Atividades do NEPPI

A partir do ano de 1997, junto com a comunidade indígena e em parceria com organismos das esferas municipais, estaduais, federais e algumas instituições internacionais, têm-se implementado projetos voltados para a melhoria da qualidade de vida das populações indígenas do Município de Caarapó - MS. Destacamos o trabalho desenvolvido pela Secretaria de Educação do Município de Caarapó - MS, nas escolas indígenas, com ênfase no fortalecimento do trabalho e formação continuada dos professores indígenas. Os projetos em andamento na área indígena são articulados com as famílias.

1. Formação de professores índios

Os professores da UCDB, vinculados ao Programa Kaiowá/Guarani, continuam com participação ativa nos Cursos de Formação para Professores, desenvolvidos com apoio da Secretaria de Estado de Educação: - em nível médio – Ára Verá, e do curso de licenciaturas em nível superior – parceria entre a UFGD e UCDB.

110 professores índios


2. Projeto de Gestão Ambiental na Reserva Indígena de Caarapó

Com base na Educação Ambiental, Agroecologia e Recuperação do Meio Ambiente a comunidade indígena Guarani de Caarapó - MS iniciou suas ações voltada para um processo de gestão autônoma, seus recursos naturais e sua economia, alcançando dessa forma a autosustentabilidade sem a degradação ambiental e com melhoria da sua qualidade de vida. Esse projeto foi encerrado em 2010, tendo como resultados, impactos altamente positivos junto à comunidade, a construção de uma represas, com aproximadamente 12 hectares de lâmina d’água, sendo utilizada para pesca e recreação, produção e plantio de mudas nativas, recuperando nascentes e áreas degradadas, e para consolidação da temática ambiental.

200 famílias atendidas


3. Projeto Implantação de Ponto de Cultura Teko Arandu

Desenvolvido na aldeia indígena de Caarapó - MS, por meio da produção, catalogação, análise e transferência da documentação sobre os Guarani/Kaiowá, no Mato Grosso do Sul, esse projeto tem contribuído para a reflexão sobre a história e desafios contemporâneos, mediante a pesquisa, a produção e o registro da memória escrita e audiovisual.

O Ponto de Cultura constitui-se em espaço de apoio aos programas de formação de professores e a outros segmentos da população Kaiowá e Guarani, estimando o estudo do cotidiano, arte e cultura. Contando com recursos financeiros do Ministério da Cultura, que possibilitou instalar um laboratório de informática com 20 máquinas, com acesso à internet via satélite e em parceria estabelecida com o Ministério das Comunicações via Programa GESAC, esse projeto capacitou colaboradores indígenas no manuseio de programas de computador de linguagem LINUX Fedora, OpenOffice e Mozila Firefox para navegação na internet. Essa benfeitoria atendem diariamente aos alunos da Escola indígena Ñandejara.

Possibilitou ampliar apoio à pesquisa e a formação de alunos, pesquisadores e professores da Universidade Católica Dom Bosco e da própria comunidade indígena, por meio da capacitação contínua, bem como das oficinas de informática, oficinas de fantoche, fotografia, também encontros com o enfoque nos conhecimentos tradicionais, além de subsidiar as ações desenvolvidas em especial pelos órgãos públicos e organizações não governamentais.

Ampliou a produção, por meio de textos, fotografias, gravação de áudio, vídeo e digitalização de entrevistas dos materiais antigos que estão em fitas K-7, documentação relativa à história e ao cotidiano dos Kaiowá e Guarani.

4. Projeto Rede de Saberes – permanência de indígenas no ensino superior

Enfocando o desenvolvimento de ações em apoio aos alunos indígenas em sua trajetória acadêmica, esse projeto, além de criar, no interior das Universidades envolvidas, espaços e estruturas de apoio, volta-se à promoção de debates, cursos e outras iniciativas que possam fortalecer a presença indígena na academia. O projeto permitirá, nesse sentido, a continuidade e ampliação das ações já em andamento no âmbito das Universidades envolvidas UCDB, UEMS, UFGD e UFMS/Aquidauana - MS. A partir dos resultados das pesquisas o Programa Kaiowá/Guarani buscou-se ações de apoio voltadas para a recuperação ambiental, produção de alimentos, saúde preventiva e educação diferenciada.

429 acadêmicos beneficiados