Fisioterapia

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Disciplinas

+ ANATOMIA DO SISTEMA LOCOMOTOR
  • Ementa: Sistema Esquelético; Sistema Articular; Sistema Muscular.
  • Objetivo: Classificar morfologicamente e ter noção de como é composto o esqueleto humano. Identificar os tipos e classificação dos ossos, além de suas partes anatômicas. Classificar e exemplificar as articulações quanto aos elementos existentes entre as extremidades ósseas e indicar os movimentos que fazem. Conceituar e descrever os tipos de músculos. Classificar os músculos quanto a origem, inserção, ação e inervação.
  • Carga horária: 40
+ ATIVIDADES INTEGRADAS I
  • Carga horária: 80
+ ATIVIDADES INTEGRADAS II
  • Carga horária: 80
+ ATIVIDADES INTEGRADAS III
  • Carga horária: 80
+ ATIVIDADES INTEGRADAS IV
  • Carga horária: 80
+ ATIVIDADES INTEGRADAS V
  • Ementa: Discussão da ampla variedade biológica dos vertebrados, com ênfase em mamíferos, desde aspectos visíveis (morfo-anatomia) e traços detectáveis através de exames laboratoriais (DNA), até diferenças evolutiva e de crescimento/desenvolvimento (zoologia) e variações na susceptibilidade a doenças. Introdução deste conhecimento a partir de conceitos parasitológicos.
  • Objetivo: Discutir a relação entreparasitologia, morfologia e zoologia evolutiva e seu reflexo na história da espécie humana, a partir de um tema gerador.
  • Carga horária: 80
+ ATIVIDADES INTEGRADAS VI
  • Carga horária: 40
+ CINESIOTERAPIA I
  • Carga horária: 80
+ CINESIOTERAPIA II
  • Ementa: Síndrome do imobilismo. Alongamento, Provas de comprimento muscular, Propriocepção, Mobilização articular, Cinesioterapia aplicada aos transtornos posturais, Estratégias para elaboração de conduta e prescrição de exercícios terapêuticos.
  • Objetivo: Capacitar o educando para avaliar as disfunções neuromusculoesqueléticos e cardiorrespitraórios, habilitando-o para a prescrição e execução de exercícios preventivos e terapêuticos. Desenvolver outras habilidades e competência como: autonomia, investigação na busca de informações, planejamento, organização, capacidade de síntese, dinamismo, proatividade, reflexão e criticidade.
  • Carga horária: 40
+ CORPO HUMANO I
  • Carga horária: 120
+ CORPO HUMANO II
  • Carga horária: 120
+ CORPO HUMANO III
  • Carga horária: 120
+ CORPO HUMANO IV
  • Carga horária: 120
+ DIAGNÓSTICO CINESIOLÓGICO FUNCIONAL I
  • Ementa: Avaliação do paciente. Registros e relatórios dos processos fisioterapêuticos. Avaliação do tórax. Testes musculares manuais. Mensuração no comprimento dos MMSS e MMII. Goniometria. Avaliação sensorial. Avalliação dos reflexos, avaliação da dor, Introdução ao diagnóstico fisioterapêutico, objetivos, conduta fisioterapêutica e evolução diária.
  • Objetivo: 1. Proporcionar ao educando o conhecimento e à identificação dos métodos e técnicas de avaliação 2. Iniciar o educando a elaborar um roteiro adequado para um diagnóstico cinesiológico funcional, assim como traçar objetivos e condutas. 3. Conscientizar o educando da importância dos registros e relatórios fisioterapêuticos 4. Incentivar o educando ao relacionamento interdisciplinar 5. Incentivar à pesquisa
  • Carga horária: 40
+ ELETROTERMOTERAPIA I
  • Ementa: Princípios físicos que justificam a utilização de cada recurso. Estudo e conhecimento dos recursos físicos naturais e terapêuticos. Efeitos fisiológicos, indicações e contra-indicações. Técnicas de manuseio para aplicação de Termaterapia e Eletroterpia de baixa freqüência
  • Objetivo: Proporcionar conhecimento Termoterápicos, Hidroterápicos e Eletroterapêuticos (básicos) na preparação do futuro Profissional
  • Carga horária: 40
+ ELETROTERMOTERAPIA II
  • Carga horária: 40
+ ESTÁGIO SUPERVISIONADO I
  • Ementa: Patologias do sistema musculoesquelético. Avaliação, diagnóstico funcional e tratamento.
