Reitor e professora da UCDB são homenageados pela Força Expedicionária Brasileira

06/12/2016 - 11:00 - UCDB

Fonte: Silvia Tada

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em UCDB

O Reitor da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), Pe. Ricardo Carlos, e a professora do curso de História e do Programa Stricto Sensu em Desenvolvimento Local, Maria Augusta Castilho, foram homenageados com a Medalha do Mérito Força Expedicionária Brasileira (FEB), em uma solenidade na Assembleia Legislativa.

A honraria é entregue a civis e militares em alusão aos heróis da pátria que lutaram na II Guerra Mundial e aos colaboradores da Associação Nacional dos Veteranos da FEB. Participaram da cerimônia três dos quatro ex-combatentes de Mato Grosso do Sul, chamados de pracinhas: Agostinho Gonçalves da Mota, Isidoro da Silva e Manoel Siqueira.

A indicação do Reitor da UCDB partiu do vice-presidente da Associação, coronel Wellington Corlet dos Santos, egresso de Direito da UCDB. Já a docente Maria Augusta realizou um trabalho de restauração, junto com acadêmicos de História, no museu da entidade.

“O preço pago pela sociedade para desfrutar da democracia foi muito caro. A FEB levou 25 mil pracinhas de todas as classes sociais para lutar, mas antes de nacionalistas, somos humanistas. E a vitória nos trouxe as noções de democracia, liberdade e paz. Por isso, devemos dignificar o passado e que façamos do nosso tempo o melhor”, discursou o coronel Corlet.

Foram homenagedos, ainda, Gerson Menandro (comandante do Comando Militar do Oeste), Célia Oliveira (ex-reitora da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), José Carlos Braga de Avellar (general de Brigada), Valdenir de Freitas Guimarães (coronel de Infantaria), João Carlos Caneppele (coronel de Cavalaria), Uilson Nascimento (coronel da Cavalaria), Esli Ricardo de Lima (coronel QOBM), Jorge Edgard Júdice Teixeira (coronel Polícia Militar), professor Dr. José do Nascimento, José Diderot Fonseca Junior (coronel de Engenharia), Daniel Cavalcanti de Mendonça (coronel QOAV), Marcus Vinícius de Andrade Gama (tenente coronel), jornalista Eron Brum, cerimonialista Severina da Silva, ex-deputado Pedro Luis Teruel e deputados Junior Mochi (PMDB), Lídio Lopes (PEN) e Felipe Orro (PSDB). A Medalha do Mérito Força Expedicionária Brasileira foi criada pela Resolução 10/2005.