Em 21/09/2017

Saiba Mais

» Grade Curricular de História


  • DIVERSIDADE E INCLUSÃO: EDUCAÇÃO ESPECIAL
  • Carga horária: 40

  • DIVERSIDADE E INCLUSÃO: HISTÓRIA E CULTURA AFROBRASILEIRA
  • Carga horária: 40

  • DIVERSIDADE E INCLUSÃO: HISTÓRIA E CULTURA INDIGENA
  • Carga horária: 40

  • DIVERSIDADE E INCLUSÃO: LIBRAS
  • Carga horária: 40

  • ESTÁGIO SUPERVISIONADO I
  • Carga horária: 100

  • ESTÁGIO SUPERVISIONADO II
  • Carga horária: 40

  • ESTÁGIO SUPERVISIONADO III
  • Carga horária: 40

  • ESTÁGIO SUPERVISIONADO IV
  • Ementa: A disciplina promove a articulação dos conhecimentos teóricos do curso com a realidade vivida no cotidiano das escolas públicas brasileiras, em especial em Camo Grande.
    Fundamentação teórica e elaboração de projeto de ensino. Planejamento. Confecção de material didático. Regência. Relatório e Avaliação.
    Objetivo: Articular os conhecimentos teóricos com a prática pedagógica desenvolvida no cotidiano da escola de ensino fundamental – 1ª à 4ª séries. Analisar as condições de funcionamento das escolas de ensino fundamental. . Compreender a função social da escola de ensino fundamental na realidade brasileira e regional. Atuar em seu futuro campo profissional.
    Carga horária: 40

  • FORMAÇÃO DOCENTE: DIDÁTICA I
  • Carga horária: 40

  • FORMAÇÃO DOCENTE: DIDÁTICA II
  • Carga horária: 40

  • FORMAÇÃO DOCENTE: ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO
  • Carga horária: 40

  • FORMAÇÃO DOCENTE: POLITICAS PÚBLICAS E LEGISLAÇAO EDUCACIONAL
  • Carga horária: 80

  • FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO: FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO
  • Carga horária: 40

  • FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO: HISTÓRIA DA EDUCACAO NO BRASIL
  • Carga horária: 40

  • FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO: HISTÓRIA GERAL DA EDUCACAO
  • Carga horária: 40

  • FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO: PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM
  • Carga horária: 40

  • FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO: SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO
  • Carga horária: 40

  • FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO:PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO
  • Carga horária: 40

  • FUNDAMENTOS EPISTEMOLÓGIAS: INTRODUÇÃO AO ESTUDO DE HISTÓRIA
  • Ementa: O que é História. Fontes históricas.
    Objetivo: Conhecer as fundamentações da História. Discutir e analisar a construção dos conceitos mais usados pelos historiadores. Compreender a utilização de diferentes fontes históricas.
    Carga horária: 40

  • FUNDAMENTOS EPISTEMOLÓGICOS: HISTORIOGRAFIA BRASILEIRA
  • Carga horária: 80

  • FUNDAMENTOS EPISTEMOLÓGICOS: TEORIA DA HISTÓRIA
  • Ementa: O curso pretende direcionar o acadêmico para o conhecimento histórico, paradigmas da História, por meio do estudo de diversas concepções presentes na história.
    Objetivo: O acadêmico deverá ser capaz de: 1- Identificar e conhecer o campo do conhecimento histórico. 2- Perceber-se como sujeito histórico. 3- Conhecer os paradigmas da História por meio de concepções de História e Historiografia.
    Carga horária: 80

  • FUNDAMENTOS INTERDISCIPLINARES: ANTROPOLOGIA
  • Ementa: Introdução à Antropologia. As principais escolas que marcaram o pensamento antropológico. O olhar do antropólogo. A cultura e a forma de pensar. Os principais campos da antropologia. Antropologia e história: diálogos possíveis.
    Objetivo: - Proporcionar aos acadêmicos de História, um conhecimento introdutório e geral sobre a Antropologia. - Apontar as contribuições da abordagem antropológica para a compreensão dos aspectos culturais e identitários envolvidos nas relações que unem as pessoas no interior de diferentes sociedades ou grupos. - Estudar os principais campos da Antropologia e a possibilidade de diálogo com a História.
    Carga horária: 40

  • FUNDAMENTOS INTERDISCIPLINARES: ARQUEOLOGIA
  • Carga horária: 40

  • FUNDAMENTOS INTERDISCIPLINARES: CARTOGRAFIA NO ENSINO DE HIS
  • Ementa: Conceitos básicos de Cartografia. Evolução da Cartografia. Fundamentos da representação cartográfica. Uso da cartografia no ensino da História.
    Objetivo: Dar a fundamentação teórica e a prática para o uso da Cartografia no ensino da História.
    Carga horária: 40

