Psicologia

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Disciplinas

+ ATIVIDADES INTEGRADAS I
  • Ementa: Abordagens dos seguintes táxons: Protoza, Platyhelminthes, Nematoda, Annelida e Mollusca em diversos gradientes ambientais; Aspectos da comunidade como riqueza, abundância e composição e as interações dos fatores bióticos e abióticos em ambiente de Vereda (Cerrado); Exercício das observações de campo: elaboração de objetivos, hipóteses e metodologias.
  • Objetivo:

    Integrar as disciplinas de Matemática e Invertebrados I;

    Proporcionar aos acadêmicos embasamento teórico/prático das interações dos organismos na natureza;

    Destacar a importância da matemática nas pesquisas desenvolvidas;

    Estabelecer relações entre a teoria e a prática de forma integrada das disciplinas envolvidas;

    Exercitar a percepção relacionada à dinâmica dos mecanismos integrados nos diferentes ambientes.

  • Carga horária: 80
+ ATIVIDADES INTEGRADAS II
  • Carga horária: 80
+ BIOPSICOLOGIA
  • Ementa: Conhecer as principais linhas do estudo do comportamento animal e humano: psicologia comparada, etologia e ecologia comportamental. Natureza e sociedade na linha do tempo. Definir comportamento e analisar as bases biológicas do comportamento. Localizar a espécie humana dentro da cadeia evolutiva. Priorizar o enfoque direcionado à prática clínica.
  • Objetivo: 1. Compreender os conceitos básicos do estudo do comportamento animal e humano;
    2. Conhecer as bases biológicas do comportamento;
    3. Discutir os principais processos de ajuste do animal e do homem ao seu ambiente;
    4. Definir e reconhecer alguns comportamentos sociais e seus processos reguladores;
    5. Tomar conhecimento das novas pesquisas realizadas nesta área e suas aplicações na psicologia.
  • Carga horária: 80
+ ESTÁGIO BÁSICO I
  • Ementa: No Estágio Básico I e II, os alunos deverão se inserir em diferentes contextos e terão como atividades a observação, descrição e avaliação de fenômenos psicológicos e planejamento de intervenções, tendo a oportunidade adicional de familiarizar-se com a atuação dos profissionais e com o funcionamento institucional. Nesta oportunidade está previsto que os alunos também adquiram habilidades básicas de relacionamento profissional com os usuários dos serviços psicológicos.
  • Objetivo:

    Ser disciplina articuladora do eixo comum do curso de Psicologia, orientada para a prática da observação;

    • Desenvolver um olhar investigativo e crítico, frente ao contexto da instituição;
    • Descrever determinado recorte da realidade, diagnosticando aspectos da instituição para possível intervenção;
    • Refletir com a instituição sobre as questões psicológicas e clínicas que emergem da experiencial vivencial da instituição;
    • Executar plano de intervenção, mediante necessidade da instituição, bem como os resultados descritos e observados na instituição pelos acadêmicos.
  • Carga horária: 60
+ ESTÁGIO BÁSICO II
  • Ementa: No Estágio Básico I e II, os alunos deverão se inserir em diferentes contextos e terão como atividades a observação, descrição e avaliação de fenômenos psicológicos e planejamento de intervenções, tendo a oportunidade adicional de familiarizar-se com a atuação dos profissionais e com o funcionamento institucional. Nesta oportunidade está previsto que os alunos também adquiram habilidades básicas de relacionamento profissional com os usuários dos serviços psicológicos.
  • Objetivo: Ser disciplina articuladora do eixo comum do curso de Psicologia, orientada para a prática da observação;
    ?Desenvolver um olhar investigativo e crítico, frente ao contexto da instituição;
    ?Descrever determinado recorte da realidade, diagnosticando aspectos da instituição para possível intervenção;
    ?Refletir com a instituição sobre as questões psicológicas e clínicas que emergem da experiencial vivencial da instituição;
    ?Executar plano de intervenção, mediante necessidade da instituição, bem como os resultados descritos e observados na instituição pelos acadêmicos.
  • Carga horária: 60
+ ESTÁGIO BÁSICO III
  • Carga horária: 60
+ ESTÁGIO BÁSICO IV
  • Carga horária: 60
+ ESTÁGIO ESPECIFICO I
  • Ementa: Concepções teórico-metodológicas da avaliação psicológica desenvolvida nos diversos contextos sociais - educacionais, da saúde, do trabalho, do jurídico, do trânsito e outros setores sociais ; estudos dos fundamentos da avaliação e em particular da prática da avaliação psicológica; elementos para a realização da avaliação psicológica, produção de instrumentos para a prática da avaliação Psicológica; Satepsi; procedimentos para a avaliação psicológica.
  • Objetivo:

