22/08/2025 - 10:33 - UCDB
Fonte: Gilmar Hernandes
Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em UCDB
A primeira noite de Colação de Grau Oficial 2025A da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), realizada nesta quinta-feira (21/08), contou com formandos de 20 cursos de graduação (Direito, Agronomia, Medicina Veterinária, Zootecnia, Educação Física, Arquitetura e Urbanismo, Engenharias: Civil, Computação, Controle e Automação, Elétrica e Mecânica, Design, Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Gastronomia, Nutrição e Psicologia). Familiares, professores e amigos lotaram o mezanino do Pátio UCDB para celebrarem a conquista, que contou com transmissão ao vivo pelo YouTube.
“A Universidade Católica Dom Bosco, ao longo de sua história, vem contribuindo, de modo eficaz, com a formação intelectual e cultural de nossa cidade e de nosso Estado com as mais variadas atividades relacionadas à natureza de uma instituição de Educação Superior. E enquanto Salesiana, a universidade assegura a qualidade e a persistência da formação proposta aos acadêmicos e o desenvolvimento de um modelo de educação superior orientado pelos princípios do sistema preventivo de Dom Bosco, que garante o crescimento pessoal, profissional e o exercício da cidadania”, destacou o Reitor, Padre José Marinoni, em seu discurso.
Para os formandos, é a comemoração de uma conquista e o início de novos desafios profissionais. “O sentimento é de etapa concluída, por todo esse tempo de dedicação, pelas dificuldades enfrentadas no dia a dia. Também é um ciclo que se encerra aqui na universidade e começa outra no mercado lá fora. A gente tem que levar todas as experiências conquistadas aqui”, destaca o formando em Arquitetura e Urbanismo, Raphael Pinto dos Santos.
Ele lembrou ainda o início do curso, em tempo do novo corona vírus. “Nosso maior desafio enfrentado foi o começo da pandemia, pois a gente estava iniciando o curso, tivemos as dificuldades do dia a dia, aprendemos com a nova metodologia. Foi um dos momentos mais difíceis, que a gente teve que lidar com uma nova situação que não existia até então. Mas, graças a Deus, a gente conseguiu passar por tudo isso”, comemorou o formando.
“Aqui eu pude viver cada momento na UCDB, participei de projetos de extensão e trabalhos em grupos. Foi muito gratificante, pois cresci muito como pessoa e profissionalmente também”, disse a formanda em Medicina Veterinária, Nyare Kamilla de Souza Fonseca.
A graduanda também ressaltou a importância da família durante todo o tempo do curso e presente agora na colação. “É uma emoção muito grande, afinal, são cinco anos de faculdade e ter toda a família aqui. Os que não puderam estar presentes, estarão assistindo pelo YouTube”, completou.
Colam grau nesta sexta-feira (22), os formandos dos cursos: Administração, Ciências Contábeis, Tecnológicos EAD, Biomedicina, Ciências Biológicas, Estética e Cosmética, História, Letras, Matemática, Pedagogia, Filosofia, Serviço Social, Tecnologia e Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Teologia. O evento, realizado no Pátio UCDB, contará com transmissão ao vivo pelo canal oficial da UCDB no Youtube.
Apresentação será no Teatral Grupo de Risco, em Campo Grande
Instituição oferece cinco programas de pós-graduação; vagas são limitadas
Foram contempladas jogadoras de futsal feminino, taekwondo e judô