Sipat promove palestra sobre saúde e duas oficinas nesta terça-feira (17)

17/10/2017 - 7:00 - UCDB

Fonte: Michele Moraes

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em UCDB

Termina nesta terça-feira (17) a 19ª edição da Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Sipat) voltada para colaboradores da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). No período da manhã, às 7h30, e também a tarde, às 13h, no anfiteatro do bloco A, será ministrada pelas professoras Eliny Aparecida Vargas Machado Salazar e Lizandra Alvares Felix Barros a palestra “Cuidados com a saúde do homem e da mulher”.

Para hoje, também estão previstas duas oficinas. A primeira será de relaxamento, às 10h, e as instruções serão passadas pela professora Márcia Bortoleto Rotta; às 15h30, será a de ginástica rítmica, com a professora Cláudia Diniz.

No primeiro dia da Sipat (16) foram realizadas outras duas palestras com o foco na saúde dos colaboradores. Sálua Omais, psicóloga e coach da empresa Psicotrainer — Centro Integrado de Psicologia Positiva falou sobre  “Saúde Emocional Positiva: cultivando hábitos e atitudes saudáveis na vida e no trabalho”.

Durante a conversa com os participantes, Sálua esclareceu o que é saúde emocional, os hábitos e atitudes que as pessoas podem adotar para ter um cotidiano mais leve e uma vida mais saudável mentalmente. Segundo a especialista, aderir a essas práticas é importante pois várias doenças físicas decorrentes do ambiente de trabalho, podem ser provocadas tanto por fatores biológicas como pela saúde emocional.

“Nós nunca fomos ensinados a lidar com as nossas emoções, não é algo que se aprende na escola e nem mesmo com os nossos pais. Então acabamos reagindo às nossas emoções de forma mais exagerada do que seria o normal, ficamos mais estressados e isso pode acabar em uma doença física ou pior”, explicou a palestrante.

No final da palestra, Sálua pontuou que uma jornada de autoconhecimento, identificar as emoções, saber como se adaptar a situações diversas e não deixar se levar pelo estresse podem ser maneiras de desenvolver uma mente saudável.

Além do cuidado com a mente, o Sipat também propôs uma reflexão a respeito dos cuidados com o corpo. Na mesma data, a professora Raquele Kohler ministrou uma palestra sobre a importância de manter a saúde física de maneira inovadora, de forma a aderir o hábito de exercitar-se no cotidiano.

“Desculpas ditas para não fazer atividades físicas são apenas desculpas. Para o bem-estar, é necessário atitude.  As pessoas precisam introduzir a prática no dia a dia, mesmo que seja devagar. Até mesmo uma caminhada de 20 minutos pelo campus é considerada um exercício e já faz uma grande diferença na parte física quanto mental”, pontuou Raquele.

Texto sob supervisão de Natalie Malulei.