    Os acadêmicos(as) devem realizar o processo de avaliação psicológica em diferentes contextos de atuação do psicólogo, considerando-se os múltiplos fatores envolvidos.Realizar o processo de diagnóstico e intervenção, através de metodologias sistematizadas que contribuam para o desenvolvimento desse processo de trabalho do psicólogo. Executar as diferentes etapas do processo que inclui: a questão a ser investigada, a clientela a ser atendida, os aspectos éticos subjacentes, os instrumentos e técnicas escolhidas e os instrumentos decorrentes deste processo.

  • Carga horária: 200
+ ESTÁGIO ESPECIFICO II
  • Ementa: Concepções e práticas em Psicologia e sua interface com a saúde; realização de estudos dos elementos constitutivos e promotores de saúde dos sujeitos sociais envolvidos nas práticas de estágios; produção e realização de propostas contemplando estratégias de ações que promovam a saúde e consolide a inserção e a apreensão do acadêmico na adoção de procedimentos de estudos dos espaços concretos e na elaboração de ações envolvendo as áreas da Psicologia e da Saúde.
  • Objetivo:

    Encaminhar o acadêmico para espaços que lhe permitam a vivência de práticas profissionais do psicólogo, especificamente para que ele desenvolva estudos e elabore estratégias de intervenção que visem à promoção de saúde dos sujeitos presentes nos contextos;Qualificar o acadêmico a partir do conhecimento dos aportes teóricos existentes relativos aos espaços envolvidos nas práticas de estágios e aos da Psicologia, necessário para o desenvolvimento das ações a serem realizadas dentro da postura e da ética profissional na situação de estágio;Conhecer os principais procedimentos da atuação do psicólogo na promoção da saúde em contextos diversos.

