PSICOLOGIA (FORMAÇÃO DE PSICÓLOGO)
Bacharelado | Graduação | Matutino, NoturnoUm curso para pessoas que...
Se interessam pelo cuidado do outro e são curiosas sobre as relações humanas, além de críticas e reflexivas sobre os pensamentos, sentimentos e comportamentos das pessoas em suas diferentes relações, sejam elas pessoais, familiares e do trabalho. A psicologia é uma área que exige constantemente um posicionamento ético, com uma visão ampla do ser humano, capaz de reconhecer, respeitar e dialogar com a diversidade, reconhecendo o indivíduo naquilo que ele é e em suas relações. A profissão de psicólogo é focada na qualidade de vida a partir da prevenção e promoção da saúde mental.
Tenha uma profissão capaz de ser…
O psicólogo deve saber se comunicar bem, trabalhar em equipe, ser criativo e inovador. Deve acompanhar atentamente as transformações que ocorrem no campo científico e profissional da Psicologia, dentro das diferentes áreas de atuação, como, por exemplo, a psicologia organizacional, escolar/educacional, saúde, jurídica, do esporte, clínica, hospitalar, social, entre tantas outras áreas.
Sobre o curso
5 ANOS Período
Matutino, Noturno
Criado em 1975, o curso de Psicologia da UCDB foi o primeiro de Campo Grande, sendo o único até meados dos anos 2000.
A formação em Psicologia na UCDB segue um projeto pedagógico atento às questões urgentes e emergentes do mundo contemporâneo. Ele se estrutura em um núcleo comum – de caráter generalista –, acrescido de ênfases curriculares, conforme as Diretrizes Curriculares Nacionais.
O núcleo comum é constituído por um conjunto de conteúdos e atividades que possibilitam o desenvolvimento de competências e habilidades em uma base homogênea de formação, voltado para a capacitação básica dos conteúdos da Psicologia, tanto no campo de conhecimento quanto no campo de atuação.
As ênfases curriculares (Avaliação Psicológica na Atualidade e Psicologia e Saúde na Contemporaneidade) possibilitam a concentração e o aperfeiçoamento de estudos nos domínios da atuação profissional, envolvendo um conjunto de competências, habilidades e conhecimentos, diferenciando a formação do psicólogo, concebidas em congruência com a vocação da instituição e com as demandas sociais da região.
A ênfase em Avaliação Psicológica na Atualidade possibilita ao formando em Psicologia da UCDB o estudo de diferentes recursos, estratégias e instrumentos de observação e avaliação, fundamentais para a compreensão diagnóstica em diversos domínios, níveis e áreas de ação profissional. O curso permite, assim, uma formação robusta acerca dos contextos e procedimentos desde a escolha, administração e interpretação dos testes psicológicos, isso tudo por meio das disciplinas e dos estágios, capacitando o estudante na elaboração de resultados escritos dentro dos parâmetros do processo avaliativo.
Já a ênfase em Psicologia e Saúde na Contemporaneidade se volta para as competências acerca da atuação em ações de saúde em diferentes instituições, sejam elas públicas, não governamentais ou de controle privado, assim como na clínica. Essas ações dizem respeito às práticas de prevenção e promoção em saúde voltadas à capacitação de indivíduos, grupos, instituições e comunidades, para proteger e promover a saúde e a qualidade de vida, tendo como objetivo a compreensão crítica dos fenômenos psicossociais em diferentes contextos, bem como o desenvolvimento de habilidades e técnicas voltadas para ações de prevenção e promoção da saúde.
Corpo Docente
matriz curricular
- PSICOLOGIA CIÊNCIA E PROFISSÃO
- BASES CONCEITUAIS EM SAÚDE COLETIVA
- FILOSOFIA E CIÊNCIAS SOCIAIS
- FORMAÇÃO HUMANA DO PROFISSIONAL
- BASES BIOLÓGICAS DO COMPORTAMENTO
- ESTATÍSTICA E ANÁLISE DE DADOS EM PSICOLOGIA
- HISTÓRIA DA PSICOLOGIA
Coordenação
-
Coordenação
Flávia Maria Feroldi Ferreira -
E-mail
psic@ucdb.br -
Telefone/Whatsapp
-
Localização
Bloco B, piso superior
Motivos para ser PSICOLOGIA (FORMAÇÃO DE PSICÓLOGO)
#SerUCDB
Sistema de avaliação e aprendizagem
O sistema de avaliação da UCDB é baseado na aplicação prática do conhecimento, incentivando a resolução de problemas reais por meio de estudos de caso, projetos, apresentações de seminários e provas objetivas e discursivas. O objetivo é desenvolver competências essenciais para o mercado de trabalho.
No último ano do curso, o acadêmico realizará a pesquisa do Trabalho de Conclusão de Curso, que se organiza em um artigo científico que ele deverá apresentar publicamente, incentivando, assim, as experiências em eventos científicos.
Ao longo do curso, o acadêmico também passará pelos estágios obrigatórios (Núcleo Comum e Estágio de Ênfases) e será avaliado desde atividades práticas de baixa complexidade (Estágio de Núcleo Comum) até as práticas interventivas em saúde e avaliação (Estágio de Ênfases), atuando como profissional, supervisionado pelos professores psicólogos do curso. Em ambos os estágios, o acadêmico passará pela experiência de diferentes ações, no nosso Serviço Escola, assim como em campos externos.