Universidades latino-americanas definem plano de cooperação para Rota Bioceânica

24/10/2017 - 9:00 - UCDB

Fonte: Assessoria de Imprensa UCDB

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em UCDB

Universidades latino-americanas, incluindo a Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), elaboram nesta quarta-feira (25) o Plano de Cooperação Universitária – Intervenções Comunitárias e Produções Científicas para a Rota da Integração Latino-Americana (Rila), no I Seminário Rede de Universidades Rota Bioceânica: Desafios Sociais, Turísticos, Econômicos e Potencialidades Acadêmicas. O evento integra a programação da quarta edição do Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão da UCDB — Saberes em Ação, com o tema “Universidade: Inclusão e Superação”.

No dia 25, às 8h, no auditório do bloco A da UCDB, os trabalhos iniciam com a discussão sobre a Cooperação Acadêmica na Rota Universitária Bioceânica, finalizando no período da tarde com a elaboração do plano. Neste dia também será feita a eleição da 2ª Coordenação da Rede Universitária Bioceânica para o 2018 e 2019. No dia anterior, às 19h, os integrantes da Rila participam da abertura do Saberes em Ação. Os trabalhos da Rede Universitária começam no dia 23, às 13h no auditório da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS).

A Rota Bioceânica vai começar em Campo Grande (MS), passando pelo Paraguai, Argentina e chegará até os portos do norte do Chile, com objetivo de estimular o comércio entre os países da América do Sul e reduzir os custos dos setores agroexportadores.

Fazem parte da organização da Rota de Integração Latino-Americana o Conselho de Reitores de Mato Grosso do Sul (Crie-MS), o Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF) e o Ministério das Relações Exteriores. A Rede Universitária é coordenada pelo Crie-MS (composto pela UCDB, UFGD, UFMS, Uniderp, UEMS e IFMS) para promove a integração de pesquisas sobre o impacto da Rota Bioceânica que liga Mato Grosso do Sul ao oceano pacífico.