  • Carga horária: 100
+ ESTÁGIO ESPECIFICO III
  • Ementa: Concepções e práticas em Psicologia e sua interface com a saúde; realização de estudos dos elementos constitutivos e promotores de saúde dos sujeitos sociais envolvidos nas práticas de estágios; produção e realização de propostas contemplando estratégias de ações que promovam a saúde e consolide a inserção e a apreensão do acadêmico na adoção de procedimentos de estudos dos espaços concretos e na elaboração de ações envolvendo as áreas da Psicologia e da Saúde.
  • Objetivo: Encaminhar o acadêmico para espaços que lhe permitam a vivência de práticas profissionais do Psicólogo, especificamente para que ele desenvolva estudos e elabore estratégias de intervenção que visem à promoção de saúde dos sujeitos presentes nesses contextos; qualificar o acadêmico a partir do conhecimento dos aportes teóricos existentes relativos aos espaços envolvidos nas práticas de estágios e aos da Psicologia, necessário para o desenvolvimento das ações a serem realizadas dentro da postura e da ética profissional na situação de estágio; conhecer os principais procedimentos da atuação do Psicólogo na Promoção da Saúde em contextos diversos.
  • Carga horária: 100
+ ESTÁGIO ESPECÍFICO IV
  • Carga horária: 200
+ ESTÁGIO ESPECIFICO V
  • Carga horária: 100
+ ESTÁGIO ESPECIFICO VI
  • Carga horária: 100
+ ÉTICA PROFISSIONAL I
  • Ementa: Diferentes abordagens conceituais sobre ética. A Psicologia como uma ciência fundamentada na reflexão ética. O Código de Ética Profissional em psicologia. A Declaração Universal dos Direitos Humanos e suas articulações com a prática profissional do psicólogo.
  • Objetivo: Compreender e operar criticamente com os conceitos de ética, moral, bioética. Conhecer o Código de Ética Profissional em psicologia na sua fundamentação ética, quais seus princípios norteadores e quais os desdobramentos - éticos e técnicos - da sua aplicação. Discutir as práticas psicológicas a partir de reflexões situadas no campo da ética.
  • Carga horária: 40
+ ÉTICA PROFISSIONAL II
  • Carga horária: 40
+ HISTÓRIA DA PSICOLOGIA I
  • Ementa: Pressupostos filosóficos e historiográficos. A psicologia na história. A crise da modernidade. Surgimento do campo científico da psicologia.
  • Objetivo:
    • Compreender o papel do estudo da História da Psicologia;
    • Compreender aspectos da história da constituição da Psicologia e de seu objeto
    • Desenvolver habilidades de leitura crítica de documentos vinculados à história da Psicologia
    • Refletir criticamente sobre os múltiplos surgimentos da Psicologia como campo de conhecimento;
    • Analisar o surgimento da psicologia como ciência autônoma em diferentes contextos
  • Carga horária: 40
+ HISTÓRIA DA PSICOLOGIA II
  • Carga horária: 40
+ HUMANIDADES I
  • Carga horária: 40
+ HUMANIDADES II
  • Carga horária: 40
+ INTRODUÇÃO AS CIÊNCIAS SOCIAIS I
  • Ementa: Psicologia Social. Arqueologia do Social. Individualização Social. Notas para uma ontologia do presente. Influências Europeias, Africanas e Indígenas na Sociedade Brasileira.
  • Objetivo: Esta disciplina tem por objetivo discutir conceitos básicos da Antropologia Cultural e sua relação com a Psicologia, priorizando o estudo da Antropologia Cultural na pós-modernidade. Apresentar aos acadêmicos os conceitos básicos da antropologia cultural, articulando-os com a realidade social estudada e propondo a interface com a Psicologia, principalmente na compreensão da construção social da identidade.
  • Carga horária: 40
+ METODOLOGIA CIENTÍFICA EM PSICOLOGIA I
  • Ementa: Filosofia e história das ciências. A universidade, a ciência e o processo de construção do conhecimento em Psicologia. Trabalhos acadêmicos: memorial, resumo crítico, artigo, resenha, relatório, seminário, comunicação científica. Iniciação Científica: subsídios instrumentais para o processo de produção do conhecimento científico em Psicologia. Normatização para elaboração de trabalhos acadêmicos/científicos de acordo com a APA. A produção escrita de texto acadêmico.
  • Objetivo:
    • Refletir criticamente sobre o que é ciência e como a Psicologia se posiciona em tal campo.
    • Conhecer aspectos relevantes sobre filosofia e história das ciências.
    • Conhecer diferentes gêneros acadêmicos.
    • Capacitar o estudante a planejar, registrar e avaliar diferentes gêneros acadêmicos a partir de diferentes normatizações.
    • Analisar criticamente aspectos éticos da produção e publicação científica.
  • Carga horária: 40
+ METODOLOGIA CIENTIFICA EM PSICOLOGIA III - ESTATISTICA APLICADA
  • Ementa: Conceitos básicos de Estatística. Apresentação de Tabelas Estatísticas. Distribuição de Freqüência. Apresentação Gráfica. Medidas de Tendência Central. Medidas Separatrizes. Medidas de Dispersão.
  • Objetivo: GERAL
    Transmitir informações básicas sobre Estatística, sobre métodos de coleta, organização, síntese,
    apresentação, análise e interpretação de dados coletados experimentalmente. Essa síntese fornece
    subsídios para tomada de decisão com aplicação em diversas áreas do conhecimento humano,
    enfatizando fenômenos da saúde e da educação especificamente os ligados a Psicologia.

    ESPECÍFICOS
    Distinguir a diferença entre variáveis e constantes.
    Distinguir entre representação tabular e representação gráfica.
    Construir distribuição de freqüência e construir gráficos através de uma tabela.
    Calcular e saber interpretar as freqüências acumuladas, relativas e acumulada relativa.
    Definir e calcular média, mediana e moda.
    Relacionar causa com efeitos para a identificação de variações.
    Definir e calcular variância e desvio padrão.
  • Carga horária: 40
+ PROCESSOS DE AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA I
  • Ementa: O processo de avaliação psicológica caracterizado como processo de conhecer,compreender, analisar e interpretar os fenômenos psicológicos por meio de procedimentos de diagnóstico e prognóstico e , ao mesmo tempo, aos procedimentos de exame propriamente ditos para criar as condições de aferição ou dimensionamento dos fenômenos e processos psicológicos conhecidos para coleta de dados,estudos e interpretações de informação a respeito desses fenômenos psicológicos usando para tanto métodos, técnicas e instrumentos em diversos contextos e dimensões .
  • Objetivo:

    Conhecer aspectos históricos da AP, legislações pertinentes e postura ética-profissinal para a aplicação da AP.

