Arquitetura e Urbanismo

Indique a um amigo

Disciplinas

+ COMPUTAÇÃO GRÁFICA I
  • Ementa: Conceitos de representação gráfica digital aplicadas à Arquitetura. Desenho assistido por computador, introdução aos sistemas CAD e sistemas BIM, aplicações do programa. Representações gráficas bidimensionais e tridimensionais do projeto de Arquitetura.
  • Objetivo:

    Capacitar o aluno ao manuseio de editores gráficos, como também a sua elaboração de desenhos e projetos da área de Arquitetura e Urbanismo, utilizando o software de computação gráfica (Revit)

  • Carga horária: 80
+ COMPUTAÇÃO GRÁFICA II
  • Carga horária: 40
+ CONCEPÇÃO ESTRUTURAL
  • Ementa: AAnálise da morfologia das estruturas. Sistemas estruturais e os correspondentes esforços. Estimativa dos carregamentos atuantes e pré-dimensionamento das estruturas. Comportamento e aplicação de concreto armado, aço e madeira. Tipologias e partido de sistemas estruturais. Relação entre as formas naturais e as concebidas pelo homem.
  • Objetivo:

    Apresentar ao aluno a importância do conhecimento de sistemas estruturais para a concepção de projetos arquitetônicos.

    Fornecer ao aluno as bases necessárias para o entendimento do equilíbrio, das tensões e das deformações das estruturas.

    Viabilizar o estudo qualitativo do comportamento estrutural através da confecção e observação de modelos físicos.

    Proporcionar ao aluno o entendimento das evoluções, inovações e tendências dos sistemas estruturais.

  • Carga horária: 80
+ CONFORTO AMBIENTAL I
  • Ementa: Noções de termodinâmica. Transferência de calor e de massa. Conforto térmico e de ventilação natural. Sistemas de condicionamento de ar. Radiação solar direta e difusa. Iluminação natural e artificial.
  • Objetivo:

    Capacitar o aluno a compreender os principais conceitos de conforto ambiental e apresentar noções básicas que possam ser incorporadas ao processo de início de concepção arquitetônica permitindo a otimização do projeto em face de seu entorno climático e às necessidades de seus futuros ocupantes, bem como, definir uma abordagem do projeto da construção desde seu início em ligação íntima com o lugar e o ambiente que o rodeia, o clima, os hábitos construtivos locais associando à responsabilidade ambiental.

  • Carga horária: 80
+ CONFORTO AMBIENTAL II
  • Carga horária: 80
+ DESENHO E EXPRESSÃO I
  • Carga horária: 80
+ DESENHO E EXPRESSÃO II
  • Carga horária: 80
+ DESENHO TÉCNICO I
  • Carga horária: 80
+ DESENHO TÉCNICO II
  • Carga horária: 80
+ ERGONOMIA
  • Ementa: Introdução à Ergonomia: aspectos históricos, conceituais e metodológicos. O projeto ergonômico aplicado à Arquitetura e Urbanismo. Ergodesign e Desenho universal: conceitos e aplicações. Acessibilidade.
  • Objetivo:

    Desenvolver métodos e técnicas de aplicações ergonômicas nos projetos de arquitetura. Aprimorar o discernimento no exame bio-fisiológico no processo de projetação arquitetônica, colocando o homem como fator preponderante no processo de criação de projeto. Apresentar conceitos de Desenho Universal e Acessibilidade.

  • Carga horária: 40
+ ESTÁGIO SUPERVISIONADO I
  • Ementa: Estágio obrigatório visando o exercício da investigação e da prática da Arquitetura e Urbanismo. O Programa será desenvolvido através de Escritório Modelo, e/ou através de convênios com escritórios de projeto de Arquitetura e Urbanismo, e/ou através de convênios com órgãos e/ou instituições afins a área, ficando sua aceitação a critério da Coordenação do Curso. Desencadear a experiência de trabalho técnico e prático nas áreas de abrangência do curso, oportunizando a análise de suas atividades em ambientes de estágio profissionalizante, bem como o domínio e a segurança sobre os processos de serviços profissionais; e a redação formal de relatórios com linguagem técnica e apresentação oral e escrita.
  • Objetivo:

    1. Oportunizar o conhecimento dos instrumentais necessários para a elaboração do projeto de Estágio supervisionado e seus Relatórios.

