Avaliação Institucional

A Universidade Católica Dom Bosco, prezando sempre pela qualidade e melhoria dos seus processos de ensino, pesquisa, extensão e serviços, tem consolidado a cultura da avaliação e desde 1993 quando aderiu ao Programa de Avaliação Institucional das Universidades Brasileiras (PAIUB). 

O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) introduziu um novo conceito de Avaliação Institucional e a UCDB procura integrar os seus mecanismos e procedimentos avaliativos àqueles estabelecidos em lei, com o objetivo de reconhecer sua identidade e planejar seu crescimento com responsabilidade social e compromisso de integração ao seu contexto espaço-tempo nas suas diversas dimensões. 

Assim, a Avaliação Institucional na UCDB pretende aprofundar, de maneira formativa e ética, o autoconhecimento da IES pela via do detalhamento de sua organização e suas atividades relativas ao ensino, pesquisa, extensão e gestão.


O que é Comissão Própria de Avaliação - CPA

Pela mesma lei que estabeleceu o SINAES, cada instituição de Ensino Superior, pública ou privada, deve constituir a Comissão Própria de Avaliação (CPA), com as atribuições de condução dos processos de avaliação interna da Instituição, de sistematização e de prestação das informações solicitadas pelo INEP. A Comissão Própria de Avaliação da Universidade Católica Dom Bosco (CPA-UCDB) é constituída de representantes dos docentes, dos discentes, dos técnicos administrativos e de organismos representativos da sociedade civil organizada. 

A CPA constituída por meio da Portaria-Reitoria n.005/1997 passou a ocupar um espaço próprio dentro da infraestrutura da UCDB para concentrar informações e dados relativos ao processo avaliativo, perpassando os momentos de planejamento, execução e vivência da cultura da avaliação, no âmbito de todos os envolvidos - discentes, docentes, corpo técnico-administrativo, egressos e comunidade externa.


Relatório

Consulte Relatório de Avaliação Institucional ciclo 2021-2023. Clique aqui