ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO
Bacharelado | Graduação | Matutino, NoturnoUm curso para pessoas que...
Buscam conhecimento e necessidade de resolução de problemas através da aplicação de tecnologia, inovação, modelagem, simulação e controle; na concepção de máquinas e sistemas computacionais que automatizam processos industriais e de produção que atendem a comunidade local; no comprometimento com a sociedade e com o meio ambiente em projetos que buscam uso dos recursos naturais de forma sustentável e inteligente; na formação de um profissional comprometido com cidadania crítica e com a pluralidade cultural do Estado em que o curso está inserido.
Tenha uma profissão capaz de ser…
Atuantes na automação em geral, inclusive robótica, automação residencial, industrial, agrícola, de saneamento e pecuária de precisão; integração de sistemas de controle e automação, envolvendo instrumentação, sensores e atuadores, CLPs, software, sistemas supervisórios, computadores em geral e sistemas de radiofrequência; automatização de máquinas e equipamentos (retrofit); projeto e manutenção de sistemas microprocessados em geral; infraestrutura de redes (cabeamento estruturado e instalações elétricas); instalações elétricas, geração, transmissão e distribuição de energia elétrica; administração de redes de computadores e de redes industriais (sensores e atuadores em indústria, agricultura etc); sistemas de alarmes, cercas elétricas, correção de fator potência em indústrias; desenvolvimento de software de automação e de coletas de dados em ambientes industriais e de automação comercial; desenvolvimento de software e hardware para sistemas embarcados, e manutenção industrial e de máquinas.
Sobre o curso
5 ANOS Período
Matutino, Noturno
Grandes evoluções tecnológicas em equipamentos (hardware) e programação (software) culminaram no século XXI, em ambientes de produção científica e industriais muito mais integrados, quanto a áreas do conhecimento, do que se tinha antes. A eletrônica, os microprocessadores, a computação e a automação penetraram neste ambiente, complementando e agregando a mecânica e elétrica. Isso contribuiu para uma mudança nas formas de produção e da automação, que tornaram-se flexíveis e adaptáveis. As constantes evoluções em software, inteligência artificial e comunicação também contribuem atualmente para uma nova revolução nas formas de produção industrial e científica. Este é o cenário ideal para a fusão de diversas tecnologias, incluindo a Eletrônica, a Mecânica e a Computação, como é o caso da Engenharia de Controle e Automação.
Corpo Docente
matriz curricular
- FÍSICA I
- GEOMETRIA ANALÍTICA E ÁLGEBRA LINEAR
- INTRODUÇÃO À ENGENHARIA
- INTRODUÇÃO AO CÁLCULO
- O SER HUMANO E O CUIDADO
- QUIMICA TECNOLÓGICA
- QUIMICA TECNOLÓGICA - LABORATÓRIO
- FORMAÇÃO HUMANA DO PROFISSIONAL
- QUÍMICA TECNOLÓGICA
- ALGORITMOS E PROGRAMAÇÃO
- CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL I
- CIÊNCIA DOS MATERIAIS
- FÍSICA II
- FUNDAMENTOS DO DESENHO TÉCNICO
- PESQUISA E APRENDIZAGEM
- ALGORITMOS E PROGRAMAÇÃO APLICADA
- CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL II
- DESENHO TÉCNICO APLICADO
- FÍSICA III
- PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA
- ÉTICA, CIDADANIA E COMPROMISSO SOCIAL
- ANÁLISE DE CIRCUITOS ELÉTRICOS
- ANÁLISE DE CIRCUITOS ELÉTRICOS - LABORATÓRIO
- CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL III
- CÁLCULO NUMÉRICO
- FENÔMENOS DOS TRANSPORTES
- INTRODUÇÃO ÀS CIÊNCIAS TÉRMICAS
- MECÂNICA GERAL
- CIRCUITOS ELÉTRICOS
- ELETRÔNICA ANALÓGICA
- ELETRÔNICA DIGITAL
- HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA E INDÍGENA E DIREITOS HUMANOS
- RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS
- ECOLOGIA E SUSTENTABILIDADE
- CAD/CAM/CAE
- CONVERSÃO DE ENERGIA E MÁQUINAS ELÉTRICAS
- DINÂMICA
- MICROCONTROLADORES
- PROCESSOS DE FABRICAÇÃO E PRÁTICAS MECÂNICAS
- AUTONOMIA INTELECTUAL DO ESTUDANTE
- CONTROLE CLÁSSICO
- GERAÇÃO E TRANSMISSÃO DE ENERGIA
- INFRAESTRUTURA ELÉTRICA I
- INSTRUMENTAÇÃO
- PROJETO DIGITAL
- SISTEMAS HIDRO-PNEUMÁTICOS
- AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL
- CENÁRIOS DA GLOBALIZAÇÃO: DIMENSÕES POLÍTICA, ECONÔMICA E SOCIAL
- COMPONENTES MECÂNICOS
- CONTROLE DIGITAL
- INFRAESTRUTURA ELÉTRICA II
- TÓPICOS AVANÇADOS EM CONTROLE E AUTOMAÇÃO I
- ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO
- DISTRIBUIÇÃO DE ENERGIA
- ELETRÔNICA INDUSTRIAL
- ESTÁGIO SUPERVISIONADO I
- PROJETO DE GRADUAÇÃO I
- REDES DE COMPUTADORES
- ROBÓTICA
- SEGURANÇA DO TRABALHO
- CRIATIVIDADE E INOVAÇÃO
- ECONOMIA
- EMPREENDEDORISMO
- ESTÁGIO SUPERVISIONADO II
- INFORMÁTICA INDUSTRIAL
- PROJETO DE GRADUAÇÃO II
- REDES PARA AUTOMAÇÃO
- SIMULAÇÃO E MODELAGEM
- TÓPICOS AVANÇADOS EM CONTROLE E AUTOMAÇÃO II
Coordenação
-
Coordenação
Alexsandro Monteiro Carneiro -
E-mail
RF5974@ucdb.br -
Telefone/Whatsapp
6733123300 -
Localização
Bloco A, piso superior.
Motivos para ser ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO
#SerUCDB
Sistema de avaliação e aprendizagem
O curso de Engenharia de Controle e Automação foi moldado para seguir a atual proposta avaliativa da UCDB, baseada em metodologias ativas, trazendo assim uma dinâmica produtiva de resultados em suas disciplinas. Além disso, o curso tem ao final um Projeto de Graduação, onde os estudantes têm a oportunidade de colocar em prática seus conhecimentos teóricos e práticos, desenvolvendo propostas de soluções para problemas reais, tanto na área científica quanto na área do mundo do trabalho, com produtos tecnológicos (hardware e software) voltados para área de automação.
Os estudantes de Engenharia de Controle e Automação realizam, durante todo seu tempo de curso, atividades avaliativas baseadas em metodologias ativas, em que eles são colocados como protagonistas de seu aprendizado, de maneira a valorizar e reforçar a necessidade de absorção de conhecimento de forma autônoma pelo futuro profissional. Por estarem trabalhando fortemente com a aplicação de metodologias como, por exemplo, o aprendizado baseado em problemas, os acadêmicos acabam constituindo a prática de trabalhar com projetos reais para clientes reais. Além disso, é frequente o uso da metodologia da sala de aula invertida, grupos de estudo e pesquisa, paineis integrados, rodas de conversa, entre outros.