XII Congresso de Direitos Humanos debate hoje trabalho escravo e tráfico de pessoas

06/11/2015 - 7:00 - UCDB

Fonte: Mylena Ensinas / Gabriel Bittar

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em UCDB

 

O XII Congresso Internacional de Direitos Humanos (CIDH) vai ser realizado até amanhã (7). O evento está sendo realizado no campus da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) e na Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS). Ontem (5), no segundo dia de discussões, no anfiteatro do bloco B, as mesas-redondas debateram o tema "Direitos Humanos nas Fronteiras — Migração e refugiados", com os expositores Dr. Ancelmo Schörne, Dra. Francesca Marzatico, Me. Vanessa Generoso Paes e Dr. César Augusto S. da Silva.

A Dr. Francesca palestrou sobre os conflitos do Sudão do Sul. “Esses conflitos por terra são o principal motivo das guerras. A insegurança de um povo faz com que o mesmo precise se refugiar em outros países, para sentirem-se seguros” declarou.

Programação

Hoje, a partir das 8h, acontece a mesa-redonda com o tema “Fronteiras dos direitos humanos — aspectos jurídicos”, coordenada pela professora Dra. Jaceguara Dantas da Silva Passos, procuradora de Justiça dos Direitos Humanos. Os expositores da mesa são Dr. Jesus Lima Torrado, da Universidade Complutense de Madrid, Dra. Sheila Stolz da Silveira, da Fundação Universidade Federal do Rio Grande (FURG), e Me. Neyla Ferreira Mendes, da Defensoria Pública de MS.

Às 10h, será iniciada a mesa “Direitos Humanos nas fronteiras — tráfico de pessoas e trabalho escravo”, coordenada pela professora Dra. Luciani Coimbra, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), e composta pelos expositores professor Dr. José Carlos Sebe Bom Meihy (professor titular aposentado da Universidade de São Paulo – USP e Universidade do Grande Rio – Unigranrio), Me. Estela Márcia Rondina Scandola, da UCDB, Dr. Tito Carlos Machado de Oliveira, da UFMS, e Me. Cícero Rufino Pereira, do Ministério Público do Trabalho (MPT).

No período da tarde, no bloco A, acontecem uma apresentação e uma exposição. Das 14h às 16h é realizada a apresentação de trabalhos conforme os grupos de trabalho (GTs) do Congresso, e das 16h às 17h30 é realizada a exposição de pôsteres e banners.

Já no período noturno, às 19h, no auditório do bloco A, acontece a cerimônia de encerramento, com o tema “Democracia e direitos humanos”, coordenada pela professora Dra. Ynes da Silva Félix da UFMS, e exposta pela professora Dra. Mônica Herman Salem Caggiano, da USP.

Amanha (7), às 9h, acontece a Reunião FIIDH com o comitê científico, coordenadores e professores, e às 11h30 é realizada a Cerimônia Final do XII CIDH.

Mais informações sobre a programação do Congresso podem ser obtidas pela página de programação no site oficial do CIDH.