VI Seminário Povos Indígenas e Sustentabilidade tem início hoje na UCDB

21/09/2015 - 7:00 - UCDB

Fonte: Mariana Ostemberg

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em UCDB

Inicia-se hoje (21) e segue até quarta-feira (23) o “VI Seminário Povos Indígenas e Sustentabilidade: Saberes indígenas e a Contemporaneidade”, no anfiteatro do bloco A, na Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), para acadêmicos de graduação e pós-graduação, educadores, pesquisadores indígenas e não indígenas, lideranças indígenas, coordenadores de projetos e programas de apoio aos acadêmicos indígenas das Instituições de Ensino Superior.

O seminário acontece a cada dois anos e pretende dar oportunidade de discussão e socialização de pesquisas e trabalhos sobre o tema “Saberes Tradicionais e a Contemporaneidade”, com intuito de formar profissionais indígenas e não indígenas que melhor entendam as demandas de sua comunidade e da sociedade em geral.

As inscrições podem ser realizadas ainda hoje na página do evento no site www.ucdb.br.  O valor do investimento é de R$ 30,00 para acadêmicos da Católica, e R$ 50,00 para alunos de pós-graduação, professores, participantes de movimentos sociais em geral.

DETALHES DA PROGRAMAÇÃO

Hoje (21), será realizado o credenciamento dos participantes inscritos, a partir das 17h. Às 19h inicia-se a Mesa de Abertura e, logo após, às 19h50, acontece a conferência de abertura com o tema "Saberes Tradicionais e Contemporaneidade", com a vice-presidente do Fórum permanente da ONU sobre assuntos indígenas e membro da Cátedra Indígena, professora Maria Eugenia Choque Quispe. E às 21h30 será marcado por lançamentos e de livros e revistas.

Na terça-feira (22), o seminário inicia-se às 8h com a acolhida, iniciando uma mesa-redonda às 8h30, com o tema “As línguas indígenas e a contemporaneidade”, com o professor Dr. Joaquim Paulo de Lima Kaxi, da Terra Indígena Praia do Carapãnã (Acre). Das 10h45 às 12h, acontecem os debates. No período da tarde, às 13h30 às 17h haverá apresentações de trabalhos conforme os Grupos Temáticos, nas salas de aula do bloco A. Às 19h acontece a palestra “Caderno, lápis, flecha e preconceito: feições da violência institucional em escolas urbanas”, ministrada pela professora Dra. Josélia Gomes Neves, da Universidade Federal de Rondônia (UNIR).

Na quarta-feira (23), último dia de evento, a manhã será marcada por uma mesa-redonda, às 8h30, com o tema “Educação Escolar Indígena e a contemporaneidade”. O palestrante será o professor Josias Sebirop Gavião, da Terra Indígena Igarapé Nunes, de Ji-Paraná (RO). Na parte da tarde continuam as apresentações de trabalhos conforme os grupos temáticos. E à noite, às 19h30, acontece a mesa de encerramento com o tema “Os saberes tradicionais e a contemporaneidade”, ministrado pela Dra. Manuela Carneiro da Cunha, membro da Academia Brasileira de Ciências, e da Academia de Ciências do Terceiro Mundo.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (67) 3312-3604.