont, acadêmica do 8º semestre de Medicina Veterinária, aproveitou a degustação do projeto para experimentar o geladinho. “Achei a ideia do reaproveitamento muito interessante e gostei bastante do sabor do geladinho”.

Outro projeto que também foi apresentado no País UCDB - Extensão é o Bem Gestar, que já existe há cinco anos na Universidade e acompanha gestantes. “O Bem Gestar envolve os cursos de Fisioterapia, Educação Física, Enfermagem, Nutrição e Farmácia. Nesse projeto a gestante tem acompanhamento completo de toda a vida gestacional. E o evento serve para mostrar para todos os alunos do campus o quanto são importantes esses projetos, pois sempre tem alguém que esteja precisando de apoio”, ressaltou a professora Eliny Salazar, que também integra o projeto.

Uma das extensionistas do Bem Gestar é a Beatriz Alves Rocha, do 8º semestre do curso de Enfermagem. “Nós colocamos em prática tudo aquilo que aprendemos no curso sobre a saúde da mulher. A gente pode verificar os batimentos do coração do bebê, realizar a consulta de enfermagem, olhar a caderneta da gestante e ainda tirar muitas dúvidas de mães de primeira viagem”.

Para o extensionista também do Bem Gestar, Matheus Antonio Novaes, do 6º semestre de do curso de Farmácia, cada curso leva um pouco do conhecimento para a gestante. “Nós do curso de Farmácia temos a floralterapia, na qual a gente consegue auxiliar com um tratamento seguro tanto para a mãe, quanto para o bebê”.

Teve também aqueles acadêmicos que aproveitaram a mostra dos projetos e laboratórios para verificar se a saúde estava em dia, aferindo a pressão e verificando a glicemia, como foi o caso da acadêmica do curso de Direito do 2º semestre, Giulia Costa Vasques. “Eu não conhecia o Projeto Saúde Pública em Ação, então aproveitei para fazer o exame de glicemia e graças a Deus deu tudo normal”.

Extensionista do projeto Saúde Pública em Ação, a acadêmica do 4º semestre de Fisioterapia, Mariana Risso, conta que não imaginava o quanto as profissões se integram no dia a dia. “Como fisioterapeuta é tanta coisa que a gente aprende com a população. Me ajuda a crescer e me tornar uma profissional melhor no futuro. São experiências que apenas como acadêmico sem participar do projeto eu não teria”. 

São mais de 20 projetos e laboratórios de extensão oferecidos pela Católica. Cada coordenador de projetos ou laboratórios, extensionistas e voluntários apresentavam seus trabalhos aos acadêmicos visitantes, que puderam registrar uma cena em um estúdio fotográfico, acompanhar a transmissão ao vivo pela internet do País UCDB Extensão por meio do projeto de extensão Jornalismo Em Foco, conhecer as atividades do projeto Click Verde, Conectando Vidas, produtos cultivados no Horta Escola, conhecer o projetos Castração - Um Ato de Amor e Prevenção, Ativamente, Programação e Robótica, Democratização, Labinter, Essa Luz, Fibro MS, Pecuária Digital, Criança Ativa, Educação Ambiental em Comunidades, exposição do Biotério, Agência Experimental Mais Comunicação, Laboratório de Software, Vivências em Ciências Agrárias, Saúde e Movimento, Educação Transdisciplinar e Acompanhamento para o Cuidado em Saúde Mental e Cidadania Sem Fronteiras. 

Em outubro tem a edição geral 2022 do País UCDB, com a participação de todos os cursos de graduação da Católica, na qual os alunos do ensino médio de escolas públicas e privadas poderão participar gratuitamente das experiências específicas do curso de graduação que escolherem. Uma maneira de conhecer de perto um pouco da futura profissão.

Galeria de fotos

 

 

Notícias



05/04/2024 - 08:28 - Esporte

Serc UCDB vence Leoas da Serra e garante vaga antecipada na semifinal na Supercopa

Nesta sexta-feira (5), ainda na primeira fase, a equipe da Católica enfrenta Stein


04/04/2024 - 09:15 - Esporte

Serc UCDB joga hoje contra Leoas da Serra na Supercopa

Campeonato está valendo vaga na Libertadores de Futsal Feminino