Semana de História encerra evento com história da Comunidade Tia Eva

02/06/2015 - 11:00 - UCDB

Fonte: Kamilla Arguello

Coordenador Roberto Figueiredo e Vânia de Jesus

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em UCDB

Foi realizado na última sexta-feira (29), o encerramento da IX edição da Semana de História, que teve como tema principal “África – Brasil: Temos que rever essa história”. O evento aconteceu no anfiteatro da Biblioteca.

A noite de encerramento contou com a presença da tretaneta de Tia Eva, Vânia de Jesus, contando um pouco sobre a comunidade negra São Benedito, localizada perto da Instituição, e que possui um grande reconhecimento histórico e cultural.

Vânia que também é egressa do curso de História relatou: “A nossa comunidade fundada em 1910 por Eva Maria de Jesus, a Tia Eva, recebeu certificado da Fundação Cultural Palmares. Graças a esse reconhecimento, adquirimos muitas conquistas como asfalto, associação dos descendentes da Tia Eva, escola, centro de educação infantil, linha de ônibus, entre outros. Uma curiosidade é que a estátua fica localizada em frente à igreja de São Benedito foi inspirado em uma de suas filhas, pois não havia nenhuma foto ou imagem da nossa fundadora”.

Durante a semana, o grupo de capoeira “Roda Bamba” fez uma participação cultural, dando abertura ao evento, realizado no saguão do bloco A, em seguida houve participação de palestrantes como vereadora Luiza Ribeiro Gonçalves, professora Dra. Zilda Alves de Moura, professora Me. Viviane Luiza, Me. José Bonifácio, professora Dra. Dolores Coutinho, e participação da representante discente Priscila Palhanos.

Temas como “Subsídios teóricos para investigação da temática: mulheres negras e o desenvolvimento das sociedades”, “Africanos e afrodescendentes no Brasil em Mato Grosso do século XIX”, “Viajantes estrangeiros que estiveram no Brasil no século XIX” e “A disciplina escolar história, os professores e as identidades negras: apontamentos para a reflexão” foram trabalhados durante a semana dedicada aos acadêmicos do curso de História.       

Mais informações sobre o curso de História podem ser obtidas pelo telefone (67) 3312-3413.