07/10/2019 - 11:11 - UCDB
Fonte: Silvia Tada
Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em UCDB
A evolução constante da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) foi confirmada, mais uma vez, pelo Ranking Universitário Folha (RUF), divulgado nesta segunda-feira (7). Na classificação realizada anualmente pelo maior jornal do País, a UCDB aparece em 87º lugar — é a melhor universidade particular de Mato Grosso do Sul. Entre as cinco primeiras do Estado, a UCDB é a que apresentou maior crescimento geral na avaliação.
Nos quesitos avaliados (ensino, pesquisa, mercado, inovação e internacionalização), a UCDB avançou significativamente em todos eles. O maior destaque é a internacionalização: em 2016, o mesmo ranking apontava a UCDB em 167º lugar; hoje, está em 62º, um avanço de mais de 100 posições, ocupando o melhor posto entre as instituições de Mato Grosso do Sul. Outra melhora constante aparece no ensino que, há quatro anos configurava em 162º lugar e, em 2019, está em 96º. A pesquisa, por sua vez, saltou de 146 para 98.
“É com imensa satisfação que recebemos dados como estes, que confirmam a qualidade do nosso ensino, da nossa pesquisa, da extensão. Nos últimos anos, conseguimos manter um crescimento geral, o que prova um fortalecimento institucional que vai se refletir na formação dos nossos acadêmicos”, avaliou o Reitor da UCDB, Pe. Ricardo Carlos.
Em 2015, a Católica aparecia como a 146º do Brasil. Ano a ano, esse posicionamento foi melhorando: repetiu o 146º em 2016; passou para 109º em 2017; para 97º em 2018, até chegar a 87ª em 2019. Levando-se em conta os cursos de graduação em Mato Grosso do Sul, a UCDB é melhor em Comunicação, Engenharia de Computação, Enfermagem, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia Mecânica e Serviço Social. Como o segundo melhor curso do Estado, aparecem: Administração, Biologia, Ciências Contábeis, Educação Física, Design, Engenharia Elétrica, Engenharia Sanitária e Ambiental, Farmácia, Letras, Nutrição e Psicologia.
O RUF é uma avaliação anual de todas as universidades brasileiras, que utiliza dados nacionais e internacionais e pesquisas de opinião aplicadas pelo DataFolha. São levados em conta, por exemplo, avaliações do Ministério da Educação, quantidade de publicações científicas, citações nacionais e internacionais, titulação de professores, patentes, parcerias, opinião de empregadores com base na preferência de contratação, entre outros aspectos.
Curso foi oferecido pela Cruz Vermelha Filial Mato Grosso do Sul
Evento foi realizado de 19 a 21 de junho, no Colégio Dom Bosco, em Campo Grande
Prazo termina na próxima quinta-feira (26/06)