  • FUNDAMENTOS: FORMAÇÃO DA CULTURA BRASILEIRA
  • Carga horária: 40

  • FUNDAMENTOS: HISTÓRIA ANTIGA I
  • Ementa: Da origem do homem à Revolução Neolítica. A Revolução Urbana. As sociedades do antigo Oriente Próximo: Egito Mesopotâmia, Fenícia, Hebreus e Persas.
    Objetivo: Compreender as especificidades sócio-históricas das primeiras sociedades que se formaram, ainda na Pré-História, bem como a transformação destas comunidades nas primeiras civilizações do mundo, na região Oriental.
    Carga horária: 80

  • FUNDAMENTOS: HISTÓRIA ANTIGA II
  • Carga horária: 80

  • FUNDAMENTOS: HISTÓRIA CONTEMPORÂNEA I
  • Ementa: A Revolução do século XVIII; Movimentos Políticos e Sociais do Século XIX: as revoluções e o ideário liberal; Consolidação do Capitalismo; O Imperialismo. As relações internacionais de 1871 a 1914. A Revolução Russa.
    Objetivo: Compreender, identificar e analisar o processo histórico e econômico das revoluções nos séculos XVIII, XIX e XX; assim como caracterizar as transformações políticas ocorridas entre esses séculos no mundo europeu estabelecendo suas relações com a América. Analisar os conflitos internacionais decorrentes do imperialismo e os reflexos no mundo contemporâneo.
    Carga horária: 80

  • FUNDAMENTOS: HISTÓRIA CONTEMPORÂNEA II
  • Carga horária: 80

  • FUNDAMENTOS: HISTÓRIA DA ÁFRICA
  • Carga horária: 80

  • FUNDAMENTOS: HISTÓRIA DA AMÉRICA I
  • Ementa: HISTÓRIA ANTIGA DA AMÉRICA; A PENINSULA IBÉRICA E AS RAZOES DA CONQUISTA;CONFRONTO DE DOIS MUNDOS E O PROCESSO DE COLONIZAÇÃO;A ORGANIZAÇÃO DA CONQUISTA E A IMPLANTAÇÃO DO SISTEMA COLONIAL;AS TRANSFORMAÇÕES DO SÉCULO XVIII
    Objetivo: Possibilitar ao aluno informações e referenciais necessários à compreensão e à análise deste importante período de nossa história, tendo em vista a sua inserção na realidade atual do continente
    Carga horária: 80

  • FUNDAMENTOS: HISTÓRIA DA AMÉRICA II
  • Carga horária: 80

  • FUNDAMENTOS: HISTÓRIA DA AMÉRICA III
  • Ementa: O estado oligárquico na américa latina no século XX; A crise do estado oligárquico; Industrialização e
    transformações sociais; O populismo latino-americano; as revoluções; O avanço das
    esquerdas; Militarização e redemocratização latino-americanas; América latina e a globalização.,
    Objetivo: Levar o acadêmico a pesquisar a influência das questões econômicas e sociais decorrentes das relações históricas coloniais da América Latina, como pressuposto para uma visão crítica e de conjunto do perfil da América Latina neste final de milênio.
    Carga horária: 80

  • FUNDAMENTOS: HISTÓRIA DA ARTE
  • Ementa: Os Tempos Pré-históricos. Culturas Urbanas do Oriente Antigo. Grécia e Roma. Idade Média e o Cristianismo. Renascimento. Arte Brasileira e a Arte Regional
    Objetivo: Estudar e analisar a História da Arte, tendo como meta sua relação com as características da sociedade que a produz.
    Carga horária: 40

  • FUNDAMENTOS: HISTÓRIA DAS IDEIAS ECONÔMICAS I
  • Carga horária: 40

  • FUNDAMENTOS: HISTÓRIA DAS IDEIAS ECONÔMICAS II
  • Ementa: A Escola Fisiocrata. A Escola Clássica. O Pensamento de Karl Marx. John Maynard Keynes e a Escola Keynesiana. Michal Kalecki. A Escola Neoclássica. A Escola de Cambridge. A Escola de Lausanne.
    Objetivo: A disciplina tem como objetivos: - apresentar as várias correntes de pensamento dentro da Ciência Econômica; - levar o aluno a desenvolver seu pensamento crítico diante das diversas escolas do Pensamento Econômico; - contribuir na formação histórica dos alunos a fim de que ele possa se posicionar diante da realidade.
    Carga horária: 40

