Simpósio de Arquitetura termina com competição esportiva e palestra

17/11/2015 - 11:00 - UCDB

Fonte: Andressa Moreira / Mariana Ostemberg

Integrantes da mesa-redonda realizada sexta-feira (13)

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em UCDB

 

Organizado pelo Centro Acadêmico de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) aconteceu no sábado (14) o encerramento do I Simpósio de Arquitetura e Urbanismo: “A afirmação do lugar e a recriação da cidade: habitação coletiva e comunidade”. Os acadêmicos se reuniram pela manhã para participar dos Jogos Urbanísticos. E à tarde foi realizada a última palestra do evento abordando “Conjuntos Habitacionais e Condomínios Fechados – Da segregação Social Imposta á Autossegragação”, com o Geógrafo Alexandre Bergamin Vieira (UFGD), mediado pelo professor da Instituição, Fernando Camilo Júnior.

O segundo dia de evento, na sexta-feira (13), contou com a mesa-redonda com o tema “Os fenômenos do território e da habitação”. Participaram das discussões a professora da Uniderp, Me. Neila Janes Vieira, o diretor habitacional, Rodrigo Giansante, da Agência Municipal de Habitação Campo Grande (EMHA) e professora Camila Ramos Arias, da Católica, como mediadora.

Professora Neila abordou em sua palestra “A Cidade, o vazio, o lugar e a moradia”, em que enfatizou assuntos como a moradia coletiva, construção de moradias, existências dos vazios urbanos e a expansão em Campo Grande. Para Neila o objetivo de tratar este tema com os acadêmicos de Arquitetura e Urbanismo é chamar para reflexões sobre esses assuntos: “Quero colocá-los para pensar: qual a cidade que queremos para o século XIX? Chamar para reflexão de que se não inovarmos e ocuparmos os vazios, alguns problemas como o de mobilidade urbana e transporte público vão continuar”, ressaltou a palestrante.

Já na segunda palestra da noite, Rodrigo tratou sobre “Habitação de interesse social: cenários, desafios e perspectivas” e falou sobre a situação de Campo Grande, os desafios de desenvolver uma habitação de interesse social e a perspectiva de achar alternativa para a realidade que está se desenvolvendo.

O simpósio teve como principal objetivo propor um debate sobre o tema da habitação no Brasil, sobre a cidade de Campo Grande, e sobre o papel do projeto a sua importância e o desejado vinculo com as estruturas sociais.