Professores da Católica são recepcionados com Acolhida e iniciam semestre com formação

18/07/2019 - 7:00 - UCDB

Fonte: Natalie Malulei

Dra. Alice Cadena Von Bahten, docente da PUC-PR, ministrou palestra para os professores da Católica

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em UCDB

Na noite dessa quarta-feira (17), o Pátio UCDB, no campus Tamandaré, foi palco para a Acolhida Docente. Professores da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) foram recepcionados pelo Pró-Reitor de Desenvolvimento Humano e Institucional, Gillianno Mazzetto, que representou o Reitor, Pe. Ricardo Carlos. Além de dar boas-vindas ao corpo docente para o início do segundo semestre letivo, Gillianno falou sobre os avanços do Projeto Pedagógico Institucional (PPI) e esclareceu a necessidade de saber como agir em contextos adversos.

"A palavra que rege o nosso PPI é esforço, mas a gente precisa também de coragem para olhar a experiência dos nossos estudantes e fazer com que ela seja a melhor possível. Cada vez mais, nós temos que conseguir ensinar melhor, aprendendo melhor. Em nome do Conselho Universitário, eu peço que continuem sendo corajosos e fazendo o que deve ser feito com seriedade", pontuou Gillianno.

Na data, o PPI também foi o tema central abordado pela Pró-Reitora de Graduação e Extensão, Rúbia Renata Marques. Ela convidou os docentes a refletirem sobre o trabalho desenvolvido no primeiro semestre deste ano e ressaltou o que mudou, principalmente, nos cursos que pertecem a área da saúde, pois o projeto já começou a ser implantado nessas graduações. Além disso, Rúbia enfatizou a necessidade da inovação por meio do conhecimento: "O nosso aprendizado tem que ser continuo. É assim que vamos evoluir como pessoas e também como profissionais".

Também estiveram presentes, na Acolhida Docente, os Pró-Reitores Cristiano Marcelo Espínola Carvalho (Pesquisa e Pós-Graduação) e João Marcos de Araújo Ramos (Pastoral e Assuntos Comunitários), que proporcionou aos docentes um momento de oração.

Como abertura para a Semana de Formação Docente, a Acolhida promoveu uma palestra. O tema “A formação do professor universitário no século XXI: Teorias da ciência e aprendizagem e as ações docentes e discentes” foi abordado pela Dra. Alice Cadena Von Bahten, docente da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR).

Quem é o professor universitário e o estudante? Como a ciência da aprendizagem orienta o desenvolvimento educacional? Essas foram duas das perguntas com as quais Alice iniciou a palestra. Após promover uma reflexão, os docentes pontuaram o que pode contribuir de maneira positiva e o que atrapalha os processos. Entre os assuntos tratados pela palestrante esteve a metodologia ativa, algo que prevê o projeto pedagógico da Católica. 

Segundo a docente esse tipo de método deve ser usado com planejamento."É preciso pensar no contexto e em como a metodologia será aplicada, porque a gente vai executar uma receita de bolo e se faltar um ingrediente ou se o modo de preparo for errado, o objetivo não será atingido. Além disso, é necessário tirar o foco da transmissão de conhecimento e pensar na aprendizagem, enxergar o aluno como um todo", concluiu Alice.


Semana de Formação Docente

As atividades voltadas para os professores continuam nesta quinta-feira (18) com o “Seminário de socialização de práticas pedagógicas com o uso de metodologias ativas”. Os docentes serão divididos por área do conhecimento, durante a manhã, das 8h às 11h, participam aqueles que integram as Ciências Agrárias, as Engenharias e a Saúde. Já no período noturno, das 19h às 22h, o seminário é voltado para a Comunicação, Engenharia da Computação e Matemática.

Já na sexta-feira (19), tanto de manhã (8h às 11h) quanto a noite (19h às 22h), participam novamente do seminário os docentes das áreas de Saúde e Agrárias. Além deles, também estarão presentes os professores que ministram aulas nos cursos de Licenciaturas e Ciências Sociais Aplicadas. Na segunda-feira (22), haverá uma reunião entre os docentes de cada curso, o horário será definido pela coordenação das graduações.

Por fim, a formação se encerra na terça-feira (23). Das 8h às 8h30, o Grupo de Trabalho de Metodologias Ativas da Católica vai apresentar as ações desenvolvidas e, em seguida, até às 10h30, será ministrada a palestra “Felicidade” pelo professor Dr. Jacir Alfonso Zanatta.

Leia mais:

Docentes da área de saúde da UCDB participam de oficina