  • Objetivo: Proporcionar ao acadêmico a vivência prática e o aprofundamento teórico dos conhecimentos pré-adquiridos nas áreas de ortopedia, traumatologia, esportiva, posturologia e reumatologia por meio do entendimento do processo de avaliação e diagnóstico cinesiológico funcional, objetivos e conduta fisioterapêutica, bem como a evolução terapêutica das principais patologias e transtornos do sistema musculoesquelético.
  • Carga horária: 200
+ ESTÁGIO SUPERVISIONADO II
  • Ementa: Associar os conhecimentos teóricos, obtidos em disciplinas anteriores, aos práticos relacionados à neurologia adulta e pediátrica.
  • Objetivo: Proporcionar ao acadêmico a ordenação e racionalização dos conhecimentos básicos de propedêutica, clínica neurológica e pediátrica e o uso de técnicas específicas de fisioterapia aplicada às áreas de neurologia e pediatria, dando-lhes uma vivência prática e objetiva para o tratamento de pacientes com distúrbios neuromotores e de suas implicações na postura e no movimento, provocadas por diferentes tipos de patologias do sistema nervoso central e periférico, alterações genéticas e degenerativas, além do acompanhamento do desenvolvimento neuropsicomotor de infantes de risco. Possibilitando assim ao acadêmico, percorrer os caminhos desde a avaliação físico-funcional, do diagnóstico e prognóstico neurológico e de sua disfunção físico-sensorial, a fim de traçar objetivos e o plano de tratamento fisioterápico.
  • Carga horária: 200
+ ESTÁGIO SUPERVISIONADO III
  • Carga horária: 220
+ ESTÁGIO SUPERVISIONADO IV
  • Carga horária: 220
+ ESTUDO DO MOVIMENTO HUMANO I
  • Carga horária: 80
+ ESTUDO DO MOVIMENTO HUMANO II
  • Ementa: Anatomia funcional (revisão); Princípios cinesiológicos e biomecânicos básicos (revisão); Controle neural dos movimentos; Função das estruturas músculo-esqueléticas humanas visando à atuação clínica. Evolução do conceito de biomecânica.
  • Objetivo: - Conhecer e identificar os conceitos anatômicos básicos - Conhecer e identificar os princípios biomecânicos básicos - Proporcionar aio acadêmico condições de compreender e avaliar as ações das estruturas do corpo humano em estática e em movimento, afim de promover a saúde, a prevenção de lesões e facilitar seu entendimento relacionado a terapia. - Aplicação de princípios mecânicos no estudo dos organismos vivos
  • Carga horária: 40
+ FISIOTERAPIA CARDIOVASCULAR I
  • Ementa: Revisão Anatomofisiológica do sistema cardio vascular. Sistema de condução. Anatomia das coronárias. Doenças do sistema cardio circulatório. Farmacologia. Doenças Congênitas. Exames clínicos.
  • Objetivo: Proporcionar ao acadêmico de fisioterapia a interação com as principais patologias clínicas do sistema cardio circulatório assim como, tratamento clínico e métodos de diagnóstico.
  • Carga horária: 80
+ FISIOTERAPIA ESPORTIVA I
  • Ementa: Analisar os efeitos do exercício físico e do treinamento desportivo relacionado à prevenção e a reabilitação de lesões desportivas; - Definir padrões adequados à prescrição de exercícios - Construir estratégias de atividade física adequada às condições dos sujeitos praticantes.
