Psicologia

Indique a um amigo

Disciplinas

+ ATIVIDADES INTEGRADAS I
  • Ementa: O trabalho em equipe multiprofissional: discussão das interfaces entre a ação do psicólogo e de outros profissionais tais como médicos, administradores, pedagogos, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, entre outros no campo de atuação e de formação em políticas públicas. Discussão de problemáticas humanas ? individuais, grupais, organizacionais e sociais ? que requerem intervenções nas suas dimensões psicológicas e psicossociais que estejam sendo alvo da experiência dos alunos nos estágios finais do curso. Análise de experiências de intervenção. Estudos de casos nos domínios abarcados pelas ênfases curriculares do curso.
  • Objetivo: - Possibilitar o conhecimento, em um plano geral, da Psicologia no Brasil e das práticas psicológicas contemporâneas no campo das políticas públicas em saúde.
    - Discutir as interfaces das ferramentas de intervenção psicológicas e das oriundas de campos científicos e profissionais afins à Psicologia.
    - Discutir estratégias e dificuldades associadas à construção de um trabalho em equipe multiprofissional, constituindo e fortalecendo uma adequada compreensão do espaço do psicólogo nas mesmas.
    - Refletir criticamente sobre as próprias habilidades e competências desenvolvidas ao longo do curso.
  • Carga horária: 40
+ ATIVIDADES INTEGRADAS II
  • Carga horária: 40
+ BIOPSICOLOGIA
  • Carga horária: 80
+ ESTÁGIO BÁSICO I
  • Carga horária: 60
+ ESTÁGIO BÁSICO II
  • Carga horária: 60
+ ESTÁGIO BÁSICO III
  • Ementa: No Estágio Básico III, os alunos deverão se inserir em diferentes contextos e terão como atividades a observação, descrição e avaliação de fenômenos psicológicos e planejamento de intervenções, tendo a oportunidade adicional de familiarizar-se com a atuação dos profissionais e com o funcionamento institucional. Nesta oportunidade está previsto que os alunos também adquiram habilidades básicas de relacionamento profissional com os usuários dos serviços psicológicos. Nesse estágio a instituição será a Clinica -Escola-UCDB.
  • Objetivo:

    Ser disciplina articuladora do eixo comum do curso de Psicologia, orientada para a prática da observação;

