Professores participam de acolhida e iniciam o período de formação docente

06/02/2020 - 8:00 - UCDB

Fonte: Natalie Malulei

Novo Reitor da UCDB, Pe. José Marinoni, fez um pronunciamento durante a Acolhida Docente

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em UCDB

 

Na noite desta quarta-feira (5), professores da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) foram recepcionados pelo Pe. José Marinoni, que assume a Reitoria da Instituição no dia 12 deste mês, e pelos Pró-Reitores Pe. Idenilson Lemes da Conceição (Pastoral e Assuntos Comunitários); Rúbia Renata Marques (Graduação e Extensão); Gillianno Mazzetto (Desenvolvimento Institucional), Cristiano Marcelo Espínola Carvalho (Pesquisa e Pós-Graduação) e Herivelton Breitenbach (Administração).

No anfiteatro do bloco A do campus Tamandaré, a Acolhida teve início com um momento de oração conduzido pelo Pe. Idenilson, que foi apresentado oficialmente ao corpo docente. "Peçamos ao Senhor que neste ano cheio de desafios que a gente consiga viver a realidade de multiplicar talentos e fazer com que os nossos se multipliquem", declarou o Pró-Reitor. 

O Reitor também fez o pronunciamento de abertura e expôs aos professores a necessidade de aperfeiçoar o modo de educar em uma realidade onde a tecnologia se faz presente e o aluno já não possui o perfil antes considerado tradicional. "O professor é o maior responsável pela inovação pedagógica, e não a tecnologia. A tecnologia tem que ser um instrumento que o professor utiliza para educar. Qual é o maior desafio para o professor? É repensar o seu papel e o da gestão educacional é investir na formação de professores - que a gente está fazendo já pelo segundo ano consecutivo - sem deixar de pensar no que foi feito antes para que tenham condições de inovar suas práticas pedagógicas", declarou Pe. Marinoni.

Durante a declaração, o Reitor agradeceu por ter sido bem acolhido e deu boas-vindas aos professores para o início do ano letivo. "Que tenhamos força para lutar as batalhas da vida. Que tenhamos fé para vencer. Que tenhamos ânimo para jamais desistir.  Que tenhamos esperança para que tudo dê certo. Que tenhamos Deus para estar à frente de tudo e fazendo o melhor para nós. Vamos iniciar o nosso ano com essa confiança, com essa esperança, com essa fé", pontuou Pe. Marinoni.

O encontro veio para celebrar o início de 2020 e para informar os docentes a respeito das mudanças para os semestres. Um dos assuntos em pauta foi o projeto Trilhas, apresentado pelo Pró-Reitor de Desenvolvimento Institucional. A iniciativa, inovadora no Brasil, integra o Programa Pedagógico Institucional (PPI) da UCDB denominado Conecta Vidas, e oferece ao acadêmico a possibilidade de uma formação personalizada — além das disciplinas inclusas no próprio curso, o universitário pode fazer outras disponíveis nas demais graduações e recebe um certificado a mais.

"Consultamos várias frentes — universitários, egressos e empregadores — para saber o que faltava para a formação de um estudante e, a partir desse levantamento, formulamos esse projeto. As trilhas podem ser feitas durante todo o processo formativo e também depois que o aluno concluir a graduação.  Queremos favorecer a educação a distância, então em cada uma há disciplinas que serão disponibilizadas desta forma. Após concluir a trilha, o aluno recebe uma certificação complementar além do diploma", esclareceu Gillianno.

Na data, a Pró-Reitora de Graduação e Extensão também conversou com os docentes e passou orientações a respeito da semana de formação dos professores que tem início hoje (6). Além disso, também deu boas-vindas ao grupo: "Quero agradecer pelo trabalho realizado por vocês em 2019 e, neste ano, esperamos que vocês continuem comprometidos, ouvindo os estudantes, sendo criativos, motivados e buscando sempre inovar. Tenho certeza que estamos traçando um caminho maravilhoso. Que 2020 seja doce e contamos com a contribuição de todos vocês", concluiu Rúbia.

Formação docente

A recepção abre o período de formação docente que, neste ano, será por meio do “2º Seminário de Socialização de Práticas Pedagógicas com o uso de Metodologias Ativas”. Ao todo serão promovidas nove palestras a partir desta quinta-feira (6) até o dia 11 deste mês.

Hoje (6), quatro palestras integram a programação: “Subsídios didáticos pedagógicos e salesianidade”; “Metodologia da gameficação e as ferramentas das mídias na educação”; “Metodologias ativas no curso de Farmácia por meio de jogos de papéis: relato de experiência” e “Princípios teóricos das metodologias ativas”. Todos os assuntos vão ser abordados em dois períodos — de manhã, das 8h às 11h, e à noite, das 19h às 22h.

Já amanhã (7), fazem parte do cronograma outras quatro palestras que, da mesma forma do dia anterior, serão ministradas no período da manhã (8h às 11h) e da noite (19h às 22h). Os temas abordados são: “Summaê, tecnologias e educação: espaços criativos”; “Metodologias ativas e autogestão: uma construção solidária”; “Bem viver e formação continuada: reflexões pessoais e profissionais” e “Metodologias ativas por meio de jogos pedagógicos em disciplinas teóricas: experiências nas Políticas Públicas de Saúde”.

O período de formação docente também prevê, na segunda-feira (10), uma reunião entre os coordenadores de curso e os docentes que integram cada graduação. O horário e o local dos encontros vão ser estabelecidos pelos gestores. Por fim, o seminário encerra-se, na terça-feira (11), com a palestra “Salesianidade e juventude: hospitalidade educativa”. O tema vai ser abordado, às 8h, no anfiteatro do bloco A.

Clique aqui para acessar a galeria e conferir todas as fotos da Acolhida Docente.