    2. Orientar e avaliar as diversas etapas na construção do trabalho em ambiente de estágio.

    3. Transformar a obrigação do trabalho de Estágio Supervisionado numa experiência que permita revisão dos conhecimentos adquiridos ao longo do curso e amadurecimento do processo de auto/aprendizagem.

  • Carga horária: 80
+ ESTÁGIO SUPERVISIONADO II
  • Carga horária: 160
+ ESTUDOS AMBIENTAIS
  • Ementa: Evolução histórica da questão ambiental na Arquitetura e Urbanismo. Casos históricos. Problemas ambientais em escala global. O conceito de desenvolvimento sustentável e perspectivas para o futuro. Destruição da camada de ozônio, chuva ácida, efeito estufa. Conservação da biodiversidade. Desertificação.
  • Objetivo:

    Construir conceitos acerca do meio natural;

    Capacitar os alunos a resolver problemas ambientais aplicados;

    Definir conceitos e problemas ambientais aplicados à Arquitetura e Urbanismo.

  • Carga horária: 40
+ ESTUDOS SOCIOECONÔMICOS
  • Carga horária: 40
+ GEOMETRIA DESCRITIVA
  • Ementa: Construções geométricas básicas para a solução de problemas gráficos envolvendo lugares geométricos. Sistemas de projeções. Sistema de projeções cotadas para a solução de problemas usando pontos, retas, planos, épuras, pertinências, interseções e coberturas planas.
  • Objetivo: Propiciar conhecimento que capacitem os acadêmicos:
    Aplicar as noções e princípios do desenho geométrico plano na formulação dos principais princípios descritivos. Reconhecer e conceituar lugares geométricos. Aplicar o processo dos lugares geométricos para resolver problemas. Identificar os principais sistemas de projeções. Transformar, por projeção, uma figura do 3D numa figura 2D. Escolher o sistema de representação mais adequada à resolução projeto. Desenvolver a capacidade de expressão, através do desenho projetivo. Utilizar os processos inerentes aos principais sistemas de representação por projeção. Converter situações do espaço físico em esquemas abstratos exprimíveis por figuras projetadas. Identificar a posição, no espaço, de pontos, retas e planos, dadas as suas projeções (Épura), relacionado-os para resolução de problemas descritivos.
  • Carga horária: 80
+ GEOTECNIA NA ARQUITETURA
  • Ementa: A crosta terrestre, mecânica e tipos de solos. Procedimentos, amostragem e tipos de sondagens. Tipos de fundações, diretas ou rasas. Fundações profundas. Cortinas de contenção. Movimentação de terra, taludes e muros de arrimo. Procedimentos de escavação e aterro. Estudo de projetos em subsolos, e análise de estabilidade: encostas, aterros e escavações.
  • Objetivo:

    Apresentar conceitos de Geotecnia aos futuros profissionais de Arquitetura e Urbanismo, preparando-os para lidar com os aspectos geotécnicos envolvidos nos projetos arquitetônicos e de urbanismo, e em sua implantação.

    Propiciar ao aluno conhecimento sobre de mecânica dos solos, relativo à melhoria da capacidade de suporte de solos, interpretação e utilização de dados de sondagens, adoção de solução em fundações de obras urbanísticas e arquitetônicas.

    Permitir ao aluno, que através dos conhecimentos adquiridos nesta disciplina, diante dos resultados da análise de dados coletados em campo, amostragens e ensaios do solo em questão, decida de forma eficiente e segura, optar por tipos de fundação, utilizando soluções alternativas compatíveis com as características e propriedades do solo destinado a execução das edificações e obras de suas atribuições.

