UCDB realiza ações para recepcionar calouros

27/01/2016 - 7:00 - UCDB

Fonte: Silvia Tada

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em UCDB

O ano letivo da Universidade Católica Dom Bosco tem início na próxima segunda-feira (1º de fevereiro). Para que a chegada de novos acadêmicos ao campus e a integração entre calouros e veteranos seja feita de forma saudável, a Instituição preparou uma série de ações e atividades para acolher bem a comunidade acadêmica.

Todo planejamento será apresentado à imprensa em uma entrevista coletiva, na próxima quinta-feira (28 de janeiro), às 9h, na Plenária do Bloco Administrativo da UCDB, com a presença do Reitor da Instituição, Pe. Ricardo Carlos. Também foram convidados representantes da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul e do Ministério Público Federal.

Uma portaria editada pela Reitoria da UCDB, publicada no dia 2 de dezembro de 2015, estabelece punições aos acadêmicos por infrações ao Regimento Geral no período de Acolhida — e dentre as normas está o respeito à integridade física e moral de todas as pessoas relacionadas com a Instituição. Entre as punições pelo flagrante aplicação do “trote” está a suspensão de 15 dias, 30 dias até o desligamento imediato.

No documento, a UCDB não autoriza, não admite e não se responsabiliza por qualquer atividade organizada e exercida pelos acadêmicos fora do campus.

Legislação

Lei estadual 2.929, de 9 de dezembro de 2004, proíbe a prática do trote “quando realizado sob coação, agressão física, moral ou qualquer outro constrangimento que possa colocar em risco a saúde ou a integridade física dos calouros de instituições de ensino”.

A legislação estabelece que os pedágios, realizados visando a arrecadação de dinheiro, é considerada um constrangimento à população e também é prática proibida. O texto também define que as autoridades e órgãos de segurança pública estão obrigados a impedir os pedágios.

Já a lei complementar aprovada pela Câmara de Vereadores de Campo Grande nº 189, de 19 de dezembro de 2011, veda o consumo de bebidas alcoólicas por “aglomerados de pessoas em vias, prédios e praças públicas, dentro do perímetro dos postos de serviços e de abastecimento de veículos, área externa das conveniências”.

A PM deve apresentar na coletiva, também, o planejamento para coibir a prática do trote nas vias públicas nas proximidades da UCDB.