Prática Docente e a Organização Tempo/Espaço na Pré-Escola é tema de dissertação na UCDB

16/12/2015 - 9:00 - UCDB

Fonte: Mariana Ostemberg

Mestranda Gabriela Wolff durante apresentação

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O programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) realizou, na segunda-feira (14), a banca de defesa de dissertação da mestranda Gabriela Wolff, com o tema “A Prática Docente e a Organização Tempo/Espaço na Pré-Escola”.

“Eu trabalhava com educação e esta temática me causava inquietações no dia a dia, de como organizar o tempo e o espaço da pré-escola a fim de respeitar a infância”, ressaltou a mestranda quanto a escolha do tema.

O objetivo de Gabriela é promover mudanças por meio de sua pesquisa, principalmente o quanto ao respeito à criança: “Espero que a pesquisa estimule e promova um espaço de reflexão sobre a prática atual no contexto que foi pesquisado e que a partir disso desenvolva um espaço onde respeite a criança como cidadã”, comentou.

As principais dificuldades destacadas pela mestranda foram a falta de fontes teóricas sobre o assunto e o envolvimento com os sujeitos da pesquisa. “Primeiro que não há muito material teórico sobre o tema e segundo você tem que entrar no espaço de pesquisa cuidando para respeitar quem está ali, mesmo que discorde de algumas coisas. E por último, fazer com que sua pesquise promova construção no espaço”.

Gabriela destacou que esta foi uma experiência importante para ela. “É importante para minha formação pessoal e profissional. O incentivo da UCDB impactou positivamente toda a experiência”, disse.

A dissertação foi orientada pela professora Dra. Marta Regina Brostolin. Fizeram parte da banca examinadora as professoras Dra. Regina Aparecida Marques de Souza, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Dra. Ruth Pavan (UCDB) e Dra. Regina Tereza Cestari de Oliveira (UCDB). A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) financiou a pesquisa. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (67) 3312-3584.