UCDB e Projeto Nova promovem ações contra o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes

12/05/2017 - 11:00 - UCDB

Fonte: Valesca Consolaro

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em UCDB

De segunda-feira (15) a sexta-feira (19) da próxima semana, em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes (18 de maio), o Projeto Nova em parceria com acadêmicos e professores de Psicologia da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) realiza uma série de ações de combate a este tipo de crime.

Serão promovidas palestras em escolas de Campo Grande voltadas para adolescentes como forma de prevenção e, além disso, durante o evento será lançada uma websérie sobre o tema, produzida pelo egresso do curso de Jornalismo da UCDB, Evandro Vaz. Ao todo são 12 episódios, que serão distribuídos via Whatsapp e redes sociais.

Nas escolas, as palestras serão ministradas por profissionais e estudantes de Psicologia da Católica que fazem estágio com a equipe do Projeto Nova. Segundo a coordenadora do Projeto, a psicanalista Viviane Vaz, durante as palestras os estudantes serão orientados sobre formas de denunciar, caso testemunhem ou sejam vítimas da violência.

Já a web série tem intuito de alertar e sensibilizar as pessoas sobre a importância de proteger o direito de meninos e meninas. A produção é resultado do trabalho de conclusão de curso do jornalista Evandro Vaz, formado em 2016 pela Católica. O material traz estatísticas, depoimentos de pessoas adultas que sofreram abuso na infância, orienta como identificar pessoas que foram vítimas, lista maneiras de identificar o abuso, onde fazer denúncia e também formas de tratamento.

Criado em 2011, o Projeto Nova trabalha para promover qualidade de vida aos sobreviventes do abuso e da exploração sexual. Segundo Viviane Vaz, pelo menos 90% dos profissionais do sexo atendidos pelo projeto sofreram abuso na infância. Ela ainda faz um alerta para a necessidade dos pais, ou responsáveis, ficarem atentos ao comportamento da criança: “Se for constado o abuso, a pessoa deve procurar o conselho tutelar da região, as redes públicas de proteção ou disque 100”. Mais informações sobre o Projeto Nova podem ser adquiridas por meio do site da instituição, basta clicar aqui.