    Projetar e executar edificações, obras arquitetônicas e urbanísticas, com informações técnicas (geotécnicas) suficientes para garantir o adequado suporte e contenções dos esforços previstos.

     

  • Carga horária: 80
+ HUMANIDADES I
  • Carga horária: 40
+ HUMANIDADES II
  • Carga horária: 40
+ INTRODUÇÃO À ARQUITETURA E URBANISMO
  • Ementa: Conceitos fundamentais de arquitetura, urbanismo e cidade. O significado da obra arquitetônica e patrimônio edificado. Os fazeres, atividades, responsabilidades e oportunidades do profissional de arquitetura. As instituições, órgãos oficiais e as organizações associativas da profissão. Conceitos básicos, processos de trabalho, e instrumental necessário, visando explicitar o caráter interdisciplinar da profissão baseados em Teoria e Metodologia de Projeto.
  • Objetivo: Capacitar o aluno à compreensão do significado cultural da obra arquitetônica e do conjunto urbano que se insere, tendo uma visão geral do campo disciplinar da Arquitetura e Urbanismo, através de conceitos básicos, processos de trabalho e do instrumental necessário, visando explicitar o caráter interdisciplinar da profissão.
  • Carga horária: 40
+ INTRODUÇÃO AO PROJETO ARQUITETÔNICO
  • Ementa: Contexto arquitetônico e linguagem arquitetônica. Escala, proporção, elementos arquitetônicos e análises gráficas. Volumes e modelos tridimensionais na arquitetura. Composição e intenção projetual. Referenciais arquitetônicos. Introdução à prática do projeto arquitetônico.
  • Objetivo:

    GERAIS

    > Entender o projeto como forma arquitetônica, meio e acervo cultural. Compreender o objeto arquitetônico como registro das manifestações culturais da humanidade. Discutir a arquitetura contemporânea: redefinição dos espaços em relação aos novos valores políticos, sociais, econômicos, culturais e tecnológicos;

    > Conhecer ferramentas metodológicas de apoio para a produção projetual arquitetônica.

     

    ESPECÍFICOS

    > Possibilitar a compreensão dos diversos aspectos envolvidos no processo do projeto de arquitetura que abranja a edificação e o seu entorno, construído e natural, considerando a discussão do público e do privado;

    > Discutir a importância do processo criativo na elaboração do projeto arquitetônico;

    > Desenvolver, através da recuperação escalar de projetos arquitetônicos de notório reconhecimento, metodologias próprias para projetos de arquitetura de pequena complexidade, na adoção do partido arquitetônico e em sua concepção estética;

    > Exercitar soluções funcionais através de fluxogramas, pré-dimensionamentos, programa de necessidades e organização espacial;

    > Transmitir conceitos e noções básicas sobre ergonomia e antropométrica;

    > Praticar a representação do estudo preliminar do projeto arquitetônico, mediante normas técnicas pertinentes.

  • Carga horária: 80
+ MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO E ACABAMENTO II
  • Ementa: Materiais de uso corrente em Arquitetura e Urbanismo e suas principais propriedades. Características físicas e mecânicas de materiais naturais e industrializados: Madeira. Cerâmica. Rochas. Vidro. Polímeros. Aço. Características tecnológicas, métodos de ensaio, especificações e normas. Tintas e impermeabilizantes. Patologia das construções: Perdas e Desperdícios nas Construções.
  • Objetivo:

    Fornecer ao aluno conhecimentos sobre os principais materiais de construção utilizados em obras, suas características e propriedades físicas e químicas. Capacitar o aluno a identificar, caracterizar e especificar o tipo necessário de material, sua aplicação e finalidade a ser utilizado, conformes as necessidades e tipologias, evitando desperdício e falhas em sua aplicação (patologias). Apresentar produtos manufaturados existentes e alternativas utilizados nas construções em geral.

