UCDB está entre as 100 melhores universidades do Brasil de acordo com RUF 2018

02/10/2018 - 11:00 - UCDB

Fonte: Ass. Imprensa UCDB

UCDB subiu 49 posições em três anos e é destaque em MS

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em UCDB

 

A Universidade Católica Dom Bosco está entre as 100 melhores universidades do País, de acordo com o Ranking Universitário Folha (RUF) 2018, divulgado ontem (1º). A Instituição aparece na 97ª posição — uma evolução de 49 colocações em apenas três anos, já que em 2016 ocupava a 146º posição e em 2017, a 109ª. Em Mato Grosso do Sul, é a universidade particular com melhor desempenho e fica atrás apenas da Universidade Federal de MS (UFMS), na 49º posição, e da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), na 88ª colocação.

Dos cinco pontos avaliados, a UCDB evoluiu nos quesitos pesquisa (115ª para 110º), ensino (116º para 106º), mercado (73º para 71º) e, principalmente, na internacionalização, que passou da 151ª posição para 88ª melhor do Brasil.

“A nossa visão institucional, que é estar entre as 100 melhores universidades do Brasil, já foi alcançada. Essa meta era para 2022 e é uma grata satisfação vermos que já atingimos esse patamar graças ao desempenho de toda comunidade acadêmica. A questão da internacionalização, que é um ponto tão importante para a formação dos nossos acadêmicos, vem sendo reconhecida e, mais do que isso, é uma realidade: diversas parcerias, intercâmbios, formações de redes de pesquisa com universidades de todo o mundo estão em andamento e só temos a crescer com isso”, destacou o Reitor da UCDB, Pe. Ricardo Carlos.

Atualmente, são mais de 200 instituições internacionais com acordos em andamento com a UCDB — um número crescente, de acordo com o Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Dr. Cristiano Marcelo Espínola Carvalho. “A partir de 2013, tiveram inícios os trabalhos da Área de Relações Internacionais da UCDB, que atua na estruturação dos convênios e sistematização dos acordos. Esse suporte garante que os trabalhos sejam realizados formalmente, com a captação de recursos, quando necessário, e apoio aos nosso pesquisadores”, ressaltou.

Outro ponto importante é o intercâmbio possibilitados pelos convênios. “Temos recebido muitos professores de outros países para palestras, para cursos e toda a comunidade ganha com isso. Outro ponto de destaque é a participação da UCDB em grandes redes, como a Oducal [Organização de Universidades Católicas da América Latina e Caribe] e a IUS [Instituições Salesianas de Ensino Superior]. Isso aumenta bastante as chances de desenvolvimento de pesquisas conjuntas”, acrescentou Cristiano.

O RUF (ruf.folha.uol.com.br) é um ranking nacional que, desde 2012, analisa dados das instituições de ensino superior do País. O levantamento é feito pelo Datafolha e divulgado pelo jornal Folha de S.Paulo e pelo portal UOL.

Cursos

Os cursos de graduação também são analisados individualmente. A UCDB lista com sete cursos na primeira colocação em Mato Grosso do Sul (ComputaçãoComunicaçãoDireitoEngenharias Mecânica e Controle e AutomaçãoPsicologia e Serviço Social) e mais dez cursos em segundo lugar no Estado (AdministraçãoBiomedicinaCiências ContábeisDesignEducação FísicaEngenharia ElétricaFilosofiaLetrasNutrição e Pedagogia).

 

Leia também:

DESAFIO UCDB É O MAIOR PROGRAMA DE BOLSAS DE ESTUDO DE MATO GROSSO DO SUL