XII Mecca é realizada na UCDB com participação de acadêmicos das Engenharias e TADS

03/11/2015 - 9:00 - UCDB

Fonte: Mylena Ensinas / Mariana Ostemberg / Andressa Moreira

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em UCDB

 

Nos dias 29 e 30 foi realizado o XII Encontro das Engenharias: Mecânica, Eletrônica, Computação, Controle e Automação (MECCA), da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), no anfiteatro do bloco C, com a participação de acadêmicos das Engenharias e de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas.

A primeira palestra realizada pela manhã do dia 29 foi com Samuel Cavalcante, da empresa Dígitho, com o tema “Scrum Kanban ou ScrumBan: O que é? Qual usar?”.

Cursando o 6° semestre de Engenharia de Controle e Automação, a acadêmica Danielly Rosa mostrou-se empolgada com os novos recursos que pode aprender com a palestra: “A palestra foi importante porque nos mostraram como usar nosso potencial profissional em conjunto com o acadêmico, na realização de trabalhos, nos prazos estabelecidos que nós precisamos cumprir”, afirmou.

“Abriu nossos olhos para que estejamos atentos para o mercado de trabalho, as novidades de informação”, concordou a acadêmica Maria Camila Félix, que cursa Engenharia de Controle e Automação.

Minicursos

Na quinta-feira a tarde foram realizados dois minicursos para acadêmicos e colaboradores da UCDB e de outras Universidades, ministrado por acadêmicos do curso de Engenharia de Controle e Automoção de diferentes semestres. O primeiro minicurso foi sobre Arduíno, ministrado por Fábio Otsudo Yamada e Gabriel Henrique de Oliveira Dantas, ambos do 6º semestre. Os participantes tiveram a oportunidade de aprender a utilizar a plataforma arduíno, que é um pequeno computador que serve para programar e processar entradas e saídas de sinais digitais ou analógicos, controladores para sistemas embarcados.

O outro curso foi sobre Matlab, ministrado pelos acadêmicos Henrique Bonamigo e Matheus Karalamac, ambos do 8º semestre. Eles repassaram uma visão geral aos participantes dos conceitos básicos do software Matlab, um programa que tem o objetivo de fazer gráficos, solucionar problemas matemáticos, entre outros recursos.

Higor Nucci foi o palestrante da noite, com o tema “DevOps” para os acadêmicos, que é uma metodologia de desenvolvimento de software que explora a comunicação, colaboração e integração entre desenvolvedores de software e profissionais de Tecnologia da Informação. O palestrante deixou claro para os alunos que, atualmente, muitas ferramentas vêm sendo criadas para facilitar o trabalho dos profissionais, porém, mesmo com todas as facilidades que a tecnologia nos possibilita ter, a atenção e um profissional qualificado ainda é muito importante para o mercado de trabalho. “Hoje em dia tem vários softwares gratuitos e com códigos abertos disponíveis que substituem quaisquer softwares pagos. Embora muita gente comente que o software livre é feito no fundo da casa de alguém, ele acaba sendo muito melhor do que aquele que você trabalha na sua empresa”, comentou o palestrante.

Segundo dia

O encerramento do evento foi marcado por mais quatro palestras. A primeira realizada foi por Vinícius Bernal, com a temática “Sistema de visualização para deficientes visuais”. Na sequência o Me. Ricardo Martins palestrou sobre “Marketing pessoal e de relacionamento: você é o produto”. “Marketing é uma importante parte da gestão das organizações. Essas linhas de produção são o conjunto de etapas a serem desenvolvidas”, declarou o palestrante Ricardo.

À noite, Stéfano dos Santo falou sobre "Automatizando a entrega de software" e Leandro Basmage abordou "Indústria sucroalcooleira".

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3312-3518.