Professor da UCDB apresenta dissertação de mestrado em Comunicação

18/08/2016 - 13:00 - UCDB

Fonte: Gabriel Bittar

Professor Me. Elton Tamiozzo, ao lado dos integrantes da banca

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em UCDB

 

Com pesquisa inovadora na área de Comunicação, o professor publicitário Elton Tamiozzo, que leciona na Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), defendeu na quinta-feira (11) dissertação pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) com o tema ‘Ciberjornalismo e mobilidade: análise da experiência do usuário de smartphone em aplicativos de notícias referências sul-mato-grossenses e nacionais’.

Orientado pelo professor Dr. Gerson Luiz, da UFMS, Elton utilizou da metodologia da pesquisa bibliográfica, experimento e questionário. A banca avaliadora foi composta, além do orientador, pelos professores Dr. Marcos Paulo da Silva da UFMS e Eduardo Campos Pellanda, da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS).

Segundo o professor Me. Elton, seu trabalho “trata sobre a experiência do usuário ao ler a notícia no aplicativo". Não há trabalhos como esse no Brasil unindo a metodologia de avaliação da experiência do usuário ao ciberjornalismo. A análise da experiência do usuário vem de UX: User eXperience, e pode ser utilizada em diversos estudos; em meu trabalho, foi utilizada em relação a aplicativos”, afirmou.

Para ele “é uma metodologia que pode ajudar os profissionais a entregar um produto melhor para o usuário”, disse. Vale ressaltar que a primeira menção acadêmica à experiência do usuário ocorreu na década de 90 por pesquisadores da Apple, sendo está aplicada ao ciberjornalismo pela primeira vez no Brasil neste trabalho.

A dissertação foi apresentada, por fim, em formato de apresentação responsiva: foi disponibilizado para acesso um site realizado especialmente para apresentar o trabalho, e os avaliadores puderam ver pelos tablets enquanto a plateia pôde visualizar pelos smartphones, já que o site é adaptável ao aparelho que acessa. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3312-3300.