    • Desenvolver um olhar investigativo e crítico, frente ao contexto da instituição;
    • Descrever determinado recorte da realidade, diagnosticando aspectos da instituição para possível intervenção;
    • Refletir com a instituição sobre as questões psicológicas e clínicas que emergem da experiencial vivencial da instituição;
    • Executar plano de intervenção, mediante necessidade da instituição, bem como os resultados descritos e observados na instituição pelos acadêmicos.
  • Carga horária: 60
+ ESTÁGIO BÁSICO IV
  • Ementa: No Estágio Básico IV, os alunos deverão se inserir em diferentes contextos e terão como atividades a observação, descrição e avaliação de fenômenos psicológicos e planejamento de intervenções, tendo a oportunidade adicional de familiarizar-se com a atuação dos profissionais e com o funcionamento institucional. Nesta oportunidade está previsto que os alunos também adquiram habilidades básicas de relacionamento profissional com os usuários dos serviços psicológicos.
  • Objetivo: Ser disciplina articuladora do eixo comum do curso de Psicologia, orientada para a prática da observação;
    ?Desenvolver um olhar investigativo e crítico, frente ao contexto da instituição;
    ?Descrever determinado recorte da realidade, diagnosticando aspectos da instituição para possível intervenção;
    ?Refletir com a instituição sobre as questões psicológicas e clínicas que emergem da experiencial vivencial da instituição;
    ?Executar plano de intervenção, mediante necessidade da instituição, bem como os resultados descritos e observados na instituição pelos acadêmicos.
  • Carga horária: 60
+ ESTÁGIO ESPECIFICO I
  • Carga horária: 200
+ ESTÁGIO ESPECIFICO II
  • Carga horária: 100
+ ESTÁGIO ESPECIFICO III
  • Carga horária: 100
+ ESTÁGIO ESPECÍFICO IV
  • Ementa: Concepções teórico-metodológicas da avaliação psicológica desenvolvida nos diversos contextos sociais - educacionais, da saúde, do trabalho, do jurídico, do trânsito e outros setores sociais ; estudos dos fundamentos da avaliação e em particular da prática da avaliação psicológica; elementos para a realização da avaliação psicológica, produção de instrumentos para a prática da avaliação Psicológica; Satepsi; procedimentos para a avaliação psicológica.
  • Objetivo: Os acadêmicos(as) irão praticar e compreender o processo de avaliação psicológica em diferentes contextos de atuação do psicólogo, considerando-se os múltiplos fatores envolvidos.
    Realizar o processo de diagnóstico e intervenção, através de metodologias sistematizadas que contribuem para o desenvolvimento desse processo de trabalho do psicólogo.
    Executar as diferentes etapas do processo que inclui: a questão a ser investigada, a clientela a ser atendida, os aspectos éticos subjacentes, os instrumentos e técnicas escolhidas e os instrumentos decorrentes deste processo
  • Carga horária: 200
+ ESTÁGIO ESPECIFICO V
  • Ementa: Concepções e práticas em Psicologia e sua interface com a saúde; realização de estudos dos elementos constitutivos e promotores de saúde dos sujeitos sociais envolvidos nas práticas de estágios; produção e realização de propostas contemplando estratégias de ações que promovam a saúde e consolide a inserção e a apreensão do acadêmico na adoção de procedimentos de estudos dos espaços concretos e na elaboração de ações envolvendo as áreas da Psicologia e da Saúde
  • Objetivo: Encaminhar o acadêmico para espaços que lhe permitam a vivência de práticas profissionais do psicólogo, especificamente para que ele desenvolva estudos e elabore estratégias de intervenção que visem à promoção de saúde dos sujeitos presentes nos contextos;
    Qualificar o acadêmico a partir do conhecimento dos aportes teóricos existentes relativos aos espaços envolvidos nas práticas de estágios e aos da Psicologia, necessário para o desenvolvimento das ações a serem realizadas dentro da postura e da ética profissional na situação de estágio;
    Conhecer os principais procedimentos da atuação do psicólogo na promoção da saúde em contextos diversos.
  • Carga horária: 100
+ ESTÁGIO ESPECIFICO VI
  • Ementa: Concepções e práticas em Psicologia e sua interface com a saúde; realização de estudos dos elementos constitutivos e promotores de saúde dos sujeitos sociais envolvidos nas práticas de estágios; produção e realização de propostas contemplando estratégias de ações que promovam a saúde e consolide a inserção e a apreensão do acadêmico na adoção de procedimentos de estudos dos espaços concretos e na elaboração de ações envolvendo as áreas da Psicologia e da Saúde.