  • Objetivo: Ao final da disciplina o aluno deverá ser capaz de: - Avaliar os praticantes de atividade física em aspectos físicos, clínicos e motivacionais; - Analisar aspectos relacionado a atividade física, no que diz respeito a condições do desporto, características biomecânicas, condições emocionais, entre outros, e sua relação com aparecimento de lesões; - Ser capaz de definir, priorizar determinado tipo de atividade para os sujeitos; - Ser capaz de acompanhar e orientar cuidados relacionados à alimentação; antes, durante e depois da atividade física; - Ser capaz de organizar de forma lógica e coerente, sessão de atividade física voltada à promoção da saúde dos sujeitos.
  • Carga horária: 40
+ FISIOTERAPIA ESPORTIVA II
  • Carga horária: 40
+ FISIOTERAPIA NEUROFUNCIONAL I
  • Ementa: Revisão geral sobre a estrutura e funcionamento do Sistema Nervoso (SN). Exame físico-funcional do paciente com patologia do SNC. Aprendizagem motora, controle motor e neuroplasticidade. Fisiopatologia das principais patologias neurológicas. Procedimento terapêuticos básicos em fisioterapia neurofuncional. Exames complementares em neurologia.
  • Objetivo: Capacitar o acadêmico de fisioterapia para o atendimento de pacientes portadores de patologias neurológicas, desenvolvendo habilidades para a avaliação físico-funcional e diagnóstico neuromotor, assim como habilidade básicas em técnicas de fisioterapia neurofuncional e subsídios de trabalho com equipe multiprofissional.
  • Carga horária: 80
+ FISIOTERAPIA RESPIRATÓRIA I
  • Ementa: Avaliação e interpretação das diversas alterações cinético funcionais do sistema cardio respiratório, bem como a disponibilização de condutas adequadas, proporcionando o acompanhamento e avaliação de resultados constantemente.
  • Objetivo: Proporcionar ao acadêmico o reconhecimento das principais doenças do sistema respiratório, dando subsídios teóricos para a intervenção fisioterapêutica nestas doenças. Incentivar o acadêmico ao relacionamento multidisciplinar. Incentivar o acadêmico a pesquisa científica. Promover e estimular o conhecimento das diversas técnicas fisioterapêuticas direcionadas a área hospitalar e ambulatorial relacionadas ao sistema cardiorespiratório, com ênfase no sistema respiratório, e iniciar a capacitação do aluno na avaliação, aplicação de técnicas e programação de tratamentos fisioterápicos, bem como a valiação de resultados. Estimular e valorizar os princípios éticos do ser humano.
  • Carga horária: 80
+ FISIOTERAPIA RESPIRATÓRIA II
  • Carga horária: 80
+ FISIOTERAPIA TRAUMATO-ORTOPÉDICA FUNCIONAL I
  • Ementa: Abordagem cinético-funcional e fisioterapêutica nas afecções neuroimunológicas, afecções cérebro- vasculares e nos distúrbios reumáticos. Aspectos gerais, avaliação, diagnóstico e prognóstico cinético- funcional. Elaboração do plano de tratamento fisioterapêutico: métodos e técnicas, indicações e contra- indicações. Critérios de avaliação funcional e alta.
  • Objetivo: Propiciar aos acadêmicos o aprofundamento teórico além de, promover vivências práticas nas disfunções musculoesqueléticas nos diferentes níveis de atenção aplicados nos ciclos de vida, capacitando o aluno a desenvolver habilidades e competências para uma boa construção de um diagnóstico físico-funcional, e promovendo no aluno uma capacidade crítica e reflexiva para a construção do próprio conhecimento.
  • Carga horária: 80
+ FUNDAMENTOS DE SAÚDE
  • Ementa: Desenvolvimento da Assistência e fundamentos de saúde em procedimentos técnicos. Prevenção e controle sistemático de infecção hospitalar e de doenças transmissíveis. Aquisição de conhecimentos e habilidades para atender as necessidades de pequena e média complexidade dos clientes. Orientações de saúde ao cliente e a família.