  • Carga horária: 80
+ METODOLOGIA CIENTÍFICA
  • Carga horária: 40
+ PLANEJAMENTO DE INFRAESTRUTURA URBANA
  • Ementa: Noções de instalações urbanas: rede hidráulica, rede elétrica, rede de telefonia e transmissão de dados. Serviços e equipamentos públicos. Equipamentos urbanos e comunitários. Saneamento básico e limpeza pública. Redes de abastecimento de água, esgoto e energia elétrica. Drenagem urbana. Transportes urbanos. Arborização Urbana. Fundamentos do Planejamento e do Projeto dos Espaços Livres Públicos Urbanos.
  • Objetivo:

    Promover o entendimento de noções básicas de infraestrutura urbana através do estudo de redes de distribuição e demais processos que se inter-relacionam com o desenvolvimento urbano. Ainda, capacitar a interpretação/elaboração de projetos de infraestrutura urbana.

  • Carga horária: 80
+ PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL
  • Ementa: Introdução ao estudo do Planejamento Urbano e Regional e o processo de ocupação do espaço urbano. Dinâmica do crescimento das cidades e conflitos urbanos. Instrumentos do planejamento urbano, políticas públicas, gestão, processos participativos e o Plano Diretor Municipal. Elementos básicos da metodologia do planejamento: conceitos, métodos de elaboração, coleta e organização de dados, diagnóstico, análise e proposição de políticas e intervenção em escala urbana e regional. Desenvolvimento urbano sustentável.
  • Objetivo:

    Possibilitar ao acadêmico apropriar-se de fundamentos conceituais e metodológicos, afim de contribuir nos conhecimentos relacionados à urbanização e a elaboração de propostas, projetos e diretrizes no âmbito do planejamento urbano e regional.

  • Carga horária: 80
+ PROJETO ARQUITETÔNICO DO ESPAÇO COMERCIAL II
  • Ementa: Desenvolvimento de projetos de Arquitetura através do estudo das necessidades de requalificação formal e funcional entre edifício e meio urbano. Análise e aplicação das condicionantes culturais, históricas, estéticas, técnico-construtivas e socioeconômicas. Uso de soluções e tecnologias sustentáveis. Inserção urbana. Aprofundamento projetual com ênfase em Anteprojeto.
  • Objetivo: Demonstrar ao aluno bases de teoria do projeto arquitetônico de padrão comercial, aprofundando sua complexidade. Inserir, por meio de métodos, noções de organização e fluxos do espaço a ser construído, com foco comercial. Capacitar a compreensão de Legislação Municipal, seus significados e importância. Aplicação de materiais e de sistemas construtivos. Preparar o aluno a projetar ambientes internos e externos aptos a sua utilização, com ferramentas teóricas e práticas.
  • Carga horária: 120
+ PROJETO ARQUITETÔNICO DO ESPAÇO RESIDENCIAL II
  • Ementa: A metrópole como adensamento nos espaços. Ênfase a espaços residenciais multifamiliares. Abordagem nas instalações residenciais coletivas. Tratamento de espaços privados (particulares) agregados ao conjunto arquitetônico. Instalações coletivas prediais. Iniciação projetual de Estudos Preliminares.
  • Objetivo:

    Ao final do curso o aluno deverá compreender os fundamentos envolvidos no processo de projeto de arquitetura. Pretende, também, capacitá-los a definir a organização espacial de uma edificação, em relação ao programa, ao local e aos principais elementos construtivos nela empregados. Além de aguçar o processo crítico do aluno sobre suas próprias ideias, melhorando assim a otimização de seu trabalho, fazendo uso de técnicas e normas.

  • Carga horária: 120
+ PROJETO ARQUITETÔNICO DO ESPAÇO UTÓPICO
  • Ementa: Elaboração de modelos concretos baseados no imaginário e na fantasia (UTOPIA). Discussão do compromisso com as possibilidades de realização e de utilização prática do espaço arquitetônico projetado. Elaboração de cenários físico-sociais hipotéticos, a partir da projeção de edificações ideais que utilizem tecnologias altamente "aperfeiçoadas".
  • Objetivo: Através de análises dos conceitos de utopia e espaço utópico busca-se traçar metas reais a serem atingidas na elaboração de projetos e no exercício da profissão. Sensibilizar os alunos à busca constante do aprimoramento projetual e atenção à mais vasta gama de necessidades do homem a serem alcançadas.
    Elaborar propostas multidisciplinares buscando atender os interesses dos indivíduos, da coletividade e das cidades. Explorar os limites entre real e utópico nos campos da tectônica, do urbano e das tecnologias construtivas.

