11/12/2024 - 9:29 - UCDB
Fonte: Silvia Tada
Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em UCDB
O Reitor da UCDB, Pe. José Marinoni, recebeu, na noite de ontem (10), a medalha e o diploma de Honra ao Mérito Legislativo em comemoração aos 150 anos da Imigração Italiana para o Brasil. A solenidade aconteceu na Assembleia Legislativa e homenageou 31 personalidades e representantes de famílias que se instalaram em Campo Grande e no interior de Mato Grosso do Sul ajudando no desenvolvimento de suas regiões.
Pe. Marinoni nasceu em Fenegrò, na Província de Como, na Itália, e veio para o Brasil com 18 anos. “O coração bate mais forte lembrando aquilo que aconteceu em 1874, em minha cidadezinha que, embora pequena, muitos saíram de lá diante da dura realidade que enfrentavam. Saudade do lugar que nasci. Viver esse momento traz esse sentimento. Outro aspecto que quero considerar é a simbiose que houve entre italianos e brasileiros, que se tornaram um único povo. Obrigado Brasil. Obrigado Itália”, declarou durante entrevista à imprensa.
Como parte integrante da mesa diretora da sessão, Pe. Marinoni relembrou o também italiano São João Bosco. “Eu não posso deixar nesse momento de lembrar esse grande santo, porque por causa dele, há 130 anos, lá em Cuiabá, no dia 18 de junho, desembarcavam no Porto de São Gonçalo os primeiros salesianos. Esse santo sonhador, 150 anos atrás, mandou os primeiros salesianos para a Argentina com a finalidade única de atender os imigrantes italianos. Esse grande santo visionário nos traz à memória os valores que nós não podemos esquecer, que primordiais e devem ser vivenciados numa família: razão, religião e amorevolezza — que é muito mais do que amor, que é muito mais do que carinho, que é muito mais do que cuidado”.
Foi no dia 3 de janeiro de 1874 que 388 italianos embarcaram no navio La Sofia, no Porto da cidade de Gênova, noroeste da Itália. Foi uma viagem cheia de esperança, porém, com muitos percalços até chegar ao Brasil. Em 21 de fevereiro, o La Sofia atracou no Porto de Vitória, no Espírito Santo. As correntes migratórias provenientes da Itália permaneceram em maior quantidade até o início do século XX.
O deputado estadual Renato Câmara foi o propositor da solenidade. “É com imensa honra que celebramos uma data de grande significado para a história do Brasil e do nosso Estado: os 150 anos da imigração italiana no Brasil. Hoje, temos o privilégio de homenagear aqueles que representam o legado vivo da imigração italiana, que ajudaram a construir um Brasil mais rico e acolhedor. São representantes de diversas cidades de nosso Estado, exemplos vivos da perseverança, da tradição e do espírito de trabalho que sempre caracterizaram os italianos”.
A religiosa salesiana Ir. Silvia Vecellio, do Hospital São Julião, e a professora Patrícia Ramires, do Instituto São Vicente (Lagoa da Cruz) estavam entre as homenageadas. Também receberam a honraria: Ademar Capuci, Aldair Juvenal Borroquiel, Aldérico Centenaro, Aldoir Pedro Teló, André Puccinelli, Angelo Bruno Junior, Antonio Polonio, Ari Basso, Edson Luiz de David, Emanuela Maria Gemignani Ramires, Fabio Facchin, Francisco Pieretti, Francisco Piroli, Gerardo Javier Boccia Medina, Luiz Cordella (in memoriam), João Batista Teló, Jorge Luiz Zenatti, José Laerte Tetila, Luiz Carlos Mosena, Luiz Montagna (in memoriam), Luiz Zanata, Matusalem Sottolano, Orlando Manfré, Osvaldo Lupinetti, Padre José Marinoni, Reinaldo Massi (in memoriam), Rogério Torquetti, Thalles Henrique Tomazelli e Valdir Rovari.
“Onde você estava?” é uma produção da UCDB com apoio do Governo do Estado de MS; pré-estreia será na próxima terça-feira (18)
Evento foi realizado pela Great People Leadership e Great Place To Work