  • Objetivo: - Adquirir conhecimentos e habilidades técnicas para atender as necessidades de pequena e média complexidade dos clientes. - Prestar Assistência integral ao cliente.
  • Carga horária: 40
+ GESTÃO EM SAÚDE
  • Carga horária: 40
+ HIDROCINESIOTERAPIA I
  • Carga horária: 40
+ HIDROCINESIOTERAPIA II
  • Ementa: Subsidiar e fundamentar teoricamente o aluno para atendimento em piscina terapêutica, tornando-o conhecedor das propriedades e características da água que fazem da hidrocinesioterapia um recurso terapêutico. Indicações e contra-indicações, técnicas de aquáticas aplicadas à patologias diversas, e estudo da interação ao trabalho multidisciplinar.
  • Objetivo: Proporcionar ao acadêmico conhecimento referente ao ambiente aquático para futura vivência prática e atendimento de pacientes de diversas patologias em piscina terapêutica.
  • Carga horária: 40
+ HISTÓRIA E FUNDAMENTOS DA FISIOTERAPIA
  • Ementa: Contextualizar a evolução hsitorica da Fisioterapia, seus principios e fundamentos ´tecnicos asistenciais, politicos, reconhecer as representatitividades de classe e seus papéis sociais. a legisdlação vigente referente a formação a atuação e participação social.
  • Objetivo: Inserir o academico no universo profissional compreendendo o seu protagonismos na construção historica da profissão e da sociedade.
  • Carga horária: 80
+ HUMANIDADES I
  • Carga horária: 40
+ HUMANIDADES II
  • Carga horária: 40
+ NEUROCIÊNCIA I
  • Carga horária: 40
+ NEUROCIÊNCIA II
  • Ementa: Estudo do funcionamento cortical. Sistema sensorial (recepção dos estímulos a sua codificação cerebral) e motricidade humana (da elaboração à execução dos movimentos). Funcionamento vegetativo e controle das emoções. funções cognitivas. Neuroplasticidade e reabilitação.
  • Objetivo: Habilitar o acadêmico de fisioterapia para conhecimentos teóricos e práticos básicos de anatomia e fisiologia dos sistemas sensoriais e motores do SN e adquirir habilidades para sua interpretação funcional nos principais problemas decorrentes de alterações nestes.
  • Carga horária: 40
+ PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES
  • Ementa: Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no SUS, Documento Técnico da Política Integrativas e Complementares no SUS, Objetivos e Diretrizes, Responsabilidades Institucionais, Métodos e Técnicas Complementares e Manuais.
  • Objetivo: 1. Proporcionar ao educando a conhecer a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no SUS e as Responsabilidades Institucionais. 2. Proporcionar ao educando a conhecer o Documento Técnico da Política Integrativas e Complementares no SUS, seus objetivos e diretrizes. 3. Proporcionar ao educando a conhecer os Métodos e Técnicas Complementares e Manuais. 4. Conscientizar o educando da importância da equipe multidisciplinar e da pluralidade.
  • Carga horária: 40
+ PRÓTESE E ÓRTESE
  • Carga horária: 80
+ RECURSOS TERAPÊUTICOS MANUAIS I
  • Ementa: Revisão anatomo-fisiológica do tecido conjuntivo; retrospectiva histórica da massoterapia; definições e terminologias utilizadas em massoterapia, massagem clássica, efeitos mecânicos, fisiológicos, psicológicos e terapêuticos da massagem;
  • Objetivo: Fundamentar os recursos Terapêuticos manuais em especial a massoterapia, Proporcionar ao acadêmico o conhecimento de técnicas de massagem clássica, favorecendo o aprendizado de seus efeitos fisiológicos e sua aplicabilidade.• Habilitar o aluno para avaliar a necessidade da aplicação da massoterapia considerando-se os efeitos produzidos por cada técnica; Preparar o acadêmico para escolher e empregar procedimentos terapêuticos manuais para o tratamento de disfunções ósteo-mio-articulares, neuromusculares e cárdio-respiratórias.