  • Objetivo: Encaminhar o acadêmico para espaços que lhe permitam a vivencia de práticas profissionais do Psicólogo, especificamente para que ele desenvolva estudos e elabore estratégias de intervenção que visem à promoção de saúde dos sujeitos presentes nesses contextos; Qualificar o acadêmico a partir do conhecimento dos aportes teóricos existentes relativos aos espaços envolvidos nas práticas de estágios e aos da Psicologia, necessário para o desenvolvimento das ações a serem realizadas dentro da postura e da ética profissional na situação de estágio. Conhecer os principais procedimentos da atuação do Psicólogo na Promoção da Saúde em contextos diversos.
  • Carga horária: 100
+ ÉTICA PROFISSIONAL I
  • Carga horária: 40
+ ÉTICA PROFISSIONAL II
  • Ementa: Ser universitário: exigências e possibilidades de um novo papel; ética, saúde e cidadania: caminhos da psicologia com compromisso social.
  • Objetivo: A(o) acadêmica(o) deverá ser capaz de: refletir sobre os conhecimentos e as práticas psicológicas e sobre os problemas envolvidos na formação e no exercício profissional em nossa área tendo como base dados históricos e sociológicos concernentes às origens e à inserção sócio-cultural das psicologias no mundo contemporâneo.
  • Carga horária: 40
+ HISTÓRIA DA PSICOLOGIA I
  • Carga horária: 40
+ HISTÓRIA DA PSICOLOGIA II
  • Ementa: Fundações da psicologia. Principais matrizes do século XX. Tópicos atuais. Psicologia no Brasil.
  • Objetivo: ? Analisar criticamente diferentes posições historiográficas
    ? Desenvolver uma compreensão geral do que seja a Psicologia como ciência
    ? Caracterizar escolas de psicologia e suas matrizes filosóficas e científicas
    ? Conhecer correntes teórico-metodológicas da psicologia científica
    ? Analisar o desenvolvimento da psicologia em diferentes áreas
    ? Reconhecer similaridades e diferenças da psicologia em diferentes contextos
  • Carga horária: 40
+ HUMANIDADES I
  • Carga horária: 40
+ HUMANIDADES II
  • Carga horária: 40
+ INTRODUÇÃO AS CIÊNCIAS SOCIAIS II
  • Ementa: Poder Simbólico. Conceitos de habitus e campo. Reprodução cultural e social. Perspectivas sociológicas. A sociedade como realidade objetiva e subjetiva.
  • Objetivo: Contribuir para que:
    a) O acadêmico perceba a necessidade de conhecimento e redirecionamento das ações humanas no processo ininterrupto de transformações sociais e históricas;
    b) A disciplina de Introdução às Ciências Sociais II está estruturada levando em consideração o fato de que os alunos precisam conhecer os conceitos fundamentais da Sociologia do Conhecimento de Pierre Bourdieu e Peter Berger, propondo uma autoconsciência social crítica que é objetivada na mudança e na emancipação através do esclarecimento;
    c) A disciplina será ministrada via aulas expositivas, atividades em grupo e leituras direcionadas;
    d)Para que isso possa se realizar a contento, o professor utilizará sala de multimídia, textos selecionados, quadro e giz, TV e Vídeo, pesquisa bibliográfica e leituras recomendadas;
    e) Os alunos também serão avaliados pela participação nas aulas e nos debates realizados.
  • Carga horária: 40
+ METODOLOGIA CIENTÍFICA EM PSICOLOGIA II
  • Ementa: A universidade e a pesquisa. Normas de produção escrita. Revisão de literatura, conceituação de termos e atualização (livros clássicos e artigos científicos). Definição metodológica, procedimentos e instrumentos de coleta de dados. Etapas do delineamento de pesquisa.
  • Objetivo: ? Refletir criticamente sobre o que é ciência e seus instrumentais para a
    produção do conhecimento.
    ? Fomentar leitura e análise de textos, projetos de pesquisa e elaboração de trabalhos científicos.
    ? Oportunizar o delineamento e a condução de uma investigação sistemática
    ? Desenvolver habilidades iniciais para a confecção de projetos de pesquisa e apresentação de resultados científicos.
    ? Oportunizar a aprendizagem básica de normas ABNT e seu contraste com as da APA.
  • Carga horária: 40
+ PROCESSOS DE AVALIAÇÃO PSCIOLÓGICA IV
  • Ementa: O processo diagnóstico. A entrevista para avaliação psicológica em situações específicas - pais separados, adoção. A avaliação infantil - a hora de jogo diagnóstica. Aplicação e correção dos testes - Bender, Figuras Complexas de Rey e Pirâmides Coloridas de Pfister. Outros testes poderão ser introduzidos, dependendo do tempo disponível, de acordo com o ritmo de aprendizagem da turma. Aspectos éticos envolvidos e decorrentes da avaliação psicológica.
  • Objetivo:

    OBJETIVOS:
    Capacitar o aluno a compreender o processo de avaliação psicológica em diferentes contextos de atuação do psicólogo, considerando-se os múltiplos fatores envolvidos. 
    Entender o processo de diagnóstico e intervenção, através de metodologias sistematizadas que contribuem para o desenvolvimento do pensamento sobre tão importante processo de trabalho do psicólogo. 
    Conhecer as diferentes etapas do processo que inclui: a questão a ser investigada, a clientela a ser atendida, os aspectos éticos subjacentes, os instrumentos escolhidos.

  • Carga horária: 80
+ PROCESSOS DE AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA II
  • Ementa: Ementa: Compreensão, análise e crítica do processo de aplicação e correção de testes psicológicos com estudo das regras e normas: teórica e prática de aplicação e correção; importância e indicação. Utilização do teste na prática do psicólogo com reflexões acerca da relação interpessoal, intersubjetiva e os contextos em que ocorrem os exames psicológicos; possíveis interferências que comprometem a qualidade e prejudicam a coleta dos dados, a interpretação e conseqüentemente a análise quantitativa ? qualitativa dos resultados.
  • Objetivo: Objetivos:

    Localizar e compreender as origens históricas das medidas em psicologia.

    Relacionar a evolução das medidas nos contextos históricos e culturais.

    Ilustrar e raciocinar desenvolvendo o pensamento clínico e diagnóstico na correção e interpretação das medidas e nos estudos de caso.

    O acadêmico deverá ser capaz de: identificar instrumentos utilizados na avaliação psicológica; reconhecendo sua aplicação e avaliação para Desenvolver uma postura crítica-reflexiva e ética frente à avaliação diagnóstica.

    Desenvolver autonomia na aprendizagem numa visão crítica sobre os processos de construção e mensuração psicológica no processo de avaliação psicológica.
  • Carga horária: 80
+ PSICOFARMACOLOGIA
  • Ementa: Conceitos e princípios em Farmacologia. Farmacocinética. Farmacodinâmica. Ação geral dos Fármacos. Antidepressivos. Anticonvulsivantes. Estimulantes do Sistema Nervoso Central. Ansiolíticos. Estabilizadores de humor. Antipsicóticos. Hipnóticos. Neurotransmissores.
  • Objetivo: Proporcionar ao aluno conhecimentos gerais da farmacologia e os efeitos farmacológicos e colaterais dos principais medicamentos utilizados na psicofarmacologia, abordando de maneira crítica as inter-relações entre os processos fisiológicos e patológicos do ponto de vista farmacológico.
    Desenvolver o espírito de observação e senso crítico assim como a iniciativa em sugerir novas experiências, habilidades e usos de determinados medicamentos diante dos problemas clínicos.
    Prestar serviços que possam a vir contribuir com a melhoria das condições de saúde da população, procurando destacar a importância do profissional psicólogo na sociedade
  • Carga horária: 40
+ PSICOFISIOLOGIA
  • Ementa: A disciplina tem como objetivo permitir ao acadêmico compreender as bases neurobiológicas dos processos emocionais, circuitos cerebrais, áreas de funcionamento cerebral e sistema limbico.
  • Objetivo: Objetivo geral: Conhecer o funcionamento dos principais sistemas fisiológicos.
    Objetivo especifico: Compreender a importância dos processos psicofisiológicos na formação das respostas emocionais, e suas influências no comportamento humano.
  • Carga horária: 80
+ PSICOLOGIA COMUNITÁRIA
  • Ementa: Ressignificando Comunidades. Psicologia Social Comunitária. Metodologias de Intervenção Psicossocial Comunitária. Técnicas, Instrumentos e Projetos de Intervenção Psicossocial Comunitária. Políticas Públicas e Ação Social.
  • Objetivo: Problematizar a atuação do Psicólogo e da Psicóloga social comunitário(a). Fornecer conhecimentos teóricos e práticos e técnicas que possibilitem a intervenção em processos psicossociais coletivos.
  • Carga horária: 80
+ PSICOLOGIA DA PERSONALIDADE I
  • Carga horária: 60
+ PSICOLOGIA DA PERSONALIDADE III
  • Ementa: O conceito e o histórico de Personalidade, os princípios filosóficos da abordagem cognitivo-comportal da personalidade, Os enfoques cognitivos e a personalidade, Contribuições dos principais autores à terapia cognitivo comportamental: Skinner e a escola comportamental, Dollard e Miller, Bandura, Piaget, Vygotsky, as teorias cognitivas da aprendizagem e o paradigma do processamento de informação, George Kelly, Albert Ellis e Aaron Beck.
  • Objetivo:

    Apresentar aos alunos material biográfico dos teóricos que contribuíram para a evolução dos conceitos sobre personalidade na abordagem cognitivo-comportamental. -Diferenciar as teorias comportamentais e cognitivas da personalidade

