Projeto da UCDB vence Prêmio Santander Universidade Solidária

19/11/2015 - 16:30 - UCDB

Fonte: Silvia Tada

Representantes dos oito projetos vencedores da categoria Universidade Solidária

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em UCDB

 

Projeto desenvolvido na Universidade Católica Dom Bosco foi um dos vencedores do Prêmio Santander Universidade Solidária, entregue na tarde de hoje (19), em São Paulo. A proposta “Desenvolvimento e comercialização de barras energéticas a partir de produtos locais” é realizada com duas comunidades agrícolas, a Broto Frutos Culinária do Cerrado, em Campo Grande e a Cooperana, no assentamento Nova Aliança, em Terenos, sob a coordenação da professora Dra. Marney Pascoli Cereda, do Centro de Tecnologia e Análise do Agronegócio (CeTeAgro), da UCDB.

A Instituição foi representada no evento pela pesquisadora e pela Pró-Reitora de Extensão e Assuntos Comunitários, Dra. Luciane Pinho de Almeida. Oito trabalhos de todo país foram selecionados. Com a premiação do programa Santander Universidades, o projeto da Católica será apoiado por dois anos, beneficiando mais de 40 famílias.

Conforme explicou Marney Cereda, para promover o desenvolvimento e a geração de renda nas duas associações foi desenvolvida técnica de produção de barrinhas doces e salgadas, nutricionalmente equilibradas. “As barrinhas doces já foram desenvolvidas pelo CeTeAgro e utilizam mel, farinha de mandioca (no lugar dos cereais) e frutas locais desidratadas, o que favorece os produtores”, explicou a pesquisadora. As frutas e hortaliças serão estabilizadas por desidratação osmótica, técnica que também permite a produção de vinagre e aguardente.

“Na zona rural, um dos grandes problemas é escoar a produção e o projeto cumpre essa tarefa”, complementou. Já foram realizados encontros e treinamentos ativadores com as comunidades – uma é especialista em produção e a outra, em comercialização. O objetivo agora é desenvolver as barrinhas salgadas e, em conjunto com o Instituto Federal de Mato Grosso do Sul, um complemento de prensa para aumentar a produção e atingir 40 mil barrinhas por mês em dois anos.

O projeto visa a valorizar a produção da agricultura familiar com a comercialização de frutas desidratadas e barras energéticas a partir de produtos locais e com tecnologias inovadoras e sustentáveis.

O prêmio

Foram mais de 23.893 projetos inscritos nessa 11ª edição do Santander Universidades e 55 chegam à final. Trata-se de um crescimento de 19% em relação a 2014.

​As categorias eram Empreendedorismo, Ciência e Inovação, Guia do Estudante – Destaques do Ano e Universidade Solidária. Mais de R$ 2 milhões em prêmios e bolsas de estudo foram distribuídos aos vencedores.