IV Seminário Estadual de EAD promove hoje palestras e oficinas

25/10/2013 - 7:00 - Virtual

Fonte: Silvia Tada

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Virtual

 

Problematizar, discutir e partilhar experiências da educação a distância são os objetivos do IV Seminário Estadual de EAD de Mato Grosso do Sul, iniciado ontem, na Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) e que continua durante o dia de hoje. O evento é promovido pelo Grupo de Trabalho Permanente de EAD (GTP-EAD), coordenado pela professora da Católica, Dra. Maria Cristina Paniago.

Na programação de hoje, no anfiteatro do bloco C, haverá palestra sobre Docência online e formação de professores, a partir das 9h, apresentada pela professora Joana Peixoto, da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) e mediado por Maria Cristina Paniago. Em seguida, às 10h30, o diretor da UCDB Virtual, Dr. Jeferson Pistori, e Mariuza Aparecida Camillo (UFMS) abordam Políticas de EAD e suas implicações. A mediação será feita por Ana Paula Melim (UEMS).

No período da tarde acontecem as oficinas com os temas: Facebook e Twitter na Educaçaõ, Produção de videoaula, Moodle, Google Docs, Prezi Slides e Material didático.

Abertura

Participaram da abertura do evento, ontem pela manhã, a coordenadora de políticas de educação da Secretaria de Estado de Educação, Márcia da Silva, a secretária-adjunta da Secretaria Municipal de Educação, Terezinha Pereira Braz, o diretor da UCDB Virtual, Dr. Jeferson Pistori, a coordenadora do GTP, Maria Cristina Paniago, a presidente do Conselho Estadual de Educação, Maria Luisa Marques, e a presidente do Fórum Estadual de Educação, Vera de Fátima Antunes.

“Em 2007, a UCDB sediou o primeiro seminário, quando ainda tínhamos os primeiros marcos regulatórios da educação a distância. Hoje, precisamos discutir, além da amplitude, a qualidade da EAD”, destacou o professor Jeferson.

A palestra de abertura foi sobre Inclusão sociodigital e EAD, com a Dra. Cristiana Mattos Assumpção, mediado pela professora da UCDB Maysa de Oliveira Brum Bueno. Os participantes, em seguida, dividiram-se em oito grupos para discussões sobre educação profissional, educação superior, formação de professores, práticas docentes, material didático, avaliação de aprendizagem, políticas públicas e redes sociais.