    Conhecer as dimensões da AP e compreender o seu impacto na vida do(s) sujeito(s) avaliado(s).

    Compreender a AP enquanto um processo com diferentes etapas.

    Conhecer as fontes fundamentais e complementares de informação no processo de AP.

    Compreender como elaborar Roteiro de entrevista e as habilidades de entrevistar. 

    Conhecer os elementos da observação científica do comportamento e os tipos de observação.  

    Identificar as funções, origem e objetivos dos testes psicológicos, bem como os critérios e parâmetros psicométricos exigidos nos testes. 

    Identificar possibilidades de aplicação da AP em diferentes contextos.

  • Carga horária: 80
+ PROCESSOS DE AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA III
  • Ementa: Aplicação e avaliação dos testes H -T -P e PALOGRÁFICO.
  • Objetivo:

    Esta disciplina está organizada com o objetivo de proporcionar um primeiro contato com as provas gráficas e expressivas HTP (House, Tree, Person) e Palográfico, para favorecer o domínio de aspectos básicos de sua aplicação e interpretação por meio de análise qualitativa e quantitativa, para a iniciação do seu uso nos contextos da avaliação psicológica.

  • Carga horária: 80
+ PROCESSOS DE AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA V
  • Ementa: O processo diagnóstico. A avaliação psicológica em diferentes contextos. A elaboração de documentos decorrentes de avaliações psicológicas. Aspectos éticos envolvidos e decorrentes da avaliação psicológica.
  • Objetivo: Capacitar o aluno a compreender e atuar no processo de avaliação psicológica em diferentes contextos de atuação do psicólogo, considerando-se os múltiplos fatores envolvidos.
    Habilitar o educando a identificar a demanda, escolher os instrumentos adequados a cada caso e a proceder dentro dos preceitos éticos e científicos da categoria profissional, nos diferentes contextos avaliativos.
    Promover o entendimento crítico, a importante dimensão ética e o embasamento teórico-metodológico necessários ao trabalho responsável no processo de avaliação psicológica.
  • Carga horária: 40
+ PSICOFARMACOLOGIA
  • Carga horária: 40
+ PSICOFISIOLOGIA
  • Carga horária: 80
+ PSICOLOGIA CIÊNCIA E PROFISSÃO
  • Ementa: O percurso histórico e epistemológico da construção do conhecimento Psicológico;A Produção Psicológica Moderna; As Matrizes teóricas do pensamento Psicológico; A Psicologia objetivista/subjetivista/ Interacionista; Diálogos entre a métodos de estudo da psicologia; Saberes Psicológicos no Brasil Colônia;A Consolidação da Psicologia:Teorias,técnicas e Práticas integradas ao desenvolvimento econômico; A Regulamentação e os tempos da Ditadura 1968-1980; O Sistema Conselhos de Psicologia e a Redemocratização 1981 aos dias atuais; A psicologia como profissão no Brasil; Características atuais das práticas psicológicas nos diversos domínios clássicos e emergentes. As políticas do Sistema Conselho Federal de Psicologia e a ação dos psicólogos.
  • Objetivo: Possibilitar que a(o) acadêmica(o) seja capaz de:
    -Compreender o Percurso histórico e epistemológico da construção do diálogo entre a psicologia como ciência e o Processo de profissionalização: sua ideologia, sua prática e implicações éticas;
    -Conceituar a Psicologia, identificar seu objeto de estudo e seus métodos de pesquisa;
    -Estabelecer relações da Psicologia com outras áreas do conhecimento, buscando delimitar seu espaço enquanto ciência e prática profissional;
