Bolsas e Financiamentos

Arquitetura e Urbanismo Graduação



Programas de Incentivos Estudantis


Os Programas de Assistência ao estudante são constituídos por incentivos que proporcionam aos acadêmicos da Universidade Católica Dom Bosco condições de permanência e conclusão do ensino superior, inserção no mercado de trabalho, troca de conhecimento com a comunidade na qual a universidade está inserida, cumprindo assim com o compromisso social da UCDB



Programa Bolsa Social


A Bolsa Social é uma modalidade de bolsa gratuita concedida aos acadêmicos comprovadamente em condições de vulnerabilidade socioeconômica para os quais são concedidas bolsa com recursos oriundos da própria Universidade.

 

A Bolsa Social de estudo é processada a partir da abertura de processo seletivo, em formulário eletrônico disponibilizado no SIIA (Sistema Integrado de Informações Acadêmicas), em prazos divulgados previamente em toda a Universidade Católica Dom Bosco, e está disponível para os acadêmicos regularmente matriculados na instituição.

 

Informações no Assitência ao Estudante localizado no bloco Administrativo ou pelo  telefone: (67) 3312-3344



Programa Universidade Para Todos - Prouni


O ProUni é um programa instituído pelo Governo Federal no ano de 2004. Destina  concessão de bolsas de estudo integrais e parciais para cursos de graduação e seqüenciais de formação específica, em instituições privadas de ensino superior, com ou sem fins lucrativos. Para participar do programa, é imprescindível que os candidatos tenham feito a última prova do Exame Nacional do Ensino Médio e obtido a nota mínima estabelecida pelo Ministério da Educação.

 

Além da nota do ENEM,  os candidatos devem:

 

  • ter cursado o ensino médio completo em escola pública;
  • ter cursado o ensino médio completo em escola privada com bolsa integral;
  • ser portador de deficiência;
  • ser professor da rede pública de ensino básico, em efetivo exercício, integrar o quadro permanente da
  • instituição e concorrer a vagas em cursos de licenciatura, normal superior ou pedagogia. Neste caso, a renda familiar por pessoa não é considerada.
  • Inscrever-se em períodos específicos, de acordo com o calendário do MEC.

     

Informações no Assitência ao Estudante localizado no bloco Administrativo, pelo telefone: (67) 3312-3344 ou no site: http://siteprouni.mec.gov.br



Programa Vale Universidade do Governo Estadual


Instituído pelo governo do Estado do MS em parceria com as universidades. O Programa tem como objetivo auxiliar os alunos em situação de vulnerabilidade social, propiciando a conclusão do curso superior. Quando selecionado, o acadêmico realizará atividades em algum órgão do Estado e, de acordo com a carga horária, receberá bolsas de até 90%. O aluno deverá estar regularmente matriculado e atender aos critérios do Programa. Quem realiza a seleção é o órgão responsável do Governo, dentro dos prazos e períodos estabelecidos pelo Programa.

 

Informações no site: http://www.sedhast.ms.gov.br/ ou pelo telefone (67) 3314-4868



Financiamento Estudantil – FIES


Criado em 1999 pelo Governo Federal, o Programa financia até 100% do valor das mensalidades da graduação dos estudantes que não têm condições de arcar integralmente com os custos de sua formação e estejam regularmente matriculados em instituições não gratuitas cadastradas no Programa. Depois de formado, o acadêmico restitui ao governo o valor que foi financiado, parceladamente, o Programa desde a sua criação passou por várias modificações, assim se atente aos critérios de pré seleção.

 

Informações no site: http://fiesselecao.mec.gov.br/ ou pelo telefone 0800 616161



Programa de Bolsa Indígena


Tem objetivo de implantar ações de políticas e projetos na área da educação superior para acadêmicos de etnia comprovadamente indígena.

 

A bolsa Indígena é uma modalidade de bolsa gratuita concedida aos acadêmicos regularmente matriculados. O objetivo da Bolsa Indígena é favorecer o acesso, permanência e conclusão do ensino superior aos acadêmicos com vistas na emancipação das famílias indígenas do Estado do Mato Grosso do Sul.

 

Informações pelo tefone: (67) 3312-3590 / 3312-3591



Programa de Atividades Desportivas Artísticas e Culturais


Com a finalidade de incentivar a inter-relação entre a Universidade e a sociedade - através das modalidades que contribuam para a melhoria da formação artística, desportiva e cultural de seus integrantes, bem como a divulgação das ações da UCDB na comunidade local e regional - o Programa concede descontos aos acadêmicos que possuem aptidão (critério essencial para participar das seletivas) em alguma das seguintes atividades:

 

Atividades Culturais (Teatro, Dança, Coral e Grupos Musicais).

Atividades Desportivas (várias modalidades).

 

Os interessados devem procurar os Setores responsáveis para se informarem sobre os critérios e períodos de seletivas.

- Coordenação do Setor de Cultura e Arte/Bloco A - horário: Matutino/Noturno. Telefone: (67) 3312-3406

- Coordenação do Setor de Esporte e Lazer/Bloco A - horário: Matutino/Noturno. Telefone: (67) 3312-3347



Programa de Estágios (SIMA)


O Programa de estágio não obrigatório propicia a complementação do ensino e da aprendizagem, propondo ao acadêmico um estímulo à sua criatividade, capacidade de trabalho intelectual e físico, oferecendo bolsa-auxílio através de descontos nas mensalidades, de acordo com a carga horária semanal. Depois de matriculado, o acadêmico pode procurar o Setor de Integração Mercado Academia – SIMA - para conhecer as possibilidades de estágio.

 

Informações no SIMA localizado no bloco Administrativo ou pelo  telefone: (67) 3312.3348 – email: sima@ucdb.br




Missão Salesiana de Mato Grosso - Universidade Católica Dom Bosco

“Todos os direitos reservados a UCDB 2012”

Av. Tamandaré, 6000 - Jardim Seminário - Campo Grande/MS
Cep:79117-900 - Telefones: 67 - 3312.3300 / 3312.3800