  • Carga horária: 40
+ SAÚDE DA CRIANÇA I
  • Ementa: Estudar teoricamente e vivenciar em atividades práticas as fases das aquisições motoras grossas, finas e da linguagem, as alterações significativas do desenvolvimento - neuro-sensório-motoras, o crescimento infantil, o efeito dos quadros de desnutrição e da deficiência mental sobre o desenvolvimento, análise da marcha infantil, distúrbios ortopédicos e metabólicos pertinentes a infância.
  • Objetivo: Saúde da Criança I visa proporcionar ao aluno do 7º semestre de fisioterapia as considerações gerais de assistência à saúde da criança e do adolescente, atuando na promoção primária, secundária e terciária da saúde infantil, nos diferentes níveis de complexidade de atenção à saúde. Leva o acadêmico ao conhecimento do crescimento e do desenvolvimento infantil, garantindo que o processo se de adequadamente, percebendo desvios e evitando que estes se transformem em patologias mais complexas.
  • Carga horária: 80
+ SAÚDE DA CRIANÇA II
  • Carga horária: 80
+ SAÚDE DA MULHER I
  • Ementa: Revisão anatômica da cintura pélvica e aparelho reprodutor feminino. Principais alterações físico-funcionais e biopsicosociais da mulher em seus diferentes ciclos de vida. Atuação fisioterápica na saúde da mulher: Avaliação físico-funcional e história de vida, formulação de diagnóstico fisioterápico, objetivos de tratamento, condutas, evolução e prognóstico. Conduta e postura profissional.
  • Objetivo: Conhecer as características femininas em todos os ciclos de vida. Identificar a necessidade de abordagem fisioterápica perante as situações apresentadas pela mulher em cada fase. Dominar as indicações e contra-indicações de técnicas fisioterápicas na prevenção, recuperação e tratamento da mulher com alterações obstétricas e/ou ginecológicas. Conhecer e aplicar na prática as condutas éticas da atuação profissional. Conhecer a importância da atuação em equipe multiprofissional em todos os níveis de cuidado da saúde da mulher.
  • Carga horária: 80
+ SAÚDE DA MULHER II
  • Carga horária: 80
+ SAUDE DO IDOSO
  • Carga horária: 40
+ SAÚDE DO TRABALHADOR I
  • Ementa: Saúde do trabalhador, processo de trabalho em fisioterapia, fisioterapia do trabalho, legislação sobre a saúde do trabalhador, biomecânica ocupacional, fisiopatologia das doenças ocupacionais, ambiente de trabalho, princípios e aplicação da ergonomia, análise ergonômicas, programas de ergonomia.
  • Objetivo: Introduzir os aspectos teórico-práticos sobre ergonomia e saúde, permitindo a discussão teórica de conceitos básicos sobre saúde e trabalho, processo de trabalho em fisioterapia e aspectos práticos das atividades laborais, subsidiando uma construção crítica dos aspectos biopsicossociais da saúde do trabalhador.
  • Carga horária: 40
+ SAÚDE DO TRABALHADOR II
  • Carga horária: 40
+ SAÚDE FUNCIONAL I
  • Ementa: Inserção do acadêmico na Politica publica adotada em 65 paises pela OMS sobre a CIF desenvolvendo atividades de implantaçao desta politica na ucdb, em Campo Grande, no estado e no Brasil. .
  • Objetivo: Inserir o academico no contexto da saúde funcional tendo como referência a CIF
  • Carga horária: 40
+ SAÚDE FUNCIONAL II
  • Carga horária: 40
+ SAUDE MENTAL
  • Carga horária: 40
+ VIVÊNCIAS PRÁTICAS EM FISIOTERAPIA
  • Ementa: Vivências práticas em fisioterapia nos seus diversos cenários de atuação.
  • Objetivo: Apontar ao acadêmico de fisioterapia os vários cenários de atuação do fisioterapeuta por meio das vivências práticas.
  • Carga horária: 40