Qual carreira seguir? II Mostra de Profissões auxiliou futuros universitários fazerem essa escolha

25/09/2017 - 10:00 - UCDB

Fonte: Natalie Malulei

Carro da Fórmula Universitária foi uma das atrações do evento

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em UCDB

De sexta-feira (22) até domingo (24) mais de 500 pessoas entre alunos, professores da graduação e da pós-graduação da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) estiveram na praça central do Shopping Campo Grande com o objetivo de passar informações sobre os cursos oferecidos e, de uma maneira divertida, ajudar futuros universitários escolherem qual carreira desejam seguir.

Essa foi a II Mostra de Profissões promovida pela UCDB, com a entrada gratuita, todos os interessados puderam visitar o espaço destinado a cada curso. Além de orientações por parte dos docentes e acadêmicos, a exposição levou ao público um “jogo” que, na hora, indicava qual área do conhecimento a pessoa se identificava mais. Em um quadro, o estudante tinha que escolher três competências que traduzissem um pouco do perfil e das características que possui e, assim, eram mostradas as áreas que mais se encaixavam no perfil.

“Eu achei muito legal essa proposta da UCDB, porque a exposição realmente tira dúvidas e abre a nossa mente. Isso tudo é muito importante. Às vezes, a pessoa acha que o curso que escolheu é uma coisa, mas não tem ideia de quais áreas vai poder atuar com aquela graduação e aqui a gente conhece tudo”, pontuou o estudante Alex Ribeiro Souza, de 21 anos.

Segundo a técnica administrativa Kethyllin Ferreira dos Santos, de 21 anos, a Mostra de Profissões é uma iniciativa que orienta não só a respeito do que cada curso de graduação proporciona, mas apresenta a estrutura da Universidade. “Foi muito bom para a gente conhecer a própria UCDB, sabemos que hoje há várias instituições de ensino superior, mas muitas não são qualificadas e a partir do momento que a gente vê de perto como funciona, no caso da Católica, a gente se encanta. É maravilhoso!”.

Os pilares que regem as universidades são o ensino, a pesquisa e a extensão e os três pontos estavam presentes na mostra. Acadêmicos extensionistas do projeto “Fórmula Universitária”, por exemplo, levaram o carro desenvolvido por eles para ser apresentado aos visitantes. “No caso dos cursos de engenharia, esse é um dos nove projetos de pesquisa e extensão em que o acadêmico pode colocar em prática o que aprendeu em sala de aula e a gente veio mostrar isso para os interessados na nossa área”, explicou Américo Neto, acadêmico do 8º semestre de Engenharia de Controle e Automação.

Uma equipe do Biotério da UCDB também esteve presente, o espaço possui um acervo de, aproximadamente, 480 serpentes vivas, oriundas de doações e resgates feitos pela população sul-mato-grossense e órgãos especializados como Corpo de Bombeiros, Polícia Militar Ambiental (PMA), Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (CRAS) e Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). Alguns animais foram levados para a exposição ao público de modo a mostrar o trabalho de pesquisa realizado no local.

Mais do que as opções de graduação e pós-graduação presenciais, docentes dos cursos a distância oferecidos pela UCDB Virtual também divulgam as diversas possibilidades de educação. Quem fez um cadastro para receber informações sobre a UCDB recebeu um brinde com agenda, livro e guia de cursos da Católica.