Plano de Controle Biológico para Mato Grosso do Sul será discutido a partir de amanhã

12/09/2016 - 7:00 - UCDB

Fonte: Silvia Tada

divulgação

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em UCDB

Tem início na terça-feira (13) e segue até quinta-feira (15), o I Workshop sobre controle biológico de pragas e doenças que impactam a agropecuária do Estado de Mato Grosso do Sul. O evento é realizado pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e Fundação MS, com apoio da Federação da Agricultura e Pecuária de MS (Famasul) e Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul (Fundect).

Pesquisadores, técnicos, produtores e acadêmicos de programas pós-graduação nas áreas de Ciências Agrárias, Ambientais, Biotecnológicas, Biológicas e afins debaterão as demandas fitossanitárias de cultura como soja, milho, algodão e cana-de-açúcar, assim como as florestas plantadas e a zoofitossanidade na pecuária.

O evento será realizado no auditório da Famasul nos dias 13 e 14 e na Embrapa Gado de Corte, no dia 15. De acordo com o professor Ruy de Araújo Caldas, um dos organizadores do evento, é muito importante a adoção de uma política sobre controle biológico, principalmente, porque “os produtores procuraram as autoridades estaduais pedindo auxílio tecnológico para reduzir o efeito de pragas e doenças na agropecuária. Assim reuniremos os pesquisadores de todo o País para apresentar experiências e informações sobre a viabilidade e o sucesso de diversas técnicas. Essas informações darão subsídios para a elaboração do Plano Estadual de Controle Biológico de MS”, detalha.

Programação

A abertura do evento será às 7h30, seguido de debate sobre “Manejo integrado de pragas com ênfase no controle biológico em Mato Grosso do Sul”, com a participação de Fabrício Fagundes (UFGD), José Fernando Jurca Grigolli (Fundação MS) e Harley Nonato de Oliveira (Embrapa Agropecuária Oeste). Ainda na terça-feira pela manhã, os assuntos abordados serão demandas fitossanitárias para pecuária, soja e milho, algodão, cana de açúcar e florestas plantadas.

A pesquisadora Ana Carolina Pires Veiga (Fundecitrus) abordará o “Controle Biológico da Diaphorina citri - caso de sucesso Fundecitrus”; Rose Monnerat Solon de Pontes (Embrapa-DF), falará sobre o uso do Bacillus thuringiensis para controle de pragas e vetores, apresentando o portfólio de controle biológico da Empresa; Adeney de Freitas Bueno (Embrapa-PR) fará palestra sobre o controle de percevejos da soja; Cirano José Ulhoa (Universidade Federal de Goiás) trará aos participantes informações sobre a utilização de fungos; e Antônio Euzébio Goulart Santana (Universidade Federal de Alagoas) com o tema “Utilização de feromônios no controle de Diatrea saccharalis”.

Todos esses temas serão discutidos nos dias 13 e 14 na Famasul. Já no dia 15, na Embrapa Gado de Corte, o evento encerra-se com a elaboração do Plano Estadual de Controle Biológico.

O evento tem o apoio de da Secretaria de Estado de Produção e Agricultura Familiar (Sepaf/MS), Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Associação dos Produtores de Bioenergia de Mato Grosso do Sul (Biosul), Associação Sul-Mato-Grossense dos Produtores de Algodão (Ampasul) e Associação Sul-Mato-Grossense de Produtores e Consumidores de Florestas Plantadas (Reflore).

Inscrições

As vagas são limitadas e as inscrições gratuitas. Os interessados, primeiramente, devem cadastrar-se no sistema de eventos da Embrapa (http://bit.ly/2ccTAJ4). Após o cadastro, efetuar a inscrição no portal do Workshop (http://hidra.cnpgc.embrapa.br/wcb2016/).

Serviço:

I Workshop sobre controle biológico de pragas e doenças que impactam a agropecuária do MS

Data: 13, 14 e 15 de setembro

Locais: Famasul (Rua Marcino dos Santos, 401, Bairro Chácara Cachoeira) e Embrapa Gado de Corte (Avenida Rádio Maio, 830, Zona Rural)

Horário: 8 às 18 horas