Indique a um amigo

Instalações do projeto da UCDB “Arte Transforma” abrem 17ª Semana Nacional de Museus

15/05/2019 - 7:00 - Cultura

Fonte: Natalie Malulei

Instalações do projeto "Arte transforma" foram expostas na Esplanada Ferroviária

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Cultura

Sete instalações artísticas produzidas pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) marcaram a abertura da 17ª Semana Nacional de Museus, realizada na noite desta terça-feira (14), na Plataforma Cultural da Esplanada Ferroviária, em Campo Grande. O evento é realizado simultaneamente em todo Brasil pelo Instituto Brasileiro de Museu (Ibram), em comemoração ao Dia Internacional de Museus, celebrado no dia 18 deste mês.

Em Mato Grosso do Sul, a iniciativa é promovida com a parceria do Governo do Estado, por meio da Fundação de Cultura, e pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Sectur), da Prefeitura de Campo Grande. As exposições da Católica que estiveram presentes na abertura do evento integram o projeto “Arte transforma”, desenvolvido pela Área de Cultura e Arte da UCDB, e envolveram o público com a proposta de gerar reflexão a respeito da preservação do meio ambiente.

“Todas as obras foram produzidas a partir do reaproveitamento de objetos que iriam ser jogados fora. Além disso, trazem uma crítica ou geram algum tipo de incômodo em quem vê. O trabalho é uma forma de mandar uma mensagem ao público em relação a importância das questões ambientais e o cuidado com a natureza e também mostrar que a arte pode ser feita com qualquer tipo de material”, esclareceu o coordenador da Área de Cultura e Arte da UCDB, Me. Roberto Figueiredo.

Cinco instalações presentes na mostra já tinham sido expostas no campus Tamandaré e são intituladas: “Telefone para passarinho”; “Árvore da não vida”; “Resistência”; “Cores” e “Bancos em movimento”. Além delas, o projeto apresentou ao público durante o evento duas exposições inéditas: “Floresta tem vida” e “Máscaras”.

Na data, o grupo Aves Pantaneiras da UCDB, também fez uma apresentação musical durante a solenidade de abertura, que contou a presença do Reitor da Universidade Católica Dom Bosco, Pe. Ricardo Carlos, e de representantes do governo do Estado e da prefeitura de Campo Grande. As autoridades receberam em primeira mão a cartilha "Conceitos de patrimônio de Campo Grande - MS", lançada no evento junto com o vídeodocumentário "Imagens para a História".

Ao fazer um pronunciamento, o Reitor da UCDB ressaltou o trabalho desenvolvido pela Instituição com a proposta de incentivar a cultura e a preservação do patrimônio histórico e cultural de Mato Grosso do Sul. "Nós temos os grupos da Área de Cultura e Arte, nos quais os alunos recebem bolsas de estudos para que possam conciliar a música, o teatro e a dança, por exemplo, com a graduação. Além disso, também temos o Museu das Culturas Dom Bosco, que preserva a história do Estado há 62 anos, desde quando os primeiros salesianos começaram a montar coleções de ciências naturais e etnologia", pontuou Pe. Ricardo Carlos.

Confira as fotos do evento por meio da galeria, basta clicar aqui.

Programação do Museu das Culturas Dom Bosco

Dentre os museus que participam do evento está o Museu das Culturas Dom Bosco (MCDB). Ações educativas, como exibição de vídeos e manuseio de réplicas, além de visitas mediadas serão oferecidas pelo espaço para o público até sábado (18), das 8h30 às 16h.  Nesse mesmo período, a Feira de artesanato indígena também é outra atração do museu quando serão expostas peças das etnias bororo, terena e kadiwéu, junto com produtos em madeira, fibras e cerâmica.

Além disso, nesta quarta-feira (15), às 8h, haverá uma palestra sobre “Etno iconografia”, ministrada pelo egresso da UCDB Neimar Kiga Bororo. No dia 18 (sábado), também das 8h às 16h30, o Museu das Culturas Dom Bosco vai estar aberto para a visitação gratuita.  Por fim, no dia 20 do mesmo mês (segunda-feira), o coordenador geral do MCDB e docente do curso de História da Católica, Dirceu Mauricio van Lonkhuijzen, coordena, junto com a docente da Universidade de São Paulo (USP) Emília Mariko Kashimoto, a mesa-redonda “Um brinde ao museu”. O debate será realizado a partir das 19h, no Saideira Classic Bar — Rua Dom Aquino, nº2331.

O Museu das Culturas Dom Bosco fica no Parque das Nações Indígenas, localizado nos altos da Avenida Afonso Pena. Mais informações podem ser obtidas por meio do número (67) 3312-3903. A programação completa da Semana Nacional de Museus em Campo Grande pode ser conferida por meio do site do evento, basta clicar aqui.

 

Notícias


23/05/2019 - 07:00 - UCDB

XVI Congresso de Direito Tributário, Constitucional e Administrativo e VI Seminário Científico UCDB são realizados nesta quinta-feira

Eventos serão no Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camilo


22/05/2019 - 11:00 - Graduação

Café Teológico é realizado na UCDB e traz o jovem como abordagem principal

Evento foi promovido no anfiteatro da Biblioteca Pe. Félix Zavattaro


22/05/2019 - 09:00 - UCDB

Estudantes da Escola Estadual General Malan conhecem a UCDB

Grupo pôde vivenciar o ambiente universitário ainda no ensino médio e tirar dúvidas sobre a futura profissão