Qualidade de carne e ultrassonografia é tema abordado em palestra para acadêmicos de agrárias

18/09/2017 - 15:00 - UCDB

Fonte: Michele Moraes

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em UCDB

Acadêmicos do 6º semestre de Zootecnia e Medicina Veterinária da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) participaram, na sexta-feira (15), de uma palestra sobre qualidade de carne e ultrassonografia de carcaça proferida pela Dra. Marina de Nadai, professora da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

O conteúdo passado pela especialista foi uma complementação da disciplina “Tecnologia de Produto de Origem Animal”. No anfiteatro da biblioteca, ela apresentou a ultrassonografia como uma ferramenta importante de acompanhamento do desenvolvimento animal. Com o equipamento, é possível identificar os níveis de musculatura, gordura e, até mesmo, o ponto de abate. Além disso, diante das características identificadas, o produtor pode fazer uma pré-seleção de animais para o melhoramento genético.

Mais do que expor os benefícios do uso da ultrassonografia, Marina falou sobre a experiência que obteve no mercado de trabalho. A professora é zootecnista formada pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), e estudou o assunto na especialização e no doutorado como auxilio no melhoramento genético de bovinos de corte.

“É um campo que tem crescido bastante, tem a possibilidade de aplicação em vários segmentos. Eu dou o enfoque mais em bovinos de corte, mas a ultrassonografia pode ser utilizada para a seleção de qualquer animal produtor de carne, até mesmo peixes, aves, suínos e ovinos. Então, esses alunos, como futuros profissionais, mesmo que não trabalhem diretamente com a técnica, podem utilizá-la como auxilio em várias atividades de produção” explicou Marina.  

Texto sob supervisão de Natalie Malulei.