Ranking Universitário Folha consolida a UCDB entre as 100 melhores do País

07/10/2019 - 11:11 - UCDB

Fonte: Silvia Tada

UCDB é a melhor instituição particular de Mato Grosso do Sul

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em UCDB

 

A evolução constante da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) foi confirmada, mais uma vez, pelo Ranking Universitário Folha (RUF), divulgado nesta segunda-feira (7). Na classificação realizada anualmente pelo maior jornal do País, a UCDB aparece em 87º lugar — é a melhor universidade particular de Mato Grosso do Sul. Entre as cinco primeiras do Estado, a UCDB é a que apresentou maior crescimento geral na avaliação.

Nos quesitos avaliados (ensino, pesquisa, mercado, inovação e internacionalização), a UCDB avançou significativamente em todos eles. O maior destaque é a internacionalização: em 2016, o mesmo ranking apontava a UCDB em 167º lugar; hoje, está em 62º, um avanço de mais de 100 posições, ocupando o melhor posto entre as instituições de Mato Grosso do Sul. Outra melhora constante aparece no ensino que, há quatro anos configurava em 162º lugar e, em 2019, está em 96º. A pesquisa, por sua vez, saltou de 146 para 98.

“É com imensa satisfação que recebemos dados como estes, que confirmam a qualidade do nosso ensino, da nossa pesquisa, da extensão. Nos últimos anos, conseguimos manter um crescimento geral, o que prova um fortalecimento institucional que vai se refletir na formação dos nossos acadêmicos”, avaliou o Reitor da UCDB, Pe. Ricardo Carlos.

Em 2015, a Católica aparecia como a 146º do Brasil. Ano a ano, esse posicionamento foi melhorando: repetiu o 146º em 2016; passou para 109º em 2017; para 97º em 2018, até chegar a 87ª em 2019. Levando-se em conta os cursos de graduação em Mato Grosso do Sul, a UCDB é melhor em Comunicação, Engenharia de Computação, Enfermagem, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia Mecânica e Serviço Social. Como o segundo melhor curso do Estado, aparecem: Administração, Biologia, Ciências Contábeis, Educação Física, Design, Engenharia Elétrica, Engenharia Sanitária e Ambiental, Farmácia, Letras, Nutrição e Psicologia.  

O RUF é uma avaliação anual de todas as universidades brasileiras, que utiliza dados nacionais e internacionais e pesquisas de opinião aplicadas pelo DataFolha. São levados em conta, por exemplo, avaliações do Ministério da Educação, quantidade de publicações científicas, citações nacionais e internacionais, titulação de professores, patentes, parcerias, opinião de empregadores com base na preferência de contratação, entre outros aspectos.