    -Caracterizar e analisar criticamente os campos atuais e potenciais de atuação do psicólogo, considerando as especificidades regionais;
    -Identificar os desafios contemporâneos e tendências futuras da prática profissional da Psicologia;
    -Analisar as responsabilidades do psicólogo e a realidade social e política brasileira;
    -Comprometer-se em buscar uma formação profissional a serviço da promoção da saúde e qualidade de vida de cada sujeito e de todos os cidadãos e instituições.
  • Carga horária: 40
+ PSICOLOGIA COMUNITÁRIA
  • Carga horária: 80
+ PSICOLOGIA DA PERSONALIDADE I
  • Carga horária: 60
+ PSICOLOGIA DA PERSONALIDADE II
  • Ementa: Introdução à Gestalt-Terapia e a Psicologia Humanista. Definição e História da Gestalt-Terapia. Vida e obra de Perls. Humanismo. Existencialismo. Fenomenologia. Teoria Holística Organísmica. Psicologia da Gestalt. Teoria de Campo de Kurt Lewin.Teoria do Contato e Diagnóstico em GT. Psicologia Humanista: Abraham Maslow, Terapia Centrada no Cliente, Logoterapia, Psicodrama.
  • Objetivo: O aluno deverá ser capaz de:
    - Conhecer e discutir a Psicologia e a Psicoterapia Humanista - Existencial - Fenomenológica, em especial a Gestalt-Terapia, para a compreensão da personalidade humana;
    - Conhecer e compreender a sustentação epistemológica da Gestalt-Terapia e sua contribuição para a Psicologia Psiquiatria e Psicoterapia.
  • Carga horária: 60
+ PSICOLOGIA DA SAÚDE I
  • Ementa: Aproximação da Psicologia com o campo da saúde. Construção do campo da Psicologia da Saúde. Diversidade de modelos de saúde: modelo biomédico, biopsicossocial, saúde positiva, saúde ampliada. Perspectivas para a Psicologia da Saúde. Interfaces da Psicologia da saúde: educação ambiental; direitos humanos, diversidades étnico-raciais
  • Objetivo: Compreender os processos históricos de transformação da Psicologia que a aproximam do campo da saúde. Relacionar esta aproximação com a construção do campo da Psicologia da Saúde. Entender as diferentes práticas em saúde, a partir da modernidade, no que diz respeito à formação dos modelos biomédico, biopsicossocial, saúde positiva e saúde ampliada. Considerar os impactos destes modelos nas práticas psicológicas e os desafios e perspectivas para o campo da Psicologia da Saúde, a partir da clinica ampliada e da articulação com as novas perspectivas em saúde: educação ambiental, direitos humanos e diversidade étnico-raciais..
  • Carga horária: 80
+ PSICOLOGIA DA SAÚDE II
  • Carga horária: 80
+ PSICOLOGIA DA SAÚDE III
  • Ementa: História da loucura a partir da modernidade. Políticas de saúde mental. Reforma Psiquiátrica e Atenção à saúde. Psicologia e políticas de saúde mental.
  • Objetivo: Compreender as diferentes formas de constituição da loucura na modernidade.
    Entender o processo de Reforma Psiquiátrica.
    Relacionar a Reforma Psiquiátrica com as modificações nas políticas de saúde no Brasil.
    Discutir os fatores que contribuíram para a modificação do modelo hospitalocêntrico e as estratégias de atenção à saúde mental.
  • Carga horária: 40
+ PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO I
  • Ementa: Desenvolvimento psicológico da criança: constituição do sujeito psíquico de acordo com as diferentes abordagens teóricas do desenvolvimento. Abordagem crítica e Integradora dessas diferentes visões do desenvolvimento infantil. Influências históricas, sociais, geo-políticas e ambientais. A realização de pesquisas científicas nesse campo do conhecimento. Discussão de tópicos atuais relacionados ao tema.
  • Objetivo:

    Compreender postulados históricos da formulação de uma psicologia do desenvolvimento humano. Reconhecer diferentes referências epistemológicas que caracterizam e explicam o que é uma psicologia do desenvolvimento. Identificar principais elementos constituintes do desenvolvimento físico, psicomotor, cognitivo e afetivo.   Articular saberes gerais e específicos da psicologia do desenvolvimento humano com práticas em saúde e práticas avaliativas na psicologia contemporânea. Abordar aspectos gerais e específicos das etapas desenvolvimentistas destacando a capacidade de identificar os principais marcos do processo de desenvolvimento referenciados em práticas psicológicas contemporâneas.

  • Carga horária: 80
+ PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO III
  • Ementa: Proporcionar ao acadêmico de Psicologia o quadro referencial teórico do desenvolvimento humano, na 3ª infância, adolescência e fase adulta, abordando aspectos gerais e específicos dessas fases.
  • Objetivo: Analisar os principais aspectos do desenvolvimento humano na 3º infância, adolescência e adultície, refletindo a responsabilidade da aquisição do conhecimento psicológico necessários ao homem, para auxiliar no atendimento urgente das demandas atuais.
  • Carga horária: 80
+ PSICOLOGIA DO TRÂNSITO
  • Carga horária: 40
+ PSICOLOGIA E PROCESSOS EDUCATIVOS I
  • Ementa: Percurso histórico e epistemológico da Psicologia na Educação; Relação Psicologia e Educação; O Psicologismo nos processos educativos presente na escola; Perspectivas teóricas da Psicologia no âmbito da educação; Análise da evolução da Psicologia Educacional enquanto corpo de conhecimento científico, buscando compreender a função do psicólogo educacional, quais os campos de atuação e como ocorre as práticas em diferentes contextos sociais: hospitais, escolas, creches, ambulatórios e comunidades, levando em consideração a atual conjuntura, a LDB e as novas tecnologias.
  • Objetivo: OBJETIVOS:
    Conhecer o percurso histórico e epistemológico realizado pela psicologia e sua interface com a educação;
    Conhecer a trajetória da Educação no mundo e no Brasil e a influência da Psicologia;
    Analisar o desenvolvimento da Psicologia escolar/Educacional, numa perspectiva histórica e evolutiva;
    Conhecer as principais abordagens teóricas da psicologia e suas contribuições nas práticas educativas na escola e outros contextos;
    Identificar as necessidades de práticas educativas em diferentes contextos educacionais/sociais: hospitais, escolas, creches, ambulatórios e comunidades;
    Identificar as estratégias de ação do Psicólogo na realidade Educacional;
    Apropriar-se de um repertório teórico-prático capaz de oferecer subsídios para a implementação de ações e atendimentos aos diferentes níveis de escolaridade.
  • Carga horária: 80
+ PSICOLOGIA EXPERIMENTAL I
  • Ementa: A Psicologia como ciência do comportamento; O Reflexo Inato; O Reflexo Aprendido: Condicionamento Pavloviano; Aprendizagem pelas conseqüências: O reforço; Análise Experimental do Comportamento; O rato como modelo experimental; A Observação do Comportamento; Exercícios Práticos.
  • Objetivo:

    Localizar a Psicologia Experimental no contexto histórico, sua importância, contribuições metodológicas e principais conceitos proporcionando uma visão global da aprendizagem e comportamento humano.

    Compreender a importância e utilidade da análise do comportamento e o efeito da manipulação de variáveis através da prática, realizada no laboratório de condicionamento operante, utilizando animais não humanos para os experimentos.

    A partir da Psicologia Comparada discutir questões relacionadas ao conceito de Bem Estar Animal e princípios éticos, bem como apectos do comportamento humano.

    Treinar a capacidade de observação e registro de comportamento e desenvolver competências para elaboração e redação de relatório dentro das normas de publicações científicas e a utilização de tabelas e gráficos como ferramenta para a apresentação dos resultados.

  • Carga horária: 60
+ PSICOLOGIA EXPERIMENTAL II
  • Carga horária: 60
+ PSICOLOGIA EXPERIMENTAL III
  • Ementa: Apresentação do modelo de intervenção da análise experimental do comportamento, baseado na análise funcional, técnicas e estratégias de modificação do comportamento. O desenvolvimento de Habilidades Sociais (HS), conceitos fundamentais, análise de diferentes contextos e respectivas demandas de desempenho. Os programas de treinamento/ intervenção voltados para promoção de HS. O treino de pais de acordo com os fundamentos da análise do comportamento.
  • Objetivo:

    Definir e caracterizar alguns dos processos psicológicos básicos (aprendizagem, motivação, linguagem, etc) do ponto de vista da Análise do Comportamento. Definir a análise funcional enquanto uma ferramenta de análise do comportamento e aplica-la na identificação de variáveis antecedentes e consequências que mantém comportamentos. Identificar algumas aplicações práticas dos conceitos básicos da análise do comportamento e princípios da análise funcional do comportamento (por exemplo, treino de habilidades sociais, treino de pais, etc.).

  • Carga horária: 60
+ PSICOLOGIA EXPERIMENTAL IV
  • Carga horária: 60
+ PSICOLOGIA FAMILIAR
  • Carga horária: 40
+ PSICOLOGIA HOSPITALAR
  • Carga horária: 80
+ PSICOLOGIA JURÍDICA
  • Carga horária: 40
+ PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL E DO TRABALHO II
  • Ementa: O fator humano e os processos de gestão de pessoas nas organizações; Os subsistemas da gestão de pessoas; Agregar pessoas - recrutamento e seleção; Aplicar pessoas - desenho, descrição e análise de cargos; Recompensar pessoas - avaliação de desempenho, remuneração e benefícios; Desenvolver pessoas - Treinamento e desenvolvimento; Manter pessoas - relações com empregados, segurança e QVT.
  • Objetivo:

    Objetivo Geral:
    Promover estudos acerca dos processos de gestão de pessoas, utilizando as teorias e métodos da Psicologia Organizacional e do Trabalho, visando capacitar os acadêmicos para diagnosticar, planejar, executar e avaliar questões relacionadas aos subsistemas da gestão de pessoas e ao comportamento individual e grupal nas organizações.
    Objetivos Específicos:
    Oferecer subsídios - estratégias e técnicas - que possibilitem a realização de diagnósticos e a criação de medidas interventivas para a melhoria da organização.
    Compreender os objetivos e os principais instrumentos de cada subsistema de Gestão de Pessoas e suas interfaces com os demais subsistemas organizacionais.

  • Carga horária: 80
+ PSICOLOGIA SOCIAL I
  • Ementa: Matrizes Epistemológicas da Psicologia; formas psicológicas e sociológicas da Psicologia Social; Indivíduo, Cultura e Sociedade; abordagens psicossociais: Psicologia Social Científica/Americana/Experimental /Positivista; Ética utilitarista: a história da Psicologia Social a partir da influência positivista; A Nova Psicologia Social, Psicologia Sócio-Histórica;; Construcionismo Social; A História da Psicologia Social ;Formação do Psicólogo Social; Ética do psicólogo social Panorama da Psicologia Social na Atualidade.
  • Objetivo: - Apresentar e problematizar a Psicologia Social como campo de saber e de atuação da Psicologia e sua interface interdisciplinar;
    - Examinar os pressupostos de diferentes abordagens no campo da Psicologia Social;
    - Analisar os diferentes objetos que se configuram nessa área de conhecimento a partir do cenário mundial e local;
    - Promover problematizações do cotidiano contemporâneo a partir das ferramentas teóricas e conceituais da Psicologia Social.
  • Carga horária: 40
+ PSICOLOGIA SOCIAL II
  • Carga horária: 40
+ PSICOLOGIA SOCIAL III
  • Ementa: Abordagem transversal de temáticas da Psicologia Social. Revisão dos aspectos da epistemologia e da ética; Contextualização das temáticas psicossociais:estudos sobre a questões racial, de gênero e Indígena; Mediadores Psicossociais da Exclusão; Estudo sobre Pobreza e a prática de Psicólogos; Psicologia nas Políticas Públicas; Centro de Referência Técnica em Psicologia e Políticas Públicas -CREPOP .
  • Objetivo: - Promover o conhecimento, discussão e análise dos problemas sociais concretos que mobilizam a sociedade brasileira com aportes possíveis da psicologia social;

    - Contextualizar as temáticas abordadas nesta disciplina com o olhar regional e nacional, possibilitando a construção de novos sentidos e práticas sociais.
  • Carga horária: 40
+ PSICOMOTRICIDADE
  • Ementa: Fundamentos Gerais da Psicomotricidade. O Desenvolvimento Psicomotor. Elementos Psicomotores. Avaliação do Desenvolvimento Psicomotor. Educação x Reeducação Psicomotora. Práticas Vivenciais de Psicomotricidade nas Diferentes Fases do Ciclo de Vida. Respiração e Relaxamento. Imagem Corporal. Setting da Terapia Psicomotora. O Brincar como Objeto Terapêutico. Casos Clínicos em Psicomotricidade.
  • Objetivo:

    OBJETIVO GERAL
    Proporcionar ao acadêmico de Psicologia o conhecimento do desenvolvimento psicomotor humano, afim de identificar os padrões das habilidades motoras básicas e componentes estruturais que as influenciam nas diversas etapas da vida, da concepção até a velhice e proporcionar a avaliação psicomotora e a observação de seus desvios, para maior eficiência na promoção, prevenção, diagnóstico e terapêutica do desenvolvimento psicomotor humano.

    OBJETIVOS ESPECÍFICOS

    • Estimular o desenvolvimento teórico-prático em Psicomotricidade;
    • Desenvolver habilidades de avaliação psicomotora;
    • Propiciar a compreensão do brincar ou da utilização dos jogos lúdicos, como forma de estimulação do desenvolvimento psicomotor;
    • Compreender possíveis alterações no desenvolvimento psicomotor.
  • Carga horária: 40
+ PSICONEUROLOGIA
  • Ementa: Estudo funcional do Sistema Nervoso, através da análise da morfofisiologia e suas correlações com o desenvolvimento sensório-motor, perceptual e cognitivo.
  • Objetivo:

    Geral
    Desenvolver no acadêmico de psicologia habilidades gerais para a interpretação funcional do Sistema Nervoso (SN) nas suas relações com o meio externo e meio interno, assim como possibilitar a compreensão das disfunções neurológicos, de seus processos de avaliação e de reabilitação.

    Específicos

    • Ampliar o conhecimento sobre morfofisiologia do SN e sua fisiopatologia;
    • Estudar o processamento e a avaliação das funções cognitivas superiores;
    • Introduzir conceitos gerais sobre neuropsicologia e seus campos de atuação: avaliação e reabilitação.
  • Carga horária: 80
+ PSICOPATOLOGIA I
  • Carga horária: 60
+ PSICOPATOLOGIA II
  • Ementa: Estudos dos transtornos mentais: definição; hipóteses e variantes etiológicas, evolutivas e terminais. CID-10 e DSM-IV: critérios diagnósticos e diagnóstico diferencial. Co-morbidades. Prognóstico. Tratamentos dos transtornos mentais. Prevenção. Aprofundamento das diferentes abordagens teóricas para os aspectos etiológico, evolutivo e interventivo dos transtornos mentais.
  • Objetivo:

    Desenvolver conhecimentos elementares sobre a definição, sintomatologia e contextualização, etiologia, curso evolutivo presumido, critérios diagnósticos, diagnóstico diferencial, co-morbidade, prognóstico e aspectos afins referentes aos diversos transtornos mentais.


    Abordar as especificidades, problematizações, dificuldades e eventuais possibilidades e perspectivas perante os desafios da saúde mental e suas vicissitudes e pluralidades e perante as complexidades das condições mórbidas.


    Proporcionar subsídios psicopatológicos que possam tornar o aluno capaz de avaliar, diagnosticar, compreender e intervir junto aos transtornos mentais estudados.

  • Carga horária: 40
+ TEORIAS E PROCESSOS GRUPAIS I
  • Ementa: Histórico das Teorias Grupais.Principais referenciais teoricos das grupoterapias. Formação de grupos e modalidades grupais. Fenômenos grupais: papéis grupais, transferência , resistência, ansiedade, angústia, acting-out e matriz grupal.
  • Objetivo: Introduzir as teorias grupais no campo da psicologia, seu histórico, suas aplicações,instrumentalizando o aluno para compreender e trabalhar com grupos ,seja na área clínica , bem como na área institucional e comunitária.
  • Carga horária: 60
+ TEORIAS E TÉCNICAS PSICOTERÁPICAS III
  • Ementa: Terapia Cognitiva-Comportamental Teoria e Prática. Sua aplicação com crianças, adolescentes, adultos e idosos.
  • Objetivo:

     e Ao final da disciplina, objetiva-se que o aluno consiga:

    1.  Compreender o modelo cognitivo em psicoterapia;
    2.  Entender as principais caracterísiticas do processo psicoterápico cognitivo-comportamental;
    3.  Identificar as principais técnicas psicoterápicas: Cognitivas, Comportamentais e Experenciais; 
    4.  Diferenciar peculiaridades técnicas e os desafios da TCC em cada etapa do ciclo vital: crianças, adolescentes, adultos e idosos; 
    5.  Identificar as técnicas psicoterápicas mais eficientes para os Trantornos de Humor, Ansiedade e Personalidade;
    6.  Conhecer a Terceira Geração de Terapias Cognitivas.
    7.  Relacionar as teorias cognitivas e comportamentais com a prática clínica em TCC

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

  • Carga horária: 80
+ TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I
  • Ementa: 1. A pesquisa científica. 2. Tipos de pesquisa. 3.A questão do método. 4. Coleta de dados. 5. Projeto de Pesquisa. 6. Normas da ABNT e da APA para elaboração de trabalhos científicos.
  • Objetivo: Sintetizar a base teórico-metodológica concernente à produção científica, perpassando reflexões críticas e éticas.
    Aprofundar e vivenciar as etapas da produção acadêmica e do desenvolvimento de pesquisas científicas em Psicologia.
    Orientar os acadêmicos na produção de um artigo científico, dentro dos preceitos éticos, dos rigores metodológicos reconhecidos pela comunidade científica e das normas da ABNT.
  • Carga horária: 60