  • FUNDAMENTOS: HISTÓRIA DAS IDÉIAS POLITICAS
  • Carga horária: 40

  • FUNDAMENTOS: HISTÓRIA DO BRASIL I
  • Ementa: A conquista da América Portuguesa no contexto da expansão européia. A colonização da América Portuguesa: a administração; o mercantilismo, a estrutura fundiária; o complexo primário exportador; a produção para o mercado interno; a mineração; relações de produção na sociedade colonial. Cultura e sociedade no Brasil colonial; as relações interétnicas. Formação territorial e fronteira. Movimentos de resistência ao domínio colonial.
    Objetivo: - Analisar a formação histórica do Brasil (colônia ) proporcionando ao acadêmico embasamento teórico para desenvolver suas atividades de ensino, pesquisa e extensão. - Estimular o acadêmico na elaboração de pesquisas históricas, inferindo que o estudo do passado auxilia a compreensão do presente e a projeção do futuro. - Introduzir nos acadêmicos, o hábito de trabalhar cooperativamente em estilo salesiano. - Introdução do Cartão elogio como forma de estimular o acadêmico a desenvolver os hábitos de responsabilidade e cidadania no contexto social em que vive.
    Carga horária: 80

  • FUNDAMENTOS: HISTÓRIA DO BRASIL II
  • Carga horária: 80

  • FUNDAMENTOS: HISTÓRIA DO BRASIL III
  • Ementa: A Proclamação da República e as disputas políticas durante a República Velha: o poder das oligarquias e os movimentos sociais. As transformações econômicas e sociais e o processo de industrialização no Brasil. A Era Vargas e suas configurações socias, econômicas e políticas. O caminho para o golpe militar de 1964
    e a redemoctratização do Brasil. A nova República a as trajetórias dos presidentes da República Brasileira: de Sarney a Dilma Vana Roussef.
    Objetivo: - Analisar o Brasil Contemporâneo levando-se em conta os aspectos políticos, econômicos, sociais e culturais no período de 1889 até os dias atuais. - Incentivar o debate e o questionamento do processo histórico brasileiro, bem como, a reflexão em relação ao modelo de sociedade construída no Brasil. - Estimular o acadêmico na elaboração de pesquisas históricas, inferindo que o estudo do passado auxilia a compreensão do presente e a projeção do futuro. - Introduzir nos acadêmicos, o hábito de trabalhar cooperativamente em estilo salesiano.
    Carga horária: 80

  • FUNDAMENTOS: HISTÓRIA DO MATO GROSSO DO SUL
  • Ementa: FORMAÇÃO TERRITORIAL SUL-MATO-GROSSENSE;DEFINIÇÃO DOS LIMITES TERRITORIAIS; NOVO OLHAR PARA A HISTORIOGRAFIA DE MATO GROSSO DO SUL.
    Objetivo: Analisar a formação histórica do sul de Mato Grosso visando entender como o Estado de Mato Grosso do Sul se consolidou como unidade federativa autônoma no Estado brasileiro.
    Carga horária: 40

  • FUNDAMENTOS: HISTÓRIA MEDIEVAL I
  • Ementa: Introdução a Idade Média. Idade Média no Ocidente. Idade Média no Oriente Próximo.
    Objetivo: Refletir sobre a periodização histórica e a conceituação do período denominado Idade Média. Conhecer o contexto histórico do século III ao XI, por meio da descrição e análise dos principais fenômenos e processos do período medieval. Entender as origens do feudalismo, bem como a economia e a sociedade feudal. Compreender o papel desempenhado pela Igreja na formação do mundo medieval.
    Carga horária: 80

  • FUNDAMENTOS: HISTÓRIA MEDIEVAL II
  • Carga horária: 80

  • FUNDAMENTOS: HISTÓRIA MODERNA
  • Carga horária: 80

  • FUNDAMENTOS: PATRIMÔNIO HISTÓRICO E CULTURAL
  • Carga horária: 40

  • FUNDAMENTOS: PESQUISA HISTÓRICA
  • Ementa: A importância da pesquisa histórica na produção de conhecimento. Relevância da pesquisa históricas. Fontes históricas. Novos parceiros da História. Métodos e abordagens históricas na produção do conhecimento.
    Objetivo: Oferecer subsídios teóricos e práticos que permitam ao aluno a possiblidade de fazer pesquisa em História. Analisar diferentes fontes, métodos e técnicas de pesquisa em História.
    Carga horária: 40

  • HUMANIDADES I
  • Carga horária: 40

  • HUMANIDADES II
  • Carga horária: 40

  • HUMANIDADES III
  • Carga horária: 40

  • LINGUAGENS E TECNOLOGIAS: METODOLOGIA CIENTIFICA
  • Carga horária: 40

  • LINGUAGENS E TECNOLOGIAS: PRÁTICAS DOCENTES
  • Carga horária: 40

  • LINGUAGENS E TECNOLOGIAS: PRODUÇÃO DE TEXTO
  • Carga horária: 40

  • TÓPICOS ESPECIAIS
  • Carga horária: 80

  • TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
  • Carga horária: 40



» Fotos

História


Missão Salesiana de Mato Grosso - Universidade Católica Dom Bosco

“Todos os direitos reservados a UCDB 2012”

Av. Tamandaré, 6000 - Jardim Seminário - Campo Grande/MS
Cep:79117-900 - Telefones: 67 - 3312.3300 / 3312.3800