VII Seminário do Pibid reúne alunos da graduação e da pós-graduação

01/11/2017 - 15:00 - UCDB

Fonte: Michele Moraes

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em UCDB

Nesta terça-feira (31), o anfiteatro do bloco B da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) foi palco para o VII Seminário do Pibid — Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência criado pelo Ministério da Educação com o intuito de valorizar a educação básica.

Participaram do evento acadêmicos de seis cursos de licenciatura da Católica inscritos no Pibid (Ciências Biológicas, Educação Física, História, Letras, Pedagogia e Filosofia) e também alunos dos Programas de Pós-Graduação da UCDB que são parceiros na execução de projetos. Na data, o seminário que é realizado desde que a Universidade aderiu ao programa, trouxe conferências, mesas-redondas e palestras.

A conferência de abertura foi ministrada pela professora da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP) Dra. Marli Eliza Dalmazo Afonso de André, que é referência nas discussões do Pibid. Depois, houve uma mesa-redonda com a professora da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) Dra. Léia Teixeira Lacerda, que abordou a questão de gênero e sexualidade.

Também participaram a professora da Católica Dra. Rosimeire Martins Regis dos Santos, que expôs a questão da tecnologia e as novas ferramentas que podem ser utilizadas no espaço da educação, e a professora da UCDB Dra. Vera Lícia de Souza Baruki, que falou sobre o novo corpo docente presente nas escolas.

Já no período da tarde, os acadêmicos  participaram de oficinas. Cada uma propôs a discussão de temas pedagógicos relevantes como: “Educação Especial e o contexto da Educação Básica”, com a professora da Católica Tania Maria Filiu De Souza; “Tecnologia e o contexto da Educação Básica”, com Solange Silva da Secretaria Municipal de Educação (SEMED) e o mestrando da Católica Willian Veron, e “Gênero e sexualidade no contexto da Educação Básica”, com o professor da UCDB Marco Aurélio de Almeida Soares.  

Experiência

Por meio do Pibid, os alunos de licenciatura das universidades credenciadas desenvolvem trabalhos pedagógicos nas escolas com o apoio dos coordenadores de curso que gerenciam os projetos e dos professores da educação básica que os supervisionam. O objetivo é criar a  interação escola-universidade e proporcionar aos acadêmicos o aprendizado na prática e a adaptação ao espaço escolar, além disso, a ação pretende reforçar nos futuros profissionais o compromisso com a educação.

Texto sob supervisão de Natalie Malulei.