Reitor da UCDB participa do IV Encontro Internacional de Reitores Universia na Espanha

27/03/2018 - 10:00 - UCDB

Fonte: Ass. Imprensa UCDB

Pe. Ricardo Carlos participa de encontro internacional

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em UCDB

 

Com o tema "Universidade, Sociedade e Futuro”, acontece na Universidade de Salamanca (Espanha) o IV Encontro Internacional da Universia, nos dias 21 e 22 de maio. O evento é promovido pelo Banco Santander, por meio do Santander Universidades, e Universia.

Prestes a completar 800 anos, a Universidade de Salamanca receberá cerca de 600 reitores e representantes acadêmicos de 26 países, que debaterão os três eixos principais: “Formar e aprender em um mundo digital”; “Investigar na universidade, um paradigma em revisão?”; e “A contribuição da universidade para o desenvolvimento social e territorial”.

O debate poderá ser acompanhado ao vivo através de redes sociais da reunião e pelo site oficial (www.universiasalamanca2018.com). As discussões resultarão na publicação da Carta de Salamanca, que incluem as principais conclusões e propostas para ajudar a construção da Universidade do futuro e sua missão como motor de progresso e desenvolvimento social.

O lançamento do evento aconteceu oficialmente hoje, com a presença de Ana Botín, presidente do Banco Santander e Universia, do reitor da instituição anfitriã, Ricardo Rivero, do presidente do Santander Universidades do Banco Santander, Matías Rodríguez Inciarte, e o prefeito de Salamanca, Alfonso Fernández Mañueco.

Inciarte afirmou que “o comprometimento do Santander Universidades com o Encontro Internacional de Reitores Universia 2018 representa o compromisso do Banco Santander com o ensino superior, universidades e estudantes universitários. Salamanca significa para nós encontro, colaboração, troca, inteligência coletiva e valorização do trabalho desenvolvido pelas universidades. Uma ótima oportunidade para ajudar a gerar respostas comuns aos desafios que a universidade enfrenta.”

Alfonso Fernández Mañueco agradeceu à Universia, à Universidade de Salamanca e ao Santander Universidades por tornarem Salamanca a capital mundial da educação superior nestes dois dias de evento. Segundo o prefeito, "Salamanca não é compreendida sem sua Universidade e não é possível explicar a Universidade sem sua cidade; estes 800 anos de história têm que servir para projetar Salamanca e seu Estudo e poder esclarecer um futuro melhor da união, da soma de esforços da Universidade e da cidade "e enfatizou que" Salamanca é uma Cidade Histórica, Patrimônio da Humanidade, mas também é uma cidade inovadora, uma cidade de pesquisa, uma cidade moderna que cresceu e progrediu de mãos dadas com a sua Universidade ".

O evento já foi realizado no Rio de Janeiro (Brasil, 2014), Guadalajara (México, 2010) e Sevilha (Espanha, 2005).