Salesianos são homenageados em sessão solene pelo Bicentenário de Dom Bosco

18/08/2015 - 15:00 - UCDB

Fonte: Silvia Tada

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em UCDB

 

“A homenagem feita aos selesianos e salesianas, hoje, pela Assembleia Legislativa, é uma homenagem ao próprio Dom Bosco. (...) As mãos de Dom Bosco são as nossas mãos, seu coração é o nosso coração, seus sonhos são os nossos sonhos”. Os trechos são do discurso do Reitor da UCDB, Pe. José Marinoni, que ontem (17) recebeu troféu comemorativo pelo Bicentenário de Nascimento de Dom Bosco, em sessão solene no Legislativo estadual.

Pe. Marinoni falou em nome dos 15 homenageados na cerimônia, entre religiosos e leigos que se dedicam às obras da Missão Salesiana de Mato Grosso: Pró-Reitor de Administração da UCDB, Ir. Altair Gonçalo Monteiro da Silva, Ir. Antônia Brioski, que representou a Inspetora Maria Lúcia Barreto, FMA, salesiana cooperadora Alzira Marães, os médicos Haydn Fernandes Pacheco e Jean Carlos Alves, Dom Frederico Haimler, Pe. Edmilson Tadeu dos Santos, Pe. Aldir da Silva, Pe. Luiz Silva Leal, Pe. Elias Roberto, Pe. Wagner Luiz Galvão, Pe. Miguel Paes da Silva, Pe. Josef Winkler e Pe. João Bosco Maciel.

A sessão solene foi proposta pelo presidente da AL/MS, deputado estadual Júnior Mochi, e teve a presença do presidente da Missão Salesiana de Mato Grosso, Pe. Gildásio Mendes dos Santos, do Bispo emérito Dom Vitório Pavanello, da vice-governadora Rose Modesto, do presidente do Tribunal de Justiça, desembargador João Maria Lós, do defensor público-geral, Luciano Montalli, do senador Waldemir Moka e da vereadora Carla Stephanini.

Pe. Gildásio Mendes destacou a contribuição dos salesianos têm oferecido à cultura e à educação, há 121 anos. “Ao celebrarmos o Bicentenário de Nascimento de Dom Bosco, nós salesianos, Filhas de Maria Auxiliadora, Salesianos Cooperadores e Associação de Maria Auxiliadora, renovamos o compromisso de continuar amando, trabalhando e caminhando ao lado do povo sul-mato-grossense”.

Deputado Júnior Mochi, senador Moka e Rose Modesto discursaram e relataram a identificação e proximidade com os ensinamentos de Dom Bosco e a dedicação dos salesianos em suas obras. “Quantos juízes, médicos, advogados, políticos passaram pelo Colégio Dom Bosco, pela FUCMT, pela UCDB”, enumerou Moka. “Os salesianos mantém a filosofia de dar oportunidade a quem mais precisa — e eu sou testemunha disso, pois só consegui me formar por ter tido a oportunidade dada pelo Pe. Marinoni e pelo Pe. Osvaldo”, relembrou Rose.

Durante a cerimônia, os Correios lançaram seis selos feitos em homenagem ao Bicentenário de Dom Bosco. O Grupo de Cordas da UCDB encerrou a sessão solene.

 

Fotos: Junner Cesar