  • Carga horária: 60
+ PSICOLOGIA DA SAÚDE I
  • Carga horária: 80
+ PSICOLOGIA DA SAÚDE II
  • Ementa: História das políticas de saúde. Saúde Pública e Saúde Coletiva. Sistema Único de Saúde. Psicologia e políticas de saúde.Práticas de cuidado. Rede de cuidados em saúde. O psicólogo no SUS.
  • Objetivo: Compreender a construção das políticas de saúde, a partir da modernidade, no que tange a medicina social e a biomedicina. Entender a formulação das políticas de saúde no Brasil ao longo do século XX. Refletir sobre o processo de reforma sanitária na década de 1970 e a constituição do SUS. Diferenciar saúde pública de saúde coletiva. Conhecer as políticas de saúde no Brasil a partir do SUS e a relação com a Psicologia no que diz respeito as formas de trabalho, práticas de cuidado e redes de atenção à saúde. Reconhecer as formas de articulação da Psicologia com as políticas de saúde e os impactos e transformações nas práticas psicológicas a partir da atuais demandas e diretrizes da saúde de prevenção, promoção e proteção em saúde que envolvem entre outros temas educação ambiental, direitos humanos e relações étnico-raciais..
  • Carga horária: 80
+ PSICOLOGIA DA SAÚDE III
  • Carga horária: 40
+ PSICOLOGIA DA SAÚDE OCUPACIONAL
  • Ementa: Construção do campo da Psicologia da Saúde Ocupacional. Abordagens individualistas, psicodinâmicas e psicossociais. Nexo saúde psíquica e trabalho. Modificações nos modelos de produção e gestão e as formas de trabalho. Impactos do trabalho na saúde e saúde psíquica do trabalhador. Diagnóstico em Psicologia ocupacional: individual, organizacional e ocupacional. Intervenções em Psicologia da Saúde Ocupacional. Políticas de saúde do trabalhador.
  • Objetivo: Proporcionar uma visão da construção do campo da Psicologia da Saúde ocupacional a partir da articulação entre Psicologia da Saúde e Psicologia das organizações e do Trabalho. Aprender sobre as diferentes abordagens no campo da Psicologia da Saúde Ocupacional. Estabelecer o nexo entre saúde psíquica e trabalho. Relacionar os modelos de produção e gestão com as formas de trabalhar, os impactos na saúde do trabalhador. Reconhecer os fatores psicossociais de risco no trabalho. Diagnosticar nos três níveis de manifestação dos processos de saúde e adoecimento no trabalho: individual, organizacional e ocupacional. Conhecer as formas de intervenção em Psicologia da Saúde ocupacional: prevenção primária e promoção de saúde; prevenção secundária; tratamento, reabilitação e reinserção social. Articulação da Psicologia com as políticas de saúde do trabalhador.
  • Carga horária: 40
+ PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO II
  • Ementa: Estudo do desenvolvimento humano desde sua concepção até o término da 3ª infância, abordando aspectos gerais do desenvolvimento físico, psicologico e social.
  • Objetivo: Proporcionar ao acadêmico de Psicologia o quadro referencial teórico do desenvolvimento humano, de sua concepção até a 2ª infância, abordando aspectos gerais e específicos da transição pelas fases, capacitando-o para identificar os principais marcos do desenvolvimento e seu acompanhamento subsequente.
  • Carga horária: 80
+ PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO IV
