Reitor da UCDB recebe visita de representantes da Semadur e da Planurb

09/05/2017 - 18:00 - UCDB

Fonte: Natalie Malulei

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em UCDB

Na tarde desta terça-feira (9), o secretário municipal de meio ambiente e desenvolvimento urbano de Campo Grande, José Marcos da Fonseca, esteve na Universidade Católica Dom Bosco, acompanhado do secretário adjunto da pasta, Luiz Eduardo Costa, e do chefe da divisão de geoprocessamento da Agência Municipal de Meio Ambiente e Planejamento Urbano (Planurb), Fábio Martins Ayres. Os representantes do munícipio foram recebidos pelo Reitor da UCDB, Pe. Ricardo Carlos.

A conversa veio para estreitar relações entre a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Planejamento Urbano (Semadur), a Planurb e a Universidade com o intuito de firmar parcerias que possam auxiliar na formação de novos profissionais e também ajudar na desburocratização e simplificação de processos de licitação e planejamento envolvendo a pasta.

“Queremos integrar as instituições para que seja possível a troca de informações. Como na nossa área de planejamento urbano e meio ambiente atuam biólogos, arquitetos, engenheiros e geógrafos, por exemplo, queremos ter contato com esses profissionais ainda na universidade e além de passar informações a respeito da legislação, ouvir propostas que possam auxiliar na composição do plano diretor, que consiste no planejamento urbano e ambiental da cidade para os próximos dez anos”, explicou o secretário da Semadur.

Uma das ações mencionadas é que seja realizada uma audiência pública no campus Tamandaré para discutir o planejamento de Campo Grande tanto em âmbito urbano quanto ambiental. Ao todo, além desta, está prevista a realização de outras seis audiências públicas em diferentes regiões da cidade.  Também está sendo organizado pelo município, um simpósio em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente que é comemorado em 5 de junho. Palestras serão realizadas na sede da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) em parceria com a UCDB.

Segundo o Reitor da Católica a iniciativa por parte do munícipio em querer promover ações em conjunto com o meio universitário é de grande valia para a Instituição: “Esta grande visão que alguns gestores estão tendo, de estreitar a prática com a academia, é bem vista pela Universidade, já que é muito importante que os nossos acadêmicos desde o início possam perceber as reais demandas da sociedade e, ao participar de audiências públicas como esta que está prevista, eles vão enxergar de outra forma o futuro dentro da profissão que escolheram”.

Durante a visita, o Pe. Ricardo Carlos também apresentou ao representantes da Semadur e da Planurb, projetos desenvolvidos pela Católica que incluem pavimentação asfáltica de algumas vias ao redor do campus Tamandaré, uma forma de melhorar a infraestrutura e facilitar o acesso à Universidade. “A gente espera um apoio do poder público nesses projetos, porque é de interesse não só da Universidade como da cidade, para melhorar a região”, concluiu Pe. Ricardo.

Além disso, o Reitor expôs parte do projeto Conecta — série de empreendimentos institucionais que integram a Universidade com a iniciativa pública e privada com intuito de proporcionar inovação e desenvolvimento para Mato Grosso do Sul.