UCDB sedia o 3° Simpósio Brasileiro sobre Wetlands Construídos

13/04/2017 - 11:00 - UCDB

Fonte: Bruna Meneghel

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em UCDB

Terceira edição do Simpósio Brasileiro de Wetlands Construídos será realizada na Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) entre os dias 23 e 26 de maio. Evento promove a troca de conhecimento sobre wetlands — bacias alagadas compostas por plantas que formam um sistema de tratamento de água.

Estrutura foi construída por especialistas e, ao ser analisada, permite a comunhão de informações nos campos relacionados a pesquisa. Nessa edição do simpósio a proposta é discutir a respeito do desenvolvimento das bacias alagadas para aumentar os benefícios trazidos ao meio ambiente como a prevenção de inundações, controle do volume dos rios e purificação das águas.

Participam do simpósio não só acadêmicos de Engenharia Sanitária da UCDB, mas também representantes de Ongs, profissionais liberais e de empresas ligadas à área. Nesta terceira edição além de palestras, mesas-redondas, apresentações orais de pesquisas e visitas técnicas, também vão ser realizados quatro minicursos que abordam a variedade de plantas utilizadas nos wetlands, a microbiologia aplicada no sistema e o comportamento hidrodinâmico.

As outras duas edições do simpósio foram realizadas em 2013 e 2015. Na primeira, sediada na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), foi abordado o tratamento de águas residuais; e a segunda, realizada na  Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) promoveu o debate sobre experiências de melhora com os wetlands nas condições ambientais.

Programação

No primeiro dia  de evento, 23 de maio, serão oferecidos quatro minicursos: “Microbiologia aplicada para wetlands construídos”, ministrado pela professora da UCDB Dra. Alinne Pereira de Castro; “Plantas utilizadas, cuidados e aspectos agronômicos em wetlands construídos”, aplicado pelo professor da Católica Dr. Denilson de Oliveira Guilherme; “Computacional Fluid Dynamics (CFD) no comportamento hidrodinâmico de wetlands construídos”, com o professor Dr. Johannes Gerson Janzen; e “Método lógico para redação científica”, com o professor Dr. Teodorico Alves Sobrinho. 

Além dos minicursos, o evento vai promover duas palestras. No dia 24 maio, o professor Dr. Carlos A. Aria traz o tema “Aspectos gerais, experiências internacionais (Europa, China e Índia), normatização de sistemas tipo wetlands construídos empregados no tratamento de águas residuais”. Já no dia 25 de maio, a palestra será por conta do professor Dr. Marcos Von Sperling e abordará o “Sistema francês de wetlands construídos (experiência nacional)”.

Na mesma data das palestras, serão realizadas mesas-redondas. Uma delas será composta pela professora Dra. Paula Loreiro Paulo e abordará o tema “Aplicação de wetlands construídos no saneamento focado em recursos”. Já os professores Dr. Pablo Heleno Sezerino e Dr. Teodorico Alves Sobrinho falarão sobre “Experiências Nacionais, critérios e parâmetros de projetos aplicados aos wetlands construídos”. Por fim, no dia 25 de maio, a mesa será composta pela professora Dra. Maria Elisa Magri que vai expor o tema “Análise de risco e microbiologia aplicada aos wetlands construídos”.

Já no último dia de evento, 26 de maio, duas visitas técnicas serão promovidas: “Residência com wetland horizontal tratando água cinza clara” e “Pós-Tratamento de UASB (ETE Los Angeles- esgoto e lixiviado de aterro)”.

Inscrições

Para participar do evento, as inscrições podem ser feitas a partir de 28 deste mês até, o primeiro dia do simpósio, 23 de maio, por meio do site do evento, basta clicar aqui.  Já o prazo para a inscrição de trabalhos se encerrou no dia 7 de abril, a divulgação dos artigos científicos aprovados também vai ser feita no dia 28 de abril, mesma data que se iniciam as inscrições. Mais informações sobre o evento podem ser obtidas por meio do (67) 3312-3425.