  • Ementa: Contexto cultural da adultície, meia - idade e da velhice na sociedade contemporânea. Aspectos do desenvolvimento físico, cognitivo, moral, emocional e social das pessoas da adultície, meia - idade e da velhice. Questões do trabalho, desemprego, aposentadoria. Fundamentos dos relacionamentos. Casamento, filhos, netos, divórcio, amizades. A morte no processo do desenvolvimento humano.
  • Objetivo: O acadêmico deverá conhecer os processos de desenvolvimento da adultície, meia-idade e da velhice, em todos os seus aspectos:- físico;- psicomotor; -intelectual;-emocional;-social. Conhecer a realidade sócial,política e econômica que subjaz às pessoas que encontram -se na adultície, meia - idade e na velhice, verificando os impactos psíquicos que esta realidade desencadeia, (analfabetismo, trabalho, recessão, crise de valores, casamento, prole, etc. ). Compreender o processo de morte e luto e suas perspectivas de enfrentamento.
  • Carga horária: 80
+ PSICOLOGIA DO TRÂNSITO
  • Ementa: Formação histórica das políticas de trânsito e do espaço psicológico no sistema de trânsito e Transporte; Psicologia do Trânsito, Campos de atuação do Psicólogo de trânsito.
  • Objetivo: A disciplina pretende aperfeiçoar as percepções, experiências e compreensões da problemática complexa do trânsito, tais como os comportamentos de risco, comportamentos conflitivos, as causas de acidentes e de infrações, bem como os caminhos para alcançar um trânsito mais humano e mais seguro enfatizando a importância da prevenção e promoção da saúde e da educação.
  • Carga horária: 40
+ PSICOLOGIA E PROCESSOS EDUCATIVOS II
  • Ementa: A partir de uma perspectiva histórica objetiva-se discutir temáticas relativas ao espaço educacional/escolar com vistas a evidenciar as várias possibilidades de práticas para o Psicólogo(a) Escolar/Educacional. Busca-se atuar junto os diversos segmentos da escola tais como: Família e escola, Avaliação Psicoeducacional, disciplina e Violência escolar, estresse docente, adolescência, Psicologia e Promoção da saúde, entre outros, tendo por base a produção científica atualizada existente e as ênfases oferecidas pela instituição formadora.
  • Objetivo: - Propiciar o conhecimento dos Fundamentos Educacionais e da realidade escolar, identificando os possíveis campos de intervenção do psicólogo;
    - Apropriar-se de um repertório teórico-prático capaz de oferecer subsídios para a implementação de ações e atendimentos aos diferentes níveis de escolaridade;
    - Analisar o campo de atuação profissional e seus desafios contemporâneos.
  • Carga horária: 80
+ PSICOLOGIA E PROCESSOS INCLUSIVOS
  • Ementa: Processos inclusivos; Psicologia, diversidade e inclusão social; reflexões sobre a escola para todos; políticas públicas de atenção à diversidade.
  • Objetivo: Apropriar-se de um repertório teórico - prático capaz de oferecer subsídios para a implementação de ações e atendimentos à diversidade humana.
    Refletir sobre as políticas públicas de atenção à diversidade étnico-racial, de gênero, social, física, sobre pessoas com deficiência e grupos de minoria politica em geral e os direitos humanos.
    Compreender o papel do psicólogo na educação inclusiva.
  • Carga horária: 40
+ PSICOLOGIA EXPERIMENTAL I
  • Carga horária: 60
+ PSICOLOGIA EXPERIMENTAL II
  • Ementa: Aulas teórico práticas dos seguintes conteúdos: esquemas de reforçamento, controle de comportamento por estímulos, Nomenclatura e conceitos da psicologia experimental e sua aplicação na análise do comportamento.
  • Objetivo:

    IDENTIFICAR E DESCREVER AS CARACTERÍSTICAS DOS ESQUEMAS DE REFORÇAMENTO. DEFINIR CONTROLE DE ESTÍMULOS, SER CAPAZ DE RELACIONAR CONCEITOS COM SITUAÇÕES DE VIDA COTIDIANA. RELACIONAR OS CONCEITOS TRABALHADOS EM SALA DE AULA SOBRE ANÁLISE FUNCIONAL, MOTIVAÇÃO E SENTIMENTOS COM QUESTÕES PRÁTICAS. RELACIONAR OS CONCEITOS TRABALHADOS EM SALA DE AULA COM OS EXERCÍCIOS PRÁTICOS. PLANEJAR E EXECUTAR EXPERIMENTOS SIMPLES. A PARTIR DA EXPERINCIA PRÁTICA TREINANDO ANIMAIS DOMÉSTICOS ENTENDER A DINÂMICA E INSERÇÃO DOS MESMOS NA SOCIEDADE. APRENDER A ELABORAR RELATÓRIOS DE PESQUISA.

  • Carga horária: 60
+ PSICOLOGIA EXPERIMENTAL III
  • Carga horária: 60
+ PSICOLOGIA EXPERIMENTAL IV
  • Ementa: Apresentação do modelo de intervenção da análise experimental do comportamento com a aplicação de um programa de orientação profissional sob o enfoque da psicologia comportamental e auto-regulação da aprendizagem baseada na aprendizagem social.
  • Objetivo: Reconhecer o papel da análise experimental do comportamento, como ciência, no momento atual da psicologia;
    Compreender o procedimento de algumas das técnicas cognitivo-comportamentais, muito utilizadas na clínica psicoterápica;
    Avaliar a conveniência de aplicação de uma técnica cognitivo-comportamental a um dado transtorno;
    Planejar, executar e avaliar adequadamente a aplicação de um programa de orientação profissional sob o enfoque da psicologia comportamental.
  • Carga horária: 60
+ PSICOLOGIA FAMILIAR
  • Ementa: EMENTA: Introdução ao estudo da família, proporcionando ao aluno uma contextualização das mudanças ocorridas com a instituição familiar pós moderna no Brasil e o papel da Terapia familiar nesse contexto. Serão abordadas as várias teorias e técnicas em terapia familiar. A todo momento serão considerados os aspectos éticos e culturais envolvidos na Terapia Familiar.
  • Objetivo: Direcionar o estudo teórico do aluno para a compreensão da importância que as relações familiares possuem para a qualidade da vida dos indivíduos.
    Possibilitar o contato do aluno com diferentes tipos de intervenções utilizadas em terapia familiar.
  • Carga horária: 40
+ PSICOLOGIA HOSPITALAR
  • Ementa: A Psicologia da Saúde e a Psicologia Hospitalar. Bioética e exercício profissional. O espaço hospitalar e o adoecimento. Reações psicológicas frente ao adoecer e a morte. A prática do psicólogo na instituição hospitalar nos diferentes ciclos de vida. Os diferentes settings do psicólogo hospitalar e sua atuação em diferentes quadros clínicos. A inserção do psicólogo na equipe hospitalar. O atendimento à família e ao cuidador do doente. Roteiro de avaliação psicológica aplicada ao hospital geral. O doente terminal e os cuidados paliativos.
  • Objetivo: Geral:
    Desenvolver conhecimentos teóricos-práticos sobre a atuação do psicólogo em instituição hospitalar.

    Específicos:
    - Conhecer os processos psicológicos envolvidos frente ao adoecimento e a morte;
    - Desenvolver habilidades para a avaliação e intervenção com diferentes pacientes hospitalizados e sua família;
    - Discutir a atuação do psicólogo hospitalar e sua participação em equipe multiprofissional.
  • Carga horária: 80
+ PSICOLOGIA JURÍDICA
  • Carga horária: 40
+ PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL E DO TRABALHO I
  • Ementa: A disciplina apresenta: 1- o papel do psicólogo no contexto organizacional contemporâneo; 2- a evolução histórica da Psicologia Organizacional e do Trabalho; 3- os métodos de pesquisa, mensuração e diagnóstico em Psicologia Organizacional e do Trabalho; 4- os fenômenos e processos organizacionais e do trabalho, considerando as dimensões micro, meso e macro organizacionais e as interações do homem com o trabalho e com as organizações.
  • Objetivo: Objetivo Geral:
    Oferecer subsídios para a compreensão das teorias e métodos em Psicologia Organizacional e do Trabalho visando formar profissionais capazes de aperfeiçoar as formas de organização do trabalho e seus efeitos sobre o trabalhador; proporcionar o entendimento, aos acadêmicos, do papel do psicólogo nas organizações e a sua contribuição aos propósitos estratégicos da empresa.

    Objetivos Específicos:
    1- Conhecer a atuação do psicólogo nas organizações e a importância dos processos psicológicos e sua influência na dinâmica organizacional; 2- Possibilitar o aprofundamento teórico dos conceitos relacionados ao comportamento humano no trabalho e suas interações nas estruturas organizacionais; 3- Conhecer os instrumentos de avaliação e intervenção do psicólogo no contexto organizacional.
  • Carga horária: 80
+ PSICOLOGIA SOCIAL I
  • Carga horária: 40
+ PSICOLOGIA SOCIAL II
  • Ementa: Construção Social da Realidade, estudo da Linguagem; o Indivíduo e as instituições: Família, Escola e o Mundo do trabalho; Subjetividade; Psicologia Política; Identidade e Teoria das Representações Sociais.
  • Objetivo: - Propiciar uma busca de conhecimentos que superem o modelo da psicologia individualista e tecnicista;

    - Propiciar discussões que busquem a compreensão do processo de constituição do homem pela perspectiva dos estudos das mediações sociológicas e psicossociais;

    - Conhecer alguns temas fundamentais da Psicologia Social.
  • Carga horária: 40
+ PSICOLOGIA SOCIAL III
  • Carga horária: 40
+ PSICOMOTRICIDADE
  • Carga horária: 40
+ PSICONEUROLOGIA
  • Carga horária: 80
+ PSICOPATOLOGIA I
  • Ementa: Definições e conceituações em Psicopatologia. Breve histórico. Exame mental e alterações das funções psíquicas. Entendimentos etiológicos, evolutivos e interventivos das alterações psíquicas.
  • Objetivo: Desenvolver conhecimentos gerais sobre definições e conceituações em Psicopatologia, bem como uma visão crítica a partir da breve contextualização histórica de tal ramo de estudo científico.
    Proporcionar saberes elementares concernentes à Semiologia e Epistemologia dos Transtornos Mentais, sobre o exame das funções psíquicas e as principais alterações quantitativas e qualitativas das funções mentais.
    Construir noções introdutórias referentes a sintomatologias, avaliação e diagnóstico; e abordar as diferentes visões teóricas nos aspectos etiológico, evolutivo e interventivo dos transtornos mentais em geral.
  • Carga horária: 60
+ PSICOPATOLOGIA II
  • Carga horária: 40
+ TEORIAS E PROCESSOS GRUPAIS I
  • Carga horária: 60
+ TEORIAS E PROCESSOS GRUPAIS II
  • Ementa: O PROCESSO GRUPAL.A CURA COMO PROCESSO GRUPAL E A NATUREZA DA CURA EM GRUPO.O PSICOTERAPEUTA DE GRUPO.TEORIAS ,TÉCNICAS,DINÂMICAS E VIVÊNCIAS DO PROCESSO GRUPAL
  • Objetivo: O aluno deverá compreender ao final da disciplina O Processo Grupal. A cura Como Processo Grupal e a Natureza da cura em grupo. O papel do coordenador e/ou psicoterapeuta de grupo. Conhecer também as Técnicas , Dinâmicas e vivências do processo grupal.
  • Carga horária: 60
+ TEORIAS E TÉCNICAS PSICOTERÁPICAS II
  • Ementa: 1.CICLO DO CONTATO 2.NATUREZA DIÁLOGICA DA RELAÇÃO TERAPÊUTICA 3.A PRÁTICA CLÍNICA EM GESTALT-TERAPIA:ESTÁGIOS DA PRÁTICA CLÍNICA EM GESTALT-TERAPIA :ELEMENTOS DO PROCESSO PSICOTERAPÊUTICO 4.TÉCNICAS E EXPERIMENTOS EM GESTALT-TERAPIA
  • Objetivo: O acadêmico de Psicologia Clínica deverá compreender , basicamente, sobre :
    Compreensão da dinâmica de personalidade segundo a Gestalt-Terapia e
    Utilização de teoria e técnica da Gestalt-Terapia
  • Carga horária: 80
+ TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II
  • Ementa: Trabalho de conclusão de curso: redação de artigo científico.
  • Objetivo: Sintetizar, de modo teórico-prático, a base teórico-metodológica concernente à produção científica em Psicologia, perpassando reflexões críticas e éticas.
    Aprofundar e vivenciar as etapas da produção acadêmica e do desenvolvimento de pesquisas científicas em Psicologia.
    Orientar os acadêmicos na produção de um artigo científico, dentro dos preceitos éticos, dos rigores metodológicos reconhecidos pela comunidade científica e das normas da ABNT ou de uma revista cientifica escolhida para publicação.
  • Carga horária: 60