Três obras de literatura cristã são lançadas na UCDB

05/11/2019 - 8:00 - UCDB

Fonte: Natalie Malulei

Reitor-Mor dos Salesianos, Pe. Ángel Artime, ao lado do Reitor da UCDB, Pe. Ricardo Carlos

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em UCDB

Na noite dessa segunda-feira (4), a Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) foi palco para o lançamento de três obras da literatura cristã — “4° Volume das Memórias Biográficas de Dom Bosco"; "Missão Salesiana de Mato Grosso: 125 anos de compromisso com a educação, cultura e saberes locais" e “Ave Maria, Cheia de Graça”.

A cerimônia, promovida pela Conferência das Inspetorias dos Salesianos de Dom Bosco do Brasil (CISBrasil), contou com a presença do Reitor-Mor da Congregação Salesiana, Pe. Ángel Fernández Artime,  do conselheiro regional América Cone-Sul, Pe. Natale Vitali, e de inspetores do Cone-Sul. Também participaram do lançamento representantes da Rede Salesiana Brasil, da Editora Edebê e do Grupo Edebé, de Barcelona.

Na data, o Reitor da UCDB, Pe. Ricardo Carlos, fez o pronunciamento de abertura da solenidade. "Nós estamos para concluir as comemorações dos 125 anos da Missão Salesiana, mantenedora da nossa Universidade e, para nós, é motivo de orgulho que a UCDB tenha sido escolhida para o lançamento desses livros. É papel da Universidade contribuir para a disseminação do conhecimento de forma a promover o ensino, a pesquisa, a extensão e a pastoral", declarou Pe. Ricardo.

Com grande valor e identidade salesiana, uma das três obras lançadas eleva as memórias de São João Bosco e resgata parte do trabalho realizado pelo patrono e mentor da congregação salesiana pelo mundo. Intitulado “4° Volume das Memórias Biográficas de Dom Bosco", o livro, de autoria do Pe. João Batista Lemoyne, integra um conjunto de 18 volumes e é o quarto a ser lançado pela editora Edebê na versão em língua portuguesa.

"O trabalho exige muita competência e muita responsabilidade. Fico feliz que agora possamos transmitir os pensamentos de Dom Bosco para todo o Brasil em português. Além desta obra, o quinto e o sexto volumes já estão prontos e devem ser lançados no próximo ano", pontuou Pe. José Marinoni, diretor executivo da Rede Salesiana Brasil.

"Verdadeiramente é muito bonito ver que temos tantas pessoas envolvidas com esse trabalho e reitero que esse é o verdadeiro patrimônio salesiano. Temos as memórias em italiano, língua casteliana e inglesa e agora, também, portuguesa para que todos possam conhecer as palavras de Dom Bosco", ressaltou o Reitor-Mor, Pe. Àngel, ao ser presenteado com um exemplar.

Outra obra lançada durante a solenidade foi "Ave Maria, Cheia de Graça". O título é o 27° livro escrito pelo Pe. Gildásio Mendes dos Santos, inspetor da Missão Salesiana de Mato Grosso, chanceler da UCDB e presidente da CISBrasil. Composta por poesias, a obra apresenta os momentos centrais da vida de Nossa Senhora, narrados pelos evangelistas São Lucas e São João, como a anunciação do anjo Gabriel, o nascimento de Jesus e a visita à Santa Isabel.

Por fim, o terceiro livro lançado foi o resultado de um trabalho desenvolvido pela UCDB. Intitulada "Missão Salesiana de Mato Grosso: 125 anos de compromisso com a educação, cultura e saberes locais", a obra foi organizada pelo professor Dr. Josemar de Campos Maciel e reúne uma coletânea de depoimentos, documentos e informações referentes ao trabalho desenvolvido pela congregação em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, de 1894 a 2019.

"Dom Bosco entende a sua obra como uma resposta à presença de Deus e é assim que nasce a atuação salesiana também na América Latina. Os salesianos vieram para Mato Grosso em 1884. Em alguns capítulos do livro, nós falamos dessa presença missionária, em outros citamos a história do Museu das Culturas Dom Bosco que preserva a cultura e educa para as futuras gerações. Ou seja, no livro, mostramos os 125 anos da presença salesiana no Centro-Oeste. Uma obra de cuidado, amor e providência, que tem enraizado o esforço de produção científica local", expôs o Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UCDB, Dr. Cristiano Marcelo Espínola Carvalho.

Clique aqui para acessar a galeria e conferir todas as fotos do evento.