    obs.: este plano está sujeito a alterações
  • Carga horária: 120
+ PROJETO DE ARQUITETURA DE INTERIORES
  • Ementa: Planejamento dos espaços internos a partir das características sociais e culturais, buscando atender as necessidades ambientais com ênfase nas particularidades ergonômicas, tecnológicas, funcionais e estéticas. Conceber na arquitetura de interiores, espaços para o adequado desenvolvimento das atividades humanas nos seus mais variados aspectos.
  • Objetivo:

    Saber da importância da arquitetura de interiores no contexto geral da arquitetura em si. Através do programa de necessidades e análise do cliente, conseguir realizar uma proposta completa, atendendo fatores estéticos, formais e economicos. Ao final do curso o aluno deverá compreender os fundamentos envolvidos no processo de um projeto de interiores.

  • Carga horária: 80
+ PROJETO DE PAISAGISMO I
  • Carga horária: 80
+ PROJETO DE PAISAGISMO II
  • Ementa: Fundamentos conceituais sobre: Paisagem Antrópica e Paisagem Urbana. Espaços livres de Urbanização, edificação e morfologia da Paisagem. Planos de massas e plano de Zoneamento. Vegetação como elemento de projeto. Tipos vegetais aplicados ao projeto paisagístico. Diretrizes de projeto e os Planos Conceituais de macro paisagismo. Composição de espaços livres e o projeto paisagístico na escala urbana.
  • Objetivo:

    Proporcionar ao academico visão critica e tecnica na elaboração de projetos de paisagismos em  escala macro.

  • Carga horária: 40
+ PROJETO DE URBANISMO I
  • Ementa: Conceituação. Morfologia Urbana. Teorias da Forma Urbana. Espaço público e privado. Usos, funções e equipamentos urbanos. As inter-relações entre as edificações, os fluxos de transporte, redes de infraestrutura, áreas livres e espaços públicos. Plano e Projeto. Estudos relacionados ao parcelamento urbano e intervenções em vazios urbanos. Desenvolvimento de projeto urbano.
  • Objetivo:

    Possibilitar ao acadêmico apropriar-se de fundamentos conceituais e metodológicos, que o permita compreenderas relações do espaço edificado com os espaços livres e os seus diversos significados no contexto da cidade. Tem por objetivo preparar o aluno para a elaboração de projetos urbanísticos de forma abrangente, levando em consideração as diversas interações existentes entre as formas da cidade e os seus cidadãos, as potencialidades do local, os limites impostos pelo poder público sobre a propriedade, os aspectos relativos às atividades econômicas, o uso social, sua relação com o ambiente natural, a percepção espacial, a legislação urbanística e a história do urbanismo, da arquitetura e da cidade.

  • Carga horária: 80
+ PROJETO DE URBANISMO II
  • Carga horária: 80
+ SISTEMAS ESTRUTURAIS NA ARQUITETURA II
  • Ementa: CConceitos básicos de análise estrutural: modelos estruturais, equilíbrio e compatibilidade. Propriedades físicas e mecânicas da madeira. Classificação e características das principais madeiras brasileiras. Dimensionamento e verificação de peças de madeira de seção simples e composta. Sistemas construtivos em madeira. Ligações pregadas, parafusadas e coladas. Propriedades físicas e mecânicas dos aços estruturais. Classificação e características dos principais tipos de aços disponíveis. Dimensionamento e verificação de peças de aço de seção simples e composta. Sistemas construtivos em aço. Ligações parafusadas, rebitadas e soldadas.
  • Objetivo:

    Capacitar o aluno à compreensão do significado da estrutura na obra arquitetônica, suas interações e dependências.

    Discutir os conceitos básicos relativos à mecânica das forças e materiais e do conjunto que forma a edificação, tendo uma visão geral do funcionamento do arcabouço estrutural através de conceitos básicos, descrição do processos básicos de cálculo e do instrumental matemático necessário, visando explicitar e interiorizar o entendimento físico do projeto arquitetônico como elemento construtivo factível.

    Fornecer informações necessárias ao entendimento das estruturas de madeira e estruturas de aço.

  • Carga horária: 80
+ TEORIA E HISTÓRIA DA ARQUITETURA E DO URBANISMO DAS CIDADES
  • Ementa: O surgimento do ideal projetual da cidade, ou seja, da urbis como tema do projeto, desde os primeiros desenhos da Cidade Ideal Renascentista, passando pela Cidade Capital Barroca até chegar à Cidade Funcional Moderna e a Cidade Colagem Pós-Moderna. As origens históricas e as especificidades históricas da Cidade Brasileira.
  • Objetivo: Situar o acadêmico histórica e geograficamente na evolução das cidades pensando a produção da cidade além da produção do conhecimento histórico, a construção do cenário geográfico e politico. O aluno ao final da disciplina devera compreender e identificar a cidade através de uma tríplice dialética do Espaço, do Tempo e do Ser Social como bases de um materialismo histórico e geográfico.
  • Carga horária: 40
+ TEORIA E HISTÓRIA DA ARQUITETURA E DO URBANISMO II
  • Ementa: Estudo e análise das principais obras e do traçado urbano das cidades que influenciaram a Arquitetura ocidental desde o período medieval até a Revolução Industrial. A história das principais civilizações mesoamericanas, Idade Média, Renascimento e Revolução Industrial. Estudo da teoria e da história da arquitetura e interpretação histórica da paisagem urbana e do espaço arquitetônico. A concepção e significado da forma. A técnica construtiva e função dos edifícios.
  • Objetivo:

    Capacitar o aluno a estabelecer relações entre a História da Arquitetura e do Urbanismo com a evolução da própria sociedade, para que possa também compreender a evolução do pensamento e, assim, mediado pela Teoria da Arquitetura e do Urbanismo, possa perceber o papel destas como agentes sociais ao longo do tempo, sendo capaz de (mesmo que ainda parcialmente) investiga-lo, interpretá-lo e questioná-lo.

  • Carga horária: 80
+ TEORIA E HISTÓRIA DA ARQUITETURA E DO URBANISMO IV
  • Ementa: Estudo e análise crítica da teoria e da produção arquitetônica e do espaço urbano no mundo, da Revolução Industrial (1760) aos dias atuais, as condicionantes artístico-culturais, sócio-econômicos, técnicos e tecnológicos. Estudo da teoria da Arquitetura, do espaço arquitetônico e da paisagem urbana; a concepção e significado da forma; as técnicas construtivas e função dos edifícios.
  • Objetivo:

    Capacitar o aluno à compreensão do significado cultural da obra arquitetônica e do conjunto urbano que se insere, tendo uma visão geral do campo disciplinar da Arquitetura e Urbanismo, através de conceitos básicos, processos de trabalho e do instrumental necessário, visando explicitar o caráter interdisciplinar da profissão.

  • Carga horária: 80
+ TOPOGRAFIA
  • Carga horária: 80
+ TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I
  • Ementa: Trabalho individual. Definição do tema a ser desenvolvido no Projeto Final e efetiva opção entre pesquisa técnica-cientifica, Arquitetura e/ou Urbanismo. Pesquisa e elaboração da proposta. Conceituação do objeto da Proposta, justificativa, embasamento teórico. Definição do orientador e da banca examinadora, do meio físico e social da proposta em âmbito teórico ou anteprojeto de arquitetura.
  • Objetivo: O TCC tem como objetivo avaliar as condições técnico-científicas do acadêmico de Arquitetura e Urbanismo da UCDB, em demonstrar sua capacidade de percepção da realidade ao exercício profissional